Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

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É bom para o intestino, auxilia contra o ganho de peso e na prevenção do câncer!

Nativo da Ásia Menor, o repolho é uma crucífera descende de um ancestral selvagem comum a outros vegetais como a couve, a couve-flor e os brócolis. Saiba mais lendo o artigo Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes!

As crucíferas em geral são conhecidas pelos bons teores de substâncias antioxidantes. Acredita-se que o repolho chegou à Europa por volta de 600 a.C., trazido nômades e celtas.

O cultivo do repolho disseminou-se pelo Leste Europeu, por países como Alemanha, Polônia e Rússia, e tornou-se um ingrediente de grande aceitação, muito presente na culinária típica de inúmeros países.

Repolho: Conheça os Benefícios e NutrientesSalada Fria de Repolho Roxo – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

Uma das receitas mais famosas é o repolho fermentado (sauerkraut ou em francês choucroute, aportuguesado em chucrute).

Popularizou com os navegadores alemães e holandeses, que preparavam o vegetal dessa forma. O repolho era uma forma suprir a tripulação com vitamina C para não contraírem escorbuto.

Os Padres da Companhia de Jesus em 1549 iniciaram o plantio de hortaliças no Brasil como: alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, inhames… Continue lendo o artigo Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes!

Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

Repolho saiba mais

Variedades mais consumidas
  • Utiliza-se repolho em sopas, pratos principais, saladas frias, saladas quentes, acompanhamentos…
    A couve roxa e a couve lombarda são as variedades de repolho. Na
  • Existem centenas de diferentes tipos de repolhos, sendo estas duas as variedades mais populares.
Repolho verde
  • O repolho verde com cabeça densa e folhas externas verdes.
  • Possui maior quantidade de betacaroteno, provitamina A, que previne doenças como a catarata, e é rico em ácido fólico.
Repolho roxo
  • O repolho roxo é redondo ou com cabeça achatada, tem as folhas vermelhas ou roxas. Esta variedade é mais rica em nutrientes e substâncias antioxidantes.
  • Tem alto teor de antocianina (flavonoides), os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho tinto. O roxo também contém o dobro de Fósforo, e mais Selênio e vitamina C.
Como escolher
  • Escolha repolhos firmes e pesados. As folhas devem estar bem fechadas. Se estiver com muitas folhas soltas, o repolho não está em perfeito estado de conservação.
  • As folhas externas não devem apresentar manchas escuras e a cor deve ser viva, a parte central externa deve ser firme e clara, se esta mole e escura o repolho está velho.
  • Evite comprar repolhos pré cortados, pela metade ou desfiado, desde que cortado, começa a perder vitamina C.
Como conservar
  • O repolho permite uma conservação maior que muitos outros vegetais.
  • Descarte as folhas murchas e guarde, em um saco de plástico, na gaveta da geladeira, conserva-se por até 15 dias.
  • Se o repolho estiver parcialmente cortado, envolva em filme plástico e conserve na geladeira. Após cortado, perde rapidamente vários nutrientes, como a vitamina C, por isso deve ser consumido em cerca de 3 dias.

Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

  • Tem como vantagem ser um alimento barato, muito nutritivo e que pode ser utilizado de diversas formas. Em épocas de escassez de alimentos, ele foi a base de alimentação em vários países da Europa!
  • O repolho é uma excelente fonte de vitaminas A, complexo B, C, K… Possui bons teores de fibras, Cálcio, Magnésio, ácido fólico, Potássio, Fósforo, Selénio, tem baixo teor calórico, ainda é fonte de luteína, betacaroteno, quercetina e antioxidantes…
  • Os antioxidantes (ácido fólico e vitamina C) fortalecem o sistema imunológico, protegem-nos contra infeções e alguns tipos de cancêr. A vitamina C ainda ajuda na produção de colagénio.
  • A vitamina B6 contribui, para o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • A vitamina A é essencial para garantir a saúde dos nossos olhos e a renovação adequada das células.
  • O Cálcio que exerce 2 funções fisiológicas essenciais ao nosso organismo, a transmição de mensagens no interior das células e a de conferir dureza e resistência à estrutura óssea.
  • O Potássio ajuda por exemplo a regular a tensão arterial e intervém no processo de contração muscular.
  • O Magnésio desempenha várias funções no organismo, como regular o funcionamento dos nervos, dos músculos e auxilia no controle do açúcar no sangue.
  • As fibras do repolho são ótimas para digestão e possuem nutrientes que auxiliam na saúde do revestimento intestinal e do estômago. O repolho ainda auxilia os níveis de bactérias no intestino, reduzindo as ruins e aumentando as boas.
Estudos conclusivos dos benefícios em consumir repolho
Menor número de mortes prematuras
  • Segundo os cientistas do Imperial College London, London, UK, o consumo diário de frutas, verduras e legumes, evitaria até 7,8 milhões de mortes prematuras.
Auxiliam no controle do diabetes
  • Segundo estudo publicado pela revista médica interdisciplinar Science Translational Medicine, o repolho e outros cruciferos possuem um composto antioxidante que pode atuar no tratamento do diabetes tipo 2.
  • Segundo os pesquisadores da University of Gothenburg, Gothenburg, Sweden, a glucorofanina, presente nesses alimentos, após ingerida, transforma-se em sulforafano, que regula a glicose.
Auxiliam contra o ganho de peso
  • Um estudo da Chungbuk National University, South Korea, publicado pelo International Journal of Obesity, mostrou que o repolho atua contra o ganho de peso e ajudam no combate à obesidade.
Menor risco de AVC
  • Uma pesquisa da University of Western Australia, Australia, analisou se comer vegetais 3 ou mais vezes por semana tem menor risco de doença cardíaca e derrame (AVC).
Prevenção do câncer
  • Uma equipe do Francis Crick Institute, centro de pesquisa biomédica, em Londres, descobriu que substâncias químicas anticancerígenas são produzidas quando legumes e verduras desta categoria são digeridos.
  • De acordo com a ONG britânica Cancer Research UK, dedicada a combater a doença, há muitas razões para consumirmos mais esses alimentos (repolho).
  • O estudo, publicado na revista médica Immunity, mostra que substâncias químicas presentes em vegetais crucíferos (repolho) são vitais nesse processo.
  • A Medical School – University of Minnesota, USA, realizou testes onde comprovou que substâncias químicas encontradas no repolho, brócolis e couves penetram nas células vivas e travam a progressão do câncer.
  • Estudo  publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry concluiu que chucrute (repolho fermentado) é um inibidor câncer. A fermentação de repolho produz uma substância, o isotiocianato, que impede o crescimento do câncer.
Proteger dos efeitos nocivos da terapia de radiação
  • Um estudo da Georgetown University, Washington, USA, comprovou que um composto encontrado no repolho e outros crucíferos conhecido por (DIM) tem sido eficiente em proteger dos efeitos prejudiciais da terapia de radiação.
  • Efeitos anti-inflamatórios
  • Estudo científico realizado na University of Missouri, Columbia, USA, descobriu a apigenina, um flavonoide raro que faz parte de repolho e proporciona efeitos anti-inflamatórios.
Reverter altos níveis de ansiedade
  • A cor vibrante do repolho roxo é devida a substâncias conhecidas como antocianinas, que são flavonoides. Um estudo da Universidade de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil, concluiu que a administração de antocianinas é capaz de reverter altos níveis de ansiedade e deficit de memória.
Repolho dicas de preparo
  • Se notar sinais de vermes ou insetos, que eventualmente aparecem no repolho, mergulhe-o em água salgada ou água de vinagre por cerca de 15 a 20 minutos.
  • Ao cozinhar o repolho roxo, acrescente algumas gotas de vinagre ou de limão à água do cozimento para manter a cor viva das folhas.

Ideias para servir e receitas com repolho

  • O repolho pode ser consumido cru (cortado em tiras), refogado, em sopas, saladas ou sucos.
  • Aproveita melhor os nutrientes se o comer cru, cortado em tiras bem finas ou cozinhado levemente.
  • Pode ser temperado com vinagrete ou outros molhos (receitas no link) usados em saladas.
  • O repolho também pode ser refogado e acrescentado a sopas e cozidos de carnes e legumes.

Receitas já publicadas com repolho

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6 COMENTÁRIOS

  1. Vânia minha querida,
    Adorei saber mais sobre o repolho, eu prefiro o roxo apesar de consumir os dois.
    Belas sugestões, cada receita mais linda e apetitosa que a outra!

    Beijinhos, ótimo fds ♥

  2. Vania querida,

    Que delícia de post, quantas informações valiosas, e quantas receitas lindas!
    Sua postagem caiu no meu colo como um grande presente: minha cesta de orgânicos chegou, e o que veio nela? Um lindo pé de repolho branco!
    Vou ler com atenção todas as tuas receitas, e quem sabe não sai uma delas por aqui esse final de semana?
    Otimo fim de semana para vc querida!
    Bjs,

    Mari

  3. Salada de repolho é tudo de bom
    ah……ainda é capaz de prevenir alzheimer
    quem alimenta regularmente de repolho pelo menos
    2 vezes por semana
    não terá esta sindrome
    FELIZ ANO NOVO………………..
    o site esta de parabens

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