Você acredita que alguns alimentos evitam dores?
A forma e a quantidade que você come é crucial para ter uma alimentação saudável, que se traduz em bem estar, longevidade e, acredite, em alivio das dores. Saiba mais lendo o artigo A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores!
Sim, existe comprovação científica de que alguns alimentos podem ajudar a aliviar inflamações, que causam desconforto no corpo e mal estar.
Alguns alimentos possuem propriedades que auxiliam no alivio de inflamações, dores de cabeça, de garganta, dores musculares e outras. As nozes, castanhas (frutos secos), o fruto do guaraná, alho, azeite…, apresentam substâncias que combatem a ação dos radicais livres no organismo.
A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores
Cãibras e dores musculares podem ser evitadas se consumirmos banana, vegetais de folha escura, como a couve…, relacionados às contrações musculares. A alimentação saudável ajuda no alívio das dores, mas os alimentos devem ser consumidos em caráter preventivo e não no tratamento da dor aguda.
Conheça mais sobre A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores
Abacate
A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores
- O abacate reduz a produção de substâncias inflamatórias no organismo. É o que constatou pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, EUA.
- O abacate possui uma substância o beta-sitosterol age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções.
Alho
- É rico em antioxidantes, anti-inflamatório e atua como antibiótico, estimula a circulação sanguínea, alivia dores e auxilia a combater dores de artrite.
- O alho tem propriedades que podem manter as articulações longe de dores.
Azeite
- Segundo cientistas do Monell Chemical Senses Center da Filadélfia, USA, o azeite extravirgem é uma gordura saudável monoinsaturada que é o nosso organismo usa para produzir agentes naturais anti-inflamatórios.
- Os agentes são semelhantes ao ibuprofeno na composição.
- O azeite é rico em polifenóis, que são conhecidos por ter ação anti-inflamatória, antioxidante e anticoagulante.
Café
- O café auxilia no alivio de dores de cabeça leves, chamadas cefaleias tensionais, e até mesmo enxaqueca, se ingerido no inicio da crise. Isso ocorre porque a cafeína tem ação analgésica, ela alivia a dor.
- Porém, esse conselho só vale para dores de cabeça pouco frequentes, até cerca de duas vezes por mês.
Cebola
- Possui alto poder desinfetante anti-inflamatório e bactericida, esse alimento contém altos níveis de fitoquímicos, que podem reduzir inflamações no corpo.
- Um estudo apontou a quercetina, um composto encontrado na cebola, é o responsável por esse efeito.
Couve
A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores
- A couve é anti-inflamatória e cicatrizante. É super importante pois auxilia a fixar o Cálcio nos ossos, devido aos fitoquímicos naturais que possuem ação desintoxicante.
- Vegetais de folha verde escura, como a couve e a escarola possuem alto teor de Magnésio, que auxilia no controle da contração muscular.
Cúrcuma
- Ela possui curcuminoides, que são bioflavonoides. Segundo a EMBRAFARMA tem propriedades adstringentes, analgésicas, antibacterianas, anticoagulantes, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antissépticas, tônico circulatório, tônico digestivo, hepato tônico...
- Especiaria indiana também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma é utilizada como tempero em diversos pratos e é o principal ingrediente do curry “caril”.
Frutas secas
- Nozes, castanhas, amêndoas, pecãs, avelãs e outras frutas secas ajudam a diminuir dores musculares.
- As oleaginosas tem alto teor de Magnésio, aliviam as dores da contração muscular, tem ação anti-inflamatória e atuam na regulação da pressão arterial.
Gengibre
- O gengibre é um excelente anti-inflamatório natural, pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças que ajudam a reduzir a dor articular, é também anticoagulante e antioxidante.
Guaraná
- O guaraná tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, possui a cafeína, que reduz a sensibilidade à dor, a fruta do guaraná também possui compostos fenólicos, que tem ação antioxidante.
- A semente e o pó de guaraná têm a mesma ação, mas o refrigerante produzido a base dessa fruta não apresenta tais benefícios.
Melancia
- A antocianina existente nas frutas vermelhas como melancia, cereja, morango, romã, goiaba, o licopeno do tomate…
- A melancia possui substâncias fitoquímicas com propriedade anti-inflamatória.
- A melancia por possuir um pH alcalino, combate a acidez do suco gástrico, atuando de forma benéfica sobre dores de estômago e gastrite.
Salmão
A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores
- Peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha, cavala e anchova são ricos em ômega 3, que ajuda a evitar inflamações que provocam dores.
- O ômega 3 não é produzido pelo organismo e é uma “gordura boa” que equilibra os eicosanoides, hormônios que provocam inflamações.
- O ômega 3 também atua na captação de radicais livres, ajudando a reduzir dores musculares.
Os que pioram a dor e processos inflamatórios
- Frituras, bacon, carnes gordas, manteiga, laticínios gordos, gorduras saturadas, gorduras trans (que são formadas por um processo de hidrogenação)…
- Os refrigerantes, sucos industrializados e alimentos processados, podem agravar inflamações e aumentar dores e inchaços.
- Os bolos, bolachas e biscoitos feitos com gordura vegetal hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, que muitas vezes têm elevados teores de gorduras trans.
A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores
Oi Vânia:)
Que boas dicas! Por vezes comemos os alimentos sem saber que nos fazem bem a certos males. Vou ficar mais atenta e consumir aquilo que realmente faz bem:)
Beijinhos
Belo post como sempre Vânia. Para mim já foi útil pela parte que diz respeito ás cãibras.
Beijinhos,
Lia.
Querida Vânia
Acredito piamente no poder da alimentação!
Excelente post!
Bjos
Léia
Olá Vânia,
Sou novata em sua fanpage e site, mas quero que saiba que estou adorando. Suas receitas são maravilhosas e já fiz algumas. Esse tipo de post é muito interessante, pois nos “alimenta” também de conhecimentos. Parabéns por sua iniciativa!!!
Vânia querida,
postagem rica, dicas maravilhosas, obrigada por compartilhar!
Nossa saúde só tem a agradecer a vc, rsrs.
Bjs, sucessos sempre ♥
Amo as receitas e acredito que uma alimentação saudável nos ajuda a viver melhor. Muito grata. Parabéns pela sua fanpage.
Gracias…gente linda, esta super boa estas informaçoes, abracinhos e bom fim de semana
Vânia,
Adorei mais esta publicação, um belíssimo texto cheio de informações super didácticas !
Beijinhos
Nao entendi um negocio… eu nao sabia que “Nozes, castanhas, amêndoas, pecãs, avelãs” sao frutas secas… achei que fossem castanhas… e que frutas secas fossem frutas, so que desidratadas! nao?
Oi Elaine,
Sim, tem razão por vezes é confuso as nozes, castanhas, amêndoas, pecãs, avelãs, são frutos seco, as ameixas,
uva passa, banana seca, damasco seco, são frutas secas.
Abraço,
Vânia
Minha querida, a matéria é muito boa, parabéns! Só gostaria de saber se a becel é uma gordura vegetal hidrogenada ou não. Muito obrigada.
Olá Verusca querida,
Bom dia! O creme vegetal não é hidrogenado, o creme vegetal é livre de gordura animal, é feito apenas com gorduras vegetais, tem baixo teor de calorias, gordura saturada, zero colesterol. Até onde sabemos é rico em ômega 3 e 6, vitaminas A e E, pode ser consumido sem problemas, pois possui gordura insaturada, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Para minimizar as suas dúvidas acesse o link – Quais as Diferenças entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal?
Beijo,
Vânia