A Alimentação Saudável Minimiza o Envelhecimento

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Uma rotina de dieta e exercícios ajuda a evitar os males do envelhecimento!

Exercícios físicos e uma alimentação saudável minimiza o envelhecimento e pode prolongar a vida. Continue lendo para saber como A Alimentação Saudável Minimiza o Envelhecimento!

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, Brasil, aponta que os índices de ansiedade e depressão são reduzidos em idosos com alimentação saudável e que praticam atividades físicas.

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que mais de 6 milhões de mortes teriam sido evitadas se a população tivesse uma alimentação saudável.

Sim! Esse seria o grande segredo para se chegar a uma vida longa e saudável. Claro, isso sendo a aliado a uma vida ativa praticando atividades físicas.

A Alimentação Saudável Minimiza o Envelhecimento

A Alimentação Saudável Minimiza o Envelhecimento

  • Se todos praticassem uma vida saudável, todos teriam uma qualidade de vida muito melhor. Mas isso não é nenhuma novidade.
  • Há muito tempo que estamos cientes disso, mas infelizmente poucos põem em prática essa melhoria na qualidade de vida.
Envelhecimento precoce
  • No entanto, devido a essa falta da prática ainda vemos muito casos de envelhecimento precoce.
  • E o que seria o envelhecimento precoce?
  • É um processo degenerativo que aparece antes da idade biológica ser atingida. Ocorre principalmente em pessoas com alimentação desequilibrada, inatividade física, estresse crônico, poucas horas de sono, excesso de bebida alcoólica
  • Não são invulgares os casos como esses devido ao estilo de vida que temos atualmente. Essas situações provocam no indivíduo o envelhecimento precoce e que reflete, por exemplo, na aparência da pele.
Alimentação errônea
  • A alimentação errônea pecando por excesso ou por falta, pode prejudicar o rejuvenescimento e a saúde do organismo.
  • Estudos conclusivos mostraram que a restrição calórica pode aumentar em até 30% a idade média, sendo transferido para o ser humano.
  • O excesso da ingestão alimentar faz com que apareçam excessos de gordura corporal e ocasionem danos metabólicos, interferindo diretamente na vida média das pessoas.
O equilíbrio das refeições
  • O equilíbrio das refeições, tanto na ingestão de calorias quanto na qualidade do que é ingerido em cada refeição, é extremamente importante para manter o organismo saudável.
  • Uma boa opção para evitar o envelhecimento precoce é consumir frutas e verduras que contém pigmentos antioxidantes, pois neutralizam a ação dos radicais livres na corrente sanguínea.
  • As diferentes cores desses pigmentos, verde, amarelo, laranja, vermelho, entre outros, contém diferentes substâncias anti oxidativas que previnem o envelhecimento celular.
  • Os alimentos têm a função de fornecer energia ao organismo e se forem ingeridos de forma balanceada, previnem o envelhecimento precoce.
  • Esse equilíbrio se faz necessário visto que o ser humano, desde a época das cavernas, biologicamente se moldou, vem ao longo dos tempos, adaptando-se à ingestão de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.
Alimentos funcionais
  • Todos os alimentos quando ingeridos de forma equilibrada, favorecem a longevidade. Mas os alimentos funcionais têm capacidade maior de proteção ao organismo humano por apresentarem na sua composição compostos bioativos.
  • São alimentos funcionais: frutas cítricas, acerola, alho, repolho, gengibre, soja, cebola, tomate, berinjela, brócolis, couve-flor, orégano, pepino, salsa, açafrão, nozes, crucíferas, pecãs, avelãs, vinho tinto

A Alimentação Saudável Minimiza o Envelhecimento

Guloso & Saudável

5 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia,
    Um post fabuloso e, como é hábito, recheado de informação preciosa e de interesse público.
    Muito obrigada pela partilha!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

  2. Bom dia querida Vânia! Tudo bem?
    Só pelo título já deu vontade de ler a postagem, super
    bem esclarecida, ótimas informações, valeu!

    Bjs, feliz semana junto a sua família!

  3. Oi Vânia,
    as suas postagens são sempre ricas em informações para a nossa saúde, esta é mais uma super postagem, adorei!
    Ótima semana, bjs!

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