Coentro, Efeitos Benéficos na Saúde

6

Você conhece razões para aumentar o uso de coentro na cozinha?

O coentro (Coriandrum sativum L.) é um tempero muito polêmico, divide multidões, uns amam o coentro, outros odeiam. Leia o artigo e conheça Coentro, Efeitos Benéficos na Saúde!

Foi realizado um estudo em que ficou comprovado que a repulsa ao coentro nada tem a ver com o paladar, mas sim com o olfato, um estudo realizado no Canadá constatou uma relação entre o receptor olfativo e o receptor do gosto amargo.

Os coentros são bastante versáteis, podem-se utilizar as folhas frescas como ervas aromáticas e as sementes como especiaria depois de moídas. Eu AMO coentro, se puder escolher, prefiro com coentro o feijão, os peixes, frutos do mar, molhos, vinagrete… E você, ama ou odeia?

Coentro, Efeitos Benéficos na SaúdeCoentro, Efeitos Benéficos na Saúde


No Brasil o coentro é mais usado no Norte e Nordeste, ele realça o sabor do feijão, sopas, peixes, frutos do mar…

Variedades de coentros mais plantadas no Brasil
  • Coentro verdão, palmeirão, americano gigante e português.
Como normalmente se encontram à venda
  • As sementes devem ser adicionadas no inicio do preparo das receitas. Existem duas variedades, sementes redondas mais escuras e comuns, são as comercializadas no Brasil, já as sementes alongadas com cor mais clara são provenientes da Índia, são mais adocicadas e tem um aroma bem cítrico.
  • As folhas frescas devem ser adicionadas e cortadas somente no final do preparo, elas possuem sabor refrescante e levemente amargo.
Quais os cuidados ao comprar?
  • Prefira as folhas mais frescas de cor verde vivo, sem manchas e com os talos crocantes. Evite os maços com folhas amareladas e com os talos moles.
Como devem ser conservados?
  • As folhas frescas devem ser conservadas com caule e a raiz, depois de bem lavados devem ser guardados em recipientes fechados ou plásticos próprios para alimentos, conservando-se na geladeira por alguns dias.
  • O coentro seco, desidratado ou sementes, guarde em recipiente fechado, em local protegido da luz e umidade.
Como consumir o coentro?
  • Pique as folhas frescas somente alguns instantes antes de usá-las, pois caso contrário podem perder o aroma. O sabor pode ser perdido quando o alimento for cozido por muito tempo, por isso o ideal é adicioná-lo às receitas sempre no final do preparo.
  • As sementes, inteiras, podem ser usadas no preparo de peixes, pães, bolos e massas. As sementes trituradas são ideais para complementar molhos ou acompanhar carnes vermelhas. Podem ser usadas ainda misturadas com outras especiarias, ou para aromatizar conservas, linguiças e vinagres.
Conheça: Coentro, Efeitos Benéficos na Saúde
  • Em parceria com cientistas norte-americanos, os estudantes da Universidad Politécnica de Francisco I. Madero, UPFIM no México, descobriram que o coentro tem potencial para eliminar impurezas e retirar metais pesados da água de forma orgânica. O coentro vem mostrando eficiência em purificar os sistemas de irrigação no Vale do Tula, situado nas proximidades da Cidade do México.
  • A Universidade Federal da Paraíba, em especial ao Centro de Ciências ds Saúde, João Pessoa, Paraíba, realizou um estudo que comprovou que o óleo essencial de Coriandrum sativum pode suprimir o crescimento de espécies de E. coli ESBL.
  • Em pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, Paraiba, Brasil,  concluíram que óleos essenciais do coentro apresentaram efetiva atividade antibacteriana contra cepas de Acinetobacter spp. multidrogas-resistentes de ampla importância clínica e epidemiológica, principalmente, devido as infecções hospitalares causadas pela mesma.
  • Investigadores da Universidade da Beira Interior, Portugal descobriram propriedades antibacterianas no óleo de coentros contra várias bactérias nocivas ao homem. Em estudo publicado no Journal of Medical Microbiology concluíram que o óleo de coentros reduziu o crescimento ou aniquilou a maioria das 12 estirpes de bactérias testadas!
  • Os componentes ativos dos coentros permitem a desintoxicação de metais pesados como o Chumbo, Mercúrio ou Alumínio. A excreção urinária destes metais aumenta com o consumo de maior quantidade de coentros.
  • O coentro possui 521 mg de Potássio em cada porção de 100 gramas! O Potássio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para o bom funcionamento do coração, rins e outros órgãos.
  • Coentro atua como um agente antisséptico e antifúngicida natural para a pele e outras doenças. Esta erva também tem propriedades antibacterianas maravilhosas.
Coentro contraindicações
  • Alérgicos ao coentro não devem fazer uso de nenhuma das variedades.
  • Se utilizado em porções excessivas pode provocar perturbações e lesões renais.
  • A essência de coentros em doses elevadas pode provocar convulsões.
  • Os coentros ingeridos em doses elevadas têm efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso provocando sintomas semelhaste à embriagues.

Coentro, Efeitos Benéficos na Saúde

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.