No chá, na salada ou onde for, a erva doce alivia a má digestão, os gases, minimiza a pressão arterial, melhora a imunidade…
A erva doce teve origem na Ásia, mas a utilização está difundida há muito tempo em todo o mundo. Saiba mais lendo o artigo Erva Doce Benefícios e Usos.
O tempero é tão perfumado que, não só frequenta as cozinhas do mundo, como ganhou lugar destaque na indústria cosmética.
Ela é uma das ervas cultivadas mais antigas do mundo. Os gladiadores romanos misturavam a erva-doce em sua ração diária para dar força. Os vencedores eram coroados com seus ramos de erva doce.
Pão Integral de Abóbora com Coco – Erva Doce Benefícios e Usos
Forte aliada da boa saúde, a erva-doce pode ser utilizada no controle do peso, no tratamento de tosses, bronquite, problemas digestivos, gases e previne a retenção de líquidos. Sem dúvida, os gregos, romanos e tantos outros acertaram ao afirmar os potenciais de cura da erva doce.
A erva doce é um alimento muito importante para nosso corpo. Pois possui uma grande variedade de sais minerais e vitaminas como a pró-vitamina A, vitamina C e vitamina B9 (ou ácido fólico).
Erva Doce Benefícios e Usos
Como comprar, conservar e utilizar erva doce
Erva doce fresca
Compra
- Escolha um bulbo bem branco, sem manchas, amassados, com folhas e hastes de cor verde brilhante.
Conservação
- Conserve a erva-doce em local seco, escuro e longe de calor. O calor, a umidade e luminosidade podem degradar o sabor e as propriedades de seu tempero.
- Não coloque a erva doce próximo de equipamentos que irradiem calor, ou que sejam quentes.
- Congele a erva-doce, pois vai se conservar fresca por mais tempo.
Como utilizar
- A erva doce cortada em tiras finas ou ralada, pode ser consumida crua.
- Para cozinhá-la é necessário apenas 10 a 15 minutos. Assim, ela manterá uma textura ligeiramente crocante. Quando cozida mais tempo o sabor suaviza e a consistência fica cremosa.
Erva doce seca
Compra
- Compre a erva doce em uma loja de qualidade e de confiança.
- Deve saber a origem, a qualidade, se está dentro do prazo de validade e está armazenada em boas condições.
Conservação
- Deve ser conservada em recipiente apropriado para alimentos, escuro e com tampa hermética, de preferência em latas ou frascos de metal ou cerâmica.
- Deve armazenar em local fresco, seco e escuro, sem umidade, calor, ou exposição ao sol. São locais indicados armários da cozinha, da despensa, desde que estes não sejam próximos de fontes de calor.
Como utilizar
- Pode-se utilizar tanto as sementes secas quanto as folhas frescas da planta.
- No caso dos pratos quentes, bolos, pães, chás…, opte pelas sementes e acrescente no começo da cocção para liberar o aroma.
Pé de Moleque Nordestino Tradicional – Erva Doce Benefícios e Usos
Erva Doce Benefícios e Usos
Estudos que comprovam benefícios nutricionais
Câncer
- A erva doce tem um fito nutriente anti-inflamatório chamado anetol que tem efeitos anti câncer.
- Um estudo de 2012 realizado na The University of Texas at Austin, Texas, USA, descobriu que este fitonutriente pode impedir que as células de câncer de mama cresçam.
- Outros fitonutrientes como a quercetina e limoneno presente nesta erva também têm efeitos anticancerígenos.
Sintomas na menstruação
- Estudo realizado em 2012, por pesquisadores de Babol University of Medical Sciences, Mazandaran, Iran, mostram que a erva doce pode ajudar a reduzir os sintomas da menstruação.
Retinopatia das diabetes
- Um estudo indiano conduzido por investigadores do departamento de Bioquímica sugere que as sementes de erva-doce contêm um composto (trans-anetol) que pode prevenir a retinopatia associada com perda de visão em diabéticos.
Figado
- Pesquisadores do Zhujiang Hospital of Southern Medical University, China, associados à South China Medical University, descobriram que beber chá pode ter implicações positivas para a saúde do corpo.
- Um estudo avaliou que as pessoas que consomem chá têm menores chances de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica.
Má digestão
- O chá alivia a má digestão, gases e desconfortos intestinais.
- Segundo um estudo da University of Michigan, USA, bebês que sofriam de cólica receberam doses diárias dessa infusão. Cerca de 65% apresentaram uma melhora dos sintomas.
Cuidados ao consumir a erva doce
- Quando consumida em excesso os efeitos colaterais da erva doce podem ser náuseas, vômitos e outras reações alérgicas.
- Se tem restrições ao consumo (é alérgico) a cenouras ou a aipo, ATENÇÃO a erva doce vem da mesma família botânica, assim é provável que a erva doce provoque alguma reação alérgica. Os sintomas podem ser uma coceira, urticária ou inchaço da pele. Se acontecer, procure um médico.
- Se estiver a tomar medicação, primeiro converse com o seu médico.
- Como todos os alimento deve consumir a erva doce com moderação.
Erva Doce Benefícios e Usos
Guloso & Saudável
gostei da materia
Boa tarde Tancredo,
Esperamos que continua a gostar das outras centenas de matérias já publicadas.
Abraço,
Vânia Laboreiro