É bom para o intestino, auxilia contra o ganho de peso e na prevenção do câncer!
Nativo da Ásia Menor, o repolho é uma crucífera descende de um ancestral selvagem comum a outros vegetais como a couve, a couve-flor e os brócolis. Saiba mais lendo o artigo Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes!
As crucíferas em geral são conhecidas pelos bons teores de substâncias antioxidantes. Acredita-se que o repolho chegou à Europa por volta de 600 a.C., trazido nômades e celtas.
O cultivo do repolho disseminou-se pelo Leste Europeu, por países como Alemanha, Polônia e Rússia, e tornou-se um ingrediente de grande aceitação, muito presente na culinária típica de inúmeros países.
Salada Fria de Repolho Roxo – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Uma das receitas mais famosas é o repolho fermentado (sauerkraut ou em francês choucroute, aportuguesado em chucrute).
Popularizou com os navegadores alemães e holandeses, que preparavam o vegetal dessa forma. O repolho era uma forma suprir a tripulação com vitamina C para não contraírem escorbuto.
Os Padres da Companhia de Jesus em 1549 iniciaram o plantio de hortaliças no Brasil como: alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, inhames… Continue lendo o artigo Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes!
Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Repolho saiba mais
Variedades mais consumidas
- Utiliza-se repolho em sopas, pratos principais, saladas frias, saladas quentes, acompanhamentos…
A couve roxa e a couve lombarda são as variedades de repolho. Na - Existem centenas de diferentes tipos de repolhos, sendo estas duas as variedades mais populares.
Repolho verde
- O repolho verde com cabeça densa e folhas externas verdes.
- Possui maior quantidade de betacaroteno, provitamina A, que previne doenças como a catarata, e é rico em ácido fólico.
Repolho roxo
- O repolho roxo é redondo ou com cabeça achatada, tem as folhas vermelhas ou roxas. Esta variedade é mais rica em nutrientes e substâncias antioxidantes.
- Tem alto teor de antocianina (flavonoides), os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho tinto. O roxo também contém o dobro de Fósforo, e mais Selênio e vitamina C.
Como escolher
- Escolha repolhos firmes e pesados. As folhas devem estar bem fechadas. Se estiver com muitas folhas soltas, o repolho não está em perfeito estado de conservação.
- As folhas externas não devem apresentar manchas escuras e a cor deve ser viva, a parte central externa deve ser firme e clara, se esta mole e escura o repolho está velho.
- Evite comprar repolhos pré cortados, pela metade ou desfiado, desde que cortado, começa a perder vitamina C.
Como conservar
- O repolho permite uma conservação maior que muitos outros vegetais.
- Descarte as folhas murchas e guarde, em um saco de plástico, na gaveta da geladeira, conserva-se por até 15 dias.
- Se o repolho estiver parcialmente cortado, envolva em filme plástico e conserve na geladeira. Após cortado, perde rapidamente vários nutrientes, como a vitamina C, por isso deve ser consumido em cerca de 3 dias.
Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
- Tem como vantagem ser um alimento barato, muito nutritivo e que pode ser utilizado de diversas formas. Em épocas de escassez de alimentos, ele foi a base de alimentação em vários países da Europa!
- O repolho é uma excelente fonte de vitaminas A, complexo B, C, K… Possui bons teores de fibras, Cálcio, Magnésio, ácido fólico, Potássio, Fósforo, Selénio, tem baixo teor calórico, ainda é fonte de luteína, betacaroteno, quercetina e antioxidantes…
- Os antioxidantes (ácido fólico e vitamina C) fortalecem o sistema imunológico, protegem-nos contra infeções e alguns tipos de cancêr. A vitamina C ainda ajuda na produção de colagénio.
- A vitamina B6 contribui, para o bom funcionamento do sistema imunológico.
- A vitamina A é essencial para garantir a saúde dos nossos olhos e a renovação adequada das células.
- O Cálcio que exerce 2 funções fisiológicas essenciais ao nosso organismo, a transmição de mensagens no interior das células e a de conferir dureza e resistência à estrutura óssea.
- O Potássio ajuda por exemplo a regular a tensão arterial e intervém no processo de contração muscular.
- O Magnésio desempenha várias funções no organismo, como regular o funcionamento dos nervos, dos músculos e auxilia no controle do açúcar no sangue.
- As fibras do repolho são ótimas para digestão e possuem nutrientes que auxiliam na saúde do revestimento intestinal e do estômago. O repolho ainda auxilia os níveis de bactérias no intestino, reduzindo as ruins e aumentando as boas.
Estudos conclusivos dos benefícios em consumir repolho
Menor número de mortes prematuras
- Segundo os cientistas do Imperial College London, London, UK, o consumo diário de frutas, verduras e legumes, evitaria até 7,8 milhões de mortes prematuras.
Auxiliam no controle do diabetes
- Segundo estudo publicado pela revista médica interdisciplinar Science Translational Medicine, o repolho e outros cruciferos possuem um composto antioxidante que pode atuar no tratamento do diabetes tipo 2.
- Segundo os pesquisadores da University of Gothenburg, Gothenburg, Sweden, a glucorofanina, presente nesses alimentos, após ingerida, transforma-se em sulforafano, que regula a glicose.
Auxiliam contra o ganho de peso
- Um estudo da Chungbuk National University, South Korea, publicado pelo International Journal of Obesity, mostrou que o repolho atua contra o ganho de peso e ajudam no combate à obesidade.
Menor risco de AVC
- Uma pesquisa da University of Western Australia, Australia, analisou se comer vegetais 3 ou mais vezes por semana tem menor risco de doença cardíaca e derrame (AVC).
Prevenção do câncer
- Uma equipe do Francis Crick Institute, centro de pesquisa biomédica, em Londres, descobriu que substâncias químicas anticancerígenas são produzidas quando legumes e verduras desta categoria são digeridos.
- De acordo com a ONG britânica Cancer Research UK, dedicada a combater a doença, há muitas razões para consumirmos mais esses alimentos (repolho).
- O estudo, publicado na revista médica Immunity, mostra que substâncias químicas presentes em vegetais crucíferos (repolho) são vitais nesse processo.
- A Medical School – University of Minnesota, USA, realizou testes onde comprovou que substâncias químicas encontradas no repolho, brócolis e couves penetram nas células vivas e travam a progressão do câncer.
- Estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry concluiu que chucrute (repolho fermentado) é um inibidor câncer. A fermentação de repolho produz uma substância, o isotiocianato, que impede o crescimento do câncer.
Proteger dos efeitos nocivos da terapia de radiação
- Um estudo da Georgetown University, Washington, USA, comprovou que um composto encontrado no repolho e outros crucíferos conhecido por (DIM) tem sido eficiente em proteger dos efeitos prejudiciais da terapia de radiação.
- Efeitos anti-inflamatórios
- Estudo científico realizado na University of Missouri, Columbia, USA, descobriu a apigenina, um flavonoide raro que faz parte de repolho e proporciona efeitos anti-inflamatórios.
Reverter altos níveis de ansiedade
- A cor vibrante do repolho roxo é devida a substâncias conhecidas como antocianinas, que são flavonoides. Um estudo da Universidade de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil, concluiu que a administração de antocianinas é capaz de reverter altos níveis de ansiedade e deficit de memória.
Repolho dicas de preparo
- Se notar sinais de vermes ou insetos, que eventualmente aparecem no repolho, mergulhe-o em água salgada ou água de vinagre por cerca de 15 a 20 minutos.
- Ao cozinhar o repolho roxo, acrescente algumas gotas de vinagre ou de limão à água do cozimento para manter a cor viva das folhas.
Ideias para servir e receitas com repolho
- O repolho pode ser consumido cru (cortado em tiras), refogado, em sopas, saladas ou sucos.
- Aproveita melhor os nutrientes se o comer cru, cortado em tiras bem finas ou cozinhado levemente.
- Pode ser temperado com vinagrete ou outros molhos (receitas no link) usados em saladas.
- O repolho também pode ser refogado e acrescentado a sopas e cozidos de carnes e legumes.
Receitas já publicadas com repolho
Salada de Repolho Roxo, Damasco e Abacaxi
Salada de Repolho Roxo, Damasco e Abacaxi – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Repolho Crocante ao Creme
Repolho Crocante ao Creme – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Salada de Repolho Tropical
Salada de Repolho Agridoce
Salada no Abacaxi com Repolho Roxo
Salada no Abacaxi com Repolho Roxo – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Salada de Agrião com Repolho
Salada de Agrião com Repolho – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Repolho ao Leite de Coco
Salada de Repolho Refogado
Salada de Repolho Refogado – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Salada de Repolho e Cenoura
Salada de Repolho e Cenoura – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Ĝuloso & Saudável
Vânia minha querida,
Adorei saber mais sobre o repolho, eu prefiro o roxo apesar de consumir os dois.
Belas sugestões, cada receita mais linda e apetitosa que a outra!
Beijinhos, ótimo fds ♥
Querida Andréa,
Nutricionalmente os dois repolhos são benéficos, embora o roxo seja mais nutritivo e na fotografia fica lindo, rsrs.
Bom feriadão, beijos,
Vânia
Vania querida,
Que delícia de post, quantas informações valiosas, e quantas receitas lindas!
Sua postagem caiu no meu colo como um grande presente: minha cesta de orgânicos chegou, e o que veio nela? Um lindo pé de repolho branco!
Vou ler com atenção todas as tuas receitas, e quem sabe não sai uma delas por aqui esse final de semana?
Otimo fim de semana para vc querida!
Bjs,
Mari
Bom dia Mari,
Que legal que aumentou seu conhecimento com o post, melhor ainda que gostou das receitas.
Beijos e bom feriadão,
Vânia
Bom, eu como e gosto muito de repolho, mas não sabia que ele era tão poderoso assim, gostei muito…
Salada de repolho é tudo de bom
ah……ainda é capaz de prevenir alzheimer
quem alimenta regularmente de repolho pelo menos
2 vezes por semana
não terá esta sindrome
FELIZ ANO NOVO………………..
o site esta de parabens