Calma… calma. Não estamos aqui para falar mal da cafeína…
Muito pelo contrário, atualmente muitos estudos vem apontando que a cafeína traz uma série de benefícios à nossa saúde. Aprenda Como Reduzir o Consumo da Cafeína lendo este artigo!
A cafeína acelera o ganho de massa muscular, ajuda a prevenir a depressão e até conserva a memória.
Mas claro… a cafeína somente traz esses benefícios quando consumida na medida certa. A quantidade máxima recomendada é 300 a 400 miligramas por dia. Esta quantidade equivale a 3 ou 4 xícaras de café médias de café coado (xícara padrão 50 ml).
Mas, como sabemos, existem os coffeholics que quase somente vivem a base de cafeína. E, claro, dessa forma o café não trará se não problemas para sua saúde como: tremedeira, dores de cabeça, insônia…
Como Reduzir o Consumo da Cafeína
Aprenda a Como Reduzir o Consumo da Cafeína
- Os especialistas em geral afirmam que as pessoas têm níveis diferentes de tolerância à cafeína.
- A iniciativa de moderar ou não o consumo deve ser uma escolha pessoal, seja pelos sintomas ou por vontade própria.
- Portanto, caso ache que está exagerando no consumo e que o prejudica, continue lendo Aprenda como Reduzir o Consumo da Cafeína.
Como Reduzir o Consumo da Cafeína…
- Claro que não tem como cortar o café da noite para o dia e achar que vai dar certo. Principalmente para os coffeeholics.
- Por isso, não tem segredo! Deve ir aos poucos diminuindo as quantidades. Gradativamente, o seu corpo vai se adaptando.
- Não esqueça a cafeína é uma substância benéfica para a saúde e não precisa ser deixada de lado, salvo com orientação.
- Mas se você exagera, experimente tirar a substância ao poucos e estabelecer um objetivo.
- Exemplo se a meta é passar de 20 xícaras para 10 por dia, reduza uma ao dia que no final certamente não vai sentir tanta falta
Versão coada
- A diferença na quantidade de cafeína de um para o outro pode ser pequena (75 a 120 miligramas no normal e 75 a 170 miligramas para o expresso em cada 100 ml), mas na prática a redução é maior.
- Para quem bebe 5 xícaras de café expresso com 170 miligramas de cafeína a porção, no final do dia ela terá ingerido 850 miligramas de cafeína só com café.
- Se optar por uma versão coada com 120 miligramas de cafeína a porção, o consumo cai para 600 miligramas por dia. Dê uma chance ao café mais fraco ajuda a manter o hábito e deixa a tremedeira longe.
Que tal um chá?
- Os chás mais conhecidos como o verde, o mate e o branco, são uma forma de continuar a consumir cafeína só que em proporções menores.
- O motivo do alto consumo de cafeína são exatamente eles, a minha dica é tentar reduzir o seu tempo de infusão, pois é exatamente nesse momento que determina a quantidade de cafeína.
Porque não café descafeinado?
- Enquanto 100 ml de café normal tem, em média, de 75 a 120 miligramas de cafeína, o descafeinado tem entre 1 e 3 miligramas em 100 ml de café.
- Sem dúvida o preço a se pagar está no sabor. A versão com menos cafeína não tem o mesmo gosto do café coado. Mas é uma boa opção para reduzir o consumo.
- Uma dica é tomar o café normal quando o benefício da cafeína pode ser aproveitado, como para manter a concentração ou acordar melhor de manhã, e passar para o descafeinado em outros momentos do dia.
Misturas são muito bem vindas!
- Café com leite, com chocolate cappuccino! Sinta-se livre para novas combinações! Elas são mais do que bem vindas!
- Essas misturas são interessantes, reduzem o consumo da cafeína, mas não a eliminam da dieta e vai estar a conhecer novos sabores! São só vantagens!
- Não esqueça que a cafeína prejudica a absorção de Cálcio no organismo. Caso faça essa combinação, precisa de outras fontes de Cálcio na alimentação.
Algumas receitas já publicadas com café
Acesse as receitas => clicando nos nomes
Cappuccino Delicioso Caseiro
Creme de Banana e Café
Creme de Banana e Café – Aprenda como Reduzir o Consumo da Cafeína
Mousse de Chocolate Amargo com Café
Suco de Limão com Café
Atenção aos rótulos!
- É inevitável ao pensar em cafeína lembrarmos dos cafés ou dos chás, mas é bom saber que eles não são os únicos a possuírem esse nutriente.
- Há uma série de outros alimentos tais como: refrigerantes à base de cola, chocolate e energéticos.
- Sendo os energéticos uma ameaça maior, pois têm cafeína e outras substâncias que não são benéficas para o organismo. Pior se consumidas com bebidas alcoólicas.
- A dupla energético e álcool provoca aumento da adrenalina, palpitações, suor e, dependendo da quantidade ingerida, desidratação.
- Os refrigerantes à base de cola, a versão diet é que tem mais cafeína (46 miligramas por lata, contra 36 a 40 do normal).
Não se esqueça das outras bebidas!
- Nada mais natural para quem está querendo diminuir a cafeína, do que ingerir outras bebidas como sucos, vitaminas…
- Porque não ao invés de 9 xícaras de café você diminui para 5 e mais 4 copos de água ou suco?
- Afinal, não é preciso que corte 100% do café, como já foi dito. Essa troca só trará benefícios para a saúde e ficará mais hidratado.
Bom dia querida Vânia!
Iniciar a semana com informações preciosas assim bom demais!
Tem gente que é tão viciada em café quando não o toma fica doente. Tudo em excesso faz mal, o café não me faz falta, se tiver bem e se não bom tbm, rsrs.
Beijinhos, feliz semana ♥
vania eu amo uma cafeina kkkk bjus
Bom dia!! Aprendo a cada dia com seus posts. E rumo à uma vida mais gostosa e mais saudável!!!
Sou louca por café direi até que viciada .
Não passo sem ele.
Mas não exagero, posso tomar á noite que durmo na mesmo.
Gostei do post
Boa semana
bj
Oi Vânia:)
Felizmente não tenho o hábito de tomar café – é só mesmo ao pequeno-almoço e sempre misturado com leite. Eu até gosto de café mas faz-me mal. Mas para quem tem o vício é difícil de deixar – tal como deixar de fumar.
Boa semana!
Beijinhos
Vânia querida que post super informativo, eu estou tentando diminuir o café, tomais mais com leite, e evito tomar durante o dia, antigamente sempre tinha a cafeteira ligada pois fazia café o dia inteiro, mas estava me fazendo mal e diminui a frequência de quantidades hehe. Adorei as informações. Obrigada. Beijinhos, ótima semana
Olá Vânia, adoro café, há uns anitos atrás bebia de 4 cafés por dia, hoje em dia só bebo um café a seguir ao almoço e sinto-me muito bem assim. Achei artigo muito interessante
Um abraço
Ana
Oi, Vânia!
Há cerca de 2 meses reduzimos o consumo de café, mas gostamos bastante. Não me afeta o sono, mas sei que atrapalha a absorção de cálcio e isso é muito importante.
Boa semana!!
Eu não tomo café, raramente um cappuccino, mas conheço quem precise ler teu post rs
Beijos
Parabéns por este artigo tão elucidativo e por todos os outros que já vi, nesta primeira incursão pelo seu blog Guloso e Saudável (como eu gosto). Eu, não sendo viciada em café, aprecio muito um café depois do almoço além do café com leite da manhã. Neste momento estou a reduzir o açúcar por causa do colesterol e deixei de tomar o café do almoço. Gostei muito desta sua informação, mas fiquei preocupada quando recomendou a substituição pelo café descafeinado, pois o processo de descafeinar implica o uso de produtos químicos cancerígenos. Foi-me dito por um Bioquímico (que por acaso é meu filho). E nunca mais o tomei. Obrigada pela partilha destes assuntos tão importantes. Voltarei mais vezes. Bjs. Bombom
Bom dia Bombom,
Obrigada pela visita e comentário.
Como sou cardiopata congênita faço há muitos anos uso do café descafeinado sempre da mesma marca, antigamente os solventes utilizados eram cancerígenos, o primeiro foi o benzeno. Hoje, a maioria das boas marcas de café descafeinado usa o acetato de etila como solvente de descafeinação, este solvente é considerado um solvente natural e não existem riscos para a saúde conhecidos.
Beijo,
Vânia
Querida Vânia,
Mais um post super interessante.
Ach que o café em excesso é um problema cultural dos países com Sol e que têm a cultura d esplanada, pois em Portugal, chegava a beber 7 ou 8 cafés por dia e isso tudo, porque íamos muitas vezes ao café. Aqui, como não há a cultura da esplanada, só bebo café de manhã para despertar e muito raras vezes um café à tarde e se vou ao café, é um chásinho que apetece.
Beijinhos,
Lia.
Querida amiga,
Sempre a aprender consigo e também com os comentários que lhe deixam e respectivas respostas…
Um artigo de extrema utilidade, embora eu não seja consumidora diária de café.
Mas gosto imenso, de vez em quando ! 🙂
Beijinhos *
Boa tarde querida Vãnia!
Adorei o seu post.
Vou ter que mostrar ao maridinho. É um viciadinho. :p
Beijinhos;
Aurea Neves
Adorei o post querida Vânia. Eu sou louca por café, posso dizer que já fui bem viciada, mas consegui reduzir bastante o consumo e passei a beber mais cappuccino e chá!! Muito esclarecedor o seu post, adorei, obrigada por compartilhar !!
Beijinhos
Estou precisando de um guia para aumentar o consumo de cafeína, rs. Tenho lido com frequência sobre os benefícios da cafeína mas não suporto café.
Você tem ideia de quanto de chá mate ou verde é necessário para ingerir a mesma quantidade de cafeína de uma xícara de café?
Bom dia Carol,
Obrigada pelos simpáticos comentários. Em relação à quantidade de cafeína existente em uma xícara padrão de 240 ml:
O chá-mate industrializado pode ter até 60 miligramas de cafeína;
Mas 100 mililitros de chimarrão podem ter entre 29 e 89 miligramas de cafeína;
Já o chá verde contem 10 a 50 mg de cafeína em uma xícara;
O chá preto contém ente 14 a 61 mg de cafeína na mesma xícara.
Vale lembrar que o máximo saudável de cafeína são de 300 a 400 miligramas por dia.
Abraço,
Vânia