Já tivemos nossa dica de sobremesa (confira AQUI), dica de acompanhamento (confira AQUI), dica de prato principal (confira AQUI) e hoje temos nossa dica de aperitivo para você preparar no Dia das Mães! Aprenda a preparar Bolinhos de Bacalhau com Couve-flor são super saborosos, leves e hiper saudáveis! Com certeza sua mãe irá amar!
Para quem estava sem ideia do que fazer como aperitivo para a mãezona enquanto o almoço ou jantar não sai, aqui está uma sugestão super leve e fácil de preparar! Adoro essa receita, pois os bolinhos ficam super macios e o melhor é que são feitos no forno! Nada de frituras! Por isso eles ficam bem sequinhos! Afinal, tem que pensar na saúde da família, não é mesmo? Além de que eles são super nutritivos, afinal são preparados com couve-flor! Ficou uma combinação maravilhosa!
Já publicamos outras receitas semelhantes como: Bolinhos de Bacalhau no Forno, Bolinhos de Bacalhau com Macaxeira e Pastel de Bacalhau.
Gosto bastante desta receita de Bolinhos de Bacalhau com Couve-flor, todos que a conhecem se encantam e, certamente, vocês irão também adorar!
Bolinhos de Bacalhau com Couve-flor
Categorias: | Peixes e frutos do mar |
Autores: | Guloso e Saudável |
Rendimento: | 17 porções |
Tempo de preparo: | 15 minutos |
Tempo total de preparo: | 30 minutos |
Grau de dificuldade: | Fácil |
Comida: | Bras+tuga |
Porção: | 60 gramas (2 bolinhos) |
Ingredientes
- 500 gramas: Couve-flor congelada;
- 300 gramas: Bacalhau dessalgado cozido;
- 1 unidade: Cebola ralada;
- 1 colher de sopa: Azeite de oliva;
- 2 unidades: Alho dente;
- 1 colher de sopa: Salsa inteira;
- 1/2 colher de chá: Pimenta-do-reino;
- 2 unidades: Ovos;
- 100 gramas: Farinha de trigo integral orgânica.
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 240°C.
- Higienize a cebola, a couve flor, os alhos, a salsa. Descasque e rale a cebola, pique a salsa e esprema os alhos.
- Cozinhe a couve flor no vapor e depois passe-a no processador ou ralador. Reserve.
- Desfie o bacalhau. Reserve.
- Doure a cebola o alho no azeite, junte o bacalhau, a pimenta e continue a mexer por 5 minutos, deixe amornar. Bata ou processe os ovos e a couve flor, acrescente o bacalhau e a salsa, transfira para uma tigela. Junte a farinha de trigo e misture bem.
- Feito isso, unte as mãos modele os bolinhos, ou com 2 colheres de sobremesa (renderam 35 bolinho de cerca de 30 gramas cada).
- Por fim, disponha numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo integral. Pincele os bolinhos com gema de ovo.
- Leve-os para assar por 20 minutos ou até ficarem dourados. Desligue e deixe-os dentro.
- Sirva Bolinhos de Bacalhau com Couve-flor como aperitivo, ou como refeição leve, junto com salada.
Valores nutricionais por porção
Açúcar: | 1 g | Beta-caroteno: | 14,4 μg |
Cálcio: | 18,6 mg | Calorias: | 67,2 kcal |
Carboidratos: | 6,4 g | Colesterol: | 34,6 mg |
Ferro: | 0,7 mg | Fibras totais: | 1,5 g |
Fósforo: | 92,2 mg | Gorduras: | 1,8 g |
Gorduras monoinsaturadas: | 0,9 g | Gorduras poliinsaturadas: | 0,3 g |
Gorduras saturadas: | 0,4 g | Magnésio: | 20,6 mg |
Niacina: | 1 mg | Potássio: | 195,6 mg |
Proteína: | 6,4 g | Selênio: | 13,5 μg |
Sódio: | 56,1 mg | Vitamina A: | 65,6 IU |
Vitamina C: | 15,4 mg | Vitamina K: | 8,7 μg |
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.
Gosto muito de bolinhos de bacalhau e achei a tua receita muito interessante
Ficaram bem lindos
Bom fim de semana
bjs
Amei! Vou anotar… Até agora só conhecia com batatas e fritos. Muito bom Vânia!
Bjs
Absolutamente magnífica esta sugestão Vânia. Adoro a couve flor a substituir a batata e o aspecto destes bolinhos é divino!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.
Vânia minha querida,
sugestão mais que perfeita, adoro suas dicas e receitas!
Desejo que o seu Dia das Mães seja recheado de bençãos junto a sua família!
Bjs, bom fds!
Olá Vânia!
Gosto muito de bolinhos de bacalhau 🙂
E adorei esta tua versão menos calórica com a couve flor, fica perfeito, e nem sei como nunca me lembrei disto, é realmente muito bom! E feito no forno.
Um beijinho.
Oi Vânia! Que sugestão gostosa para dar um ‘toque’ ao bolinho de bacalhau! Já comi bolinho de arroz com couve flor e fica mais saboroso. Vou experimentar esta sua receita. Beijos!