Como não perder alimentos quando falta energia elétrica?
Os alimentos perecíveis como a carne, o frango, o peixe, os frutos do mar, leite…, que não estiveram refrigerados ou congelados de forma adequada, podem causar doenças com graves consequências se forem consumidos, mesmo que bem cozida e causar o inevitável prejuízo econômico. Aprenda Como Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia Elétrica lendo o artigo!
É importante recordar que o tempo máximo de conservação dos alimentos dentro de uma geladeira fechada sem energia elétrica é de (4 horas segundo órgão do governo e 20 horas segundo o fabricante de eletrodomésticos) e no freezer de 24 horas se meio cheio e 48 horas se estiver cheio.
Como Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia Elétrica
Também devemos conhecer a relação entre a temperatura e a multiplicação de microrganismos patogênicos
- A temperaturas inferiores a 5°C tornam-se inativos.
- A temperatura de risco é entre 5 e 60°C são ativos, multiplicam-se.
- Acima de 60°C morrem.
Saiba como Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia Elétrica
Qual a capacidade das geladeiras manterem o congelamento?
- Freezer e congelador têm capacidades de refrigeração muito diferentes, a diferença é relevante na hora de conservar alimentos de forma saudável e sem desperdícios.
- O congelador atinge uma temperatura média de -6º C, o que impede a conservação ideal de alguns alimentos por muito tempo.
- O freezer mais eficiente é capaz de atingir temperaturas de -20°C. O freezer é sempre mais frio que o congelador, conservando melhor a qualidade dos alimentos.
- Os freezers vendidos no Brasil possuem a classificação de (*), (**) ou (***) de acordo com a temperatura que é mantida no interior do aparelho. Os que possuem uma estrela mantém os alimentos a uma temperatura mínima de -6ºC, o de duas a -12ºC e o de três atinge -18ºC.
- Já a geladeira deve ser regulada para manter a temperatura entre 2 e 6 °C.
Como proteger os alimentos na falta de energia elétrica?
- Mantenha as portas da geladeira e freezer fechadas para que a temperatura interna se conserve fria o maior tempo possível.
- Se a energia elétrica faltar por um período de tempo prolongado, adquira gelo para conservar a temperatura da geladeira o mais baixa possível.
- Neste período, caso se decida pelo consumo de carne, frango, peixe… refrigerados ou congelados que ainda se conservam a uma temperatura segura, é imprescindível que cada alimento seja muito bem cozido, para que se destrua qualquer tipo microrganismo patogênico.
O que fazer quando a energia elétrica se restaura?
- Verifique cada pacote de alimento congelado para avaliar se ainda estão em boas condições. Não se deve confiar unicamente na aparência e no cheiro.
- Se os alimentos se apresentarem parcialmente congelados, devem ser imediatamente cozidos.
- Uma vez o alimento descongelado, não deve ser congelado novamente, deve ser feita alguma receita exemplo: a carne pode assá-la na panela de pressão e depois congelar, ou carne moída faça molho à bolonhesa, pode congelá-lo, frango cozido depois desfiado e congelado.
- Vale lembrar que se algum alimento esteve por mais de 2 horas, exposto a temperatura acima de 5°C deve ser descartado.
Alimentos prontos
- Os alimentos prontos como arroz, feijão, carnes, frango, etc., devem ser conservados aquecidos. Coloque as panelas em um tabuleiro, no banho-Maria e deixe atingir a fervura por pelo menos 1 minuto. Desligue o fogo e torne a aquecê-los novamente antes que a água do tabuleiro esfrie por completo.
Dicas para diminuir as perdas
- Entre as carnes frescas, os peixes e frutos do mar são os que se deterioram primeiro.
- O leite em caixinha também necessita de geladeira, o leite em pó é uma boa opção.
- Em caso de falta de energia elétrica o isopor com gelo é uma preciosa ajuda pois reproduz aproximadamente a temperatura da geladeira (cerca de 8°C). Mas não conserve lá leite, queijo ou iogurte mais que 2 horas, pois é o prazo para iniciar a se deteriorar.
- Se não tiver isopor em casa, abra o mínimo possível a geladeira e o freezer principalmente depois da falta de energia.
Como Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia Elétrica
o post me lembrou de um episódio de falta de luz
na época, eu ainda morava em BH
teve uma promoção de haagen dasz no supermercado e eu comprei uns três ou quatro de uma vez
e… nesta noite… acabou a luz
tivemos que tomar tudo de uma vez
preferimos não correr o risco de o sorvete derreter (heheheh)
beijos e boa semana
Olá Vânia,
Mais uma publicação super interessante e devo dizer-lhe que me tenho confrontado muitas vezes com este problema da falha de energia eléctrica.
Fico sempre tão preocupada com os alimentos, felizmente tem corrido bem mas há que precaver e estas dicas são de enorme ajuda !
Obrigada e beijinho
Gostei muito das dicas Vânia. Muito úteis.
Beijinhos minha linda. :*