Não sabe qual vinagre escolher para a salada?
Mas não fique na mesmice! Mude a cor, o sabor de suas receitas, aproveite os benefícios do vinagre e dê no dia a dia um toque especial às suas refeições. Isso fará com que não enjoe e continue consumindo com prazer verduras e legumes na sua dieta. Lendo o artigo saberá Qual Vinagre Escolher para Realçar o Sabor!
Na Idade Média os vinagreiros, artesãos da época, embora dominassem a arte de fabricar o vinagre, ignoravam o motivo da transformação do álcool em ácido acético, vinagre. O cientista francês Louis Pasteur, em 1864, comprovou que a transformação ocorre pela ação de bactérias.
Saiba Qual Vinagre Escolher para Realçar o Sabor!
Embora o nome se origine do vinho, o vinagre pode ser feito a partir de vários alimentos que, fermentados, transformam-se em álcool, como maçã, arroz, champanhe, cereais maltados, entre outros e a partir do álcool destilado.
O vinagre é um item indispensável em todas as cozinhas. É utilizado para temperar saladas, realçar o sabor de carnes, peixes, legumes, doces…
Benefícios do vinagre para a saúde
- Estudo japonês publicado na Nutrition Reviews comprova o efeito benéfico do vinagre sobre o metabolismo da glicose, o perfil lipídico e a diminuição do peso corporal, foi conduzido pela Central Research Institute of the Mizkan Group Corporation, Japan.
- Em uma pesquisa feita pela University of Arizona, Tucson, Arizona, USA, foram acompanhados 30 voluntários por 30 dias, 15 tomavam uma colher sopa de vinagre antes do almoço e outra antes do jantar (sem fazerem alterações na alimentação). Quem tomou emagreceu, em média, 2 quilos.
- O Journal of Food and Chemistry, USA, publicou um estudo que comprova que tomar duas colheres de sopa de vinagre diluído em água antes das principais refeições ajuda a reduzir índices de gordura corporal, os níveis de triglicérides no sangue e até a circunferência abdominal.
- Um estudo citado no Journal American Diabetes Foundation publication Diabetes Care, afirma que o consumo de vinagre antes das refeições aumenta a sensibilidade à insulina, reduz de forma dramática a insulina e os picos de glicose que ocorrem após as refeições.
Cuidados com o excesso de consumo
- Por causa de sua acidez, o vinagre em excesso pode corroer o esmalte dos dentes. Esse efeito, porém, só ocorre com o consumo contínuo.
- Por ser uma fonte natural de sulfitos alimentares, o vinagre pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis, como dores abdominais ou de cabeça.
Como comprar o vinagre
- Ao comprar, verifique a procedência, data de embalagem e se o vinagre está estocado ao abrigo da luz e calor.
- O vinagre deve ser guardado em local escuro, fresco e seco. O calor pode fazer com que microrganismos se desenvolvam, alterando o produto.
- No Brasil, por causa do calor, um bom local para conservar o vinagre é na geladeira, na parte de baixo da porta.
Variedades mais utilizadas e qual vinagre escolher?
Cada tipo de vinagre é indicado para associações culinários diferentes e na hora de escolher o vinagre observe se a intensidade de cada ingrediente está em harmonia.
Confira sugestões para saber qual vinagre escolher.
Vinagre de álcool
- É produzido da fermentação acética de soluções aquosas de álcool, originárias do álcool etílico potável, é muito forte e pobre em nutrientes.
- É utilizado para conservas, temperos e também como produto de limpeza.
Vinagres Aromatizados
- Podem ser aromatizados com ervas, especiarias, frutas ou alho.
- São indicados para molhos de saladas e os com frutas são utilizados no preparo de doces.
Vinagre de arroz
- É produzido unicamente da fermentação de arroz, é muito suave, é usado na preparação de arroz do sushi e em outras receitas orientais.
Vinagre balsâmico
- É o único que não é feito a partir de um produto alcoólico, é produzido a partir de uvas de colheita tardia.
É aromático, denso, levemente adocicado, é indicado no preparo de saladas, marinadas, legumes e também para a base de molhos ou para dar um sabor mais sofisticado a bifes, peixes grelhados e frutas secas..
Vinagre de champanhe
- É um ingrediente suave e refinado lembrando o champanhe. Possui leve sabor adocicado e é utilizado para saladas frias e vegetais.
Vinagre de maçã
- Tem sabor mais suave e menor acidez que o de vinho, é obtido a partir do suco de maçã que sofre uma fermentação alcoólica, é um fermentado acético de maçã.
- Possui propriedades antissépticas, antibióticas e antioxidantes.
- É indicado para preparo de pratos frios como saladas, conservas, pratos agridoces.
Vinagre de mel
- É obtido pela fermentação do mel de abelha.
- Utilizado para elaboração de doces, xaropes e como auxiliar em dietas nutricionais.
Vinagre de vinho
- Origina-se unicamente da base de vinho branco ou tinto, é o mais puro dos citados possuí os nutrientes do vinho, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É ideal no preparo de peixes, carnes, saladas e pode substituir o limão.
- Depois do vinagre de álcool, este é o mais consumido no Brasil.
Vinagre de xerez
- É típico da Espanha, possui sabor delicado e exclusivo. É indicado no preparo de saladas, para aromatizar pescados, carnes brancas e também no preparo de alguns tipos de drinques.
Saiba Qual Vinagre Escolher para Realçar o Sabor!
Adorei essa informação sobre o vinagre, mas gostaria de sabe r qual dos vinagres é mais indicado para baixar a glicose. Voce sabe me informar?
Obrigada
Martha
Olá Martha,
A maioria dos estudos indica como sendo o vinagre de maçã.
Abraço,
Vânia