O maracujá é mesmo calmante e auxilia emagrecer?
O maracujá é o fruto de uma planta medicinal, cientificamente chamada Passiflora alata Dryand, é também conhecido popularmente como passiflora ou flor da paixão. Para saber mais continue lendo O Maracujá É Mais que um Delicioso Suco!
Normalmente nos lembramos do maracujá pelo delicioso suco, pelos doces, é também famoso por seu ativo calmante, mas ainda possui vitaminas do complexo B, sais minerais, betacaroteno e muitos outros benefícios, O Maracujá É Mais que um Delicioso Suco.
Além disso, também contém uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que é um calmante natural, pois possui propriedades sedativas, mas não são prejudiciais a saúde pois não causam dependência.
O Maracujá É Mais que um Delicioso Suco
O Maracujá É Mais que um Delicioso Suco
Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos).
A polpa do maracujá é mesmo calmante?
- Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central, atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares.
Quais as variedades de maracujá mais conhecidas?
- No Brasil existem cerca de 150 variedades.
- Maracujá amarelo ou maracujá azedo (passiflora edulis f. flavicarpa) é o mais conhecido pelos brasileiros.
- Maracujá roxo, (passiflora edulis) é redondo e menor que o maracujá-amarelo.
- Maracujá doce, (passiflora alata) embora originário do Brasil, é o menos conhecido, produzido e consumido pelos brasileiros.
- Maracujá açu (passiflora quadrangularis) é uma espécie nativa do norte do Brasil. A principal característica é o tamanho do fruto, alongado e de grandes dimensões, chegando a pesar até 3 quilos (é plantado também no norte de Angola).
- Maracujá maçã ou maracujá de osso (passiflora maliformis) é outra espécie de maracujá que se destaca, especialmente pela forma com que ocorre a sua frutificação, pela beleza e exotismo da flor e do fruto.
- Maracujá da serra ou maracujá ametista (passiflora amethystina) é um fruto nativo da Serra do Mar e de outras regiões serranas de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Quais o benefícios do maracujá?
- Segundo estudo da Universidade de Campinas (Unicamp), que incluiu quatro tipos do fruto, a polpa do maracujá tem efeito calmante, analgésico, anti-inflamatório e ainda o poder oxidante (que melhora o funcionamento do organismo), além de trazer outros benefícios para a saúde.
- O Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade São Paulo USP, desenvolveu uma pesquisa em que adicionou a um iogurte polpa e farinha de maracujá elaborada a partir das cascas e sementes da fruta, resultou um alimento com quantidades significativas de nutrientes benéficos para a saúde humana, de destacar as fibras.
- A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu a fibra de maracujá, desde então foram comprovados os efeitos benéficos na diminuição do nível de colesterol LDL (o mau), no bom funcionamento do sistema gastrointestinal, e também auxilia no controle da diabetes!
- Se for adquirir farinha de casca de maracujá industrializada é importante verificar se possui a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
- Um estudo realizado na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto comprovou que a farinha da casca de maracujá possui efeito emagrecedor e protege o coração (por reduzir gordura). O colesterol LDL (o mau) reduziu e também perderam peso!
O que se aproveita do maracujá?
Mousse de Maracujá Fácil – O Maracujá É Mais que um Delicioso Suco
Fruto
- É rico em nutrientes (tem um calmante natural) o seu suco e polpa são ingredientes preciosos em receitas como: sucos, vitaminas, mousses, doces, bolos, molhos para saladas e outras infindáveis possibilidades.
- Devemos consumir no máximo 4 frutos por dia.
Casca
- A parte branca da casca é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes. Ela diminui a absorção da glicose, ajuda no combate ao colesterol LDL (o mau) e melhora a digestão.
- Quando a fibra chega ao estômago, transforma-se em um gel não digerível, fazendo com que tenhamos durante muito tempo a sensação de estarmos saciados. Assim, passamos a sentir menos fome e a ingerir porções menores nas refeições.
- Devemos consumir no máximo 2 colheres de sopa por dia, todos os dias, embora ainda não haja consenso entre os especialistas da quantidade a recomendar.
Folhas
- Com elas produzem-se medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o sabor pode aproveitar-se de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos. O chá de folhas de maracujá (folhas secas sem agrotóxicos) costuma ser indicado como auxiliar no tratamento contra insônia, pois provoca relaxamento e combate a ansiedade. O melhor efeito do chá é certamente a capacidade calmante quase sedativa.
- Devemos consumir no máximo 2 xícaras de chá à noite.
Sementes
- São um potente vermífugo e trituradas entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.
- Devemos consumir no máximo as sementes de 4 frutos por dia.
Nos links algumas receitas já publicadas com maracujá
Acompanhamentos
Puré de Batata Doce com Maracujá
Outras receitas no link => Acompanhamentos
Bebidas
Drink de Tangerina e Maracujá sem Álcool
Outras receitas no link => Bebidas
Doces e sobremesas
Pudim de Claras com Calda de Maracujá – O Maracujá É Mais que um Delicioso Suco
Outras receitas no link => Doces e sobremesas
Molhos
Outras receitas no link => Molhos
Tortas e bolos
Outras receitas no link => Tortas e bolos
O Maracujá É Mais que um Delicioso Suco
amei as dicas querida bjus doces
Adoro maracujás e gostei muito do teu post.
Não sabia que se podia fazer chá com as folhas.
Boa semana
bj
Olá Vânia,
Eu adoro maracujá por isso, se para além de ser delicioso, ainda tem todas estas características fabulosas, óptimo!!
Beijinhos e boa semana,
Lia.
Vânia,
Eu e o maracujá não somos muito próximos, não é uma fruta de que eu especialmente goste, se bem que lhe reconheço muito valor, tanto visualmente, como em termos nutritivos !
Gostei de ficá-lo a conhecer um pouco melhor através deste seu exceletne artigo ! 🙂
Beijinhos
Equilibrar a alimentação, comer de tudo e variar os alimentos é fundamental a nível dietético e do bom funcionamento do nosso organismo. Saber o poder de cada alimento para o poder ter como adjuvante dessa dieta é uma chave para o sucesso. São muito os benefícios do maracujá e o sabor deste fruto é maravilhoso! Continuação do bom trabalho, um abraço!
Ana
Oi Vânia,
ótima postagem sobre esta fruta maravilhosa e tão perfumada, uma das favoritas aqui, especialmente nas sobremesas!
Bjs
Querida Vânia estou atrasada nas minhas visitas, pois já vi que perdi postagens. Aquela mousse de melão está lindíssima, a cor ficou muito bonita, nunca fiz mousse de melão, e o toque de limão acentuou mais ainda o sabor eu creio, gostei muito da receita. E o maracujá é uma fruta que adoro, porém, não sabia que podia-se aproveitar, as folhas e a casca. Adorei esse post, excelente informações. Beijinhos, ótima semana
Tenho duas perguntas: O consumo da farinha de maracuja em diabeticos pode BAIXAR a pressão arterial? Qual a medida certa e quantas vezes por dia devemos beber? Deveria comentar mas acabei perguntando. Se puderem responder agradeço.
Olá Ângelo,
Segundo “A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu a fibra de maracujá, desde então foram comprovados os efeitos benéficos na diminuição do nível de colesterol LDL (o mau), no bom funcionamento do sistema gastrointestinal, e também auxilia no controle da diabetes!”
Quanto à quantidade de farinha da casca de maracujá “Devemos consumir no máximo 2 colheres de sopa por dia, todos os dias, embora ainda não haja consenso entre os especialistas da quantidade a recomendar.”
Abraço,
Vânia
Boa tarde querida!
Eu não sabia que as folhas do maracujá tbm seriam utilizadas, vivendo e aprendendo com a Vânia, rsrs.
Uma vez comi tanto maracujá na casa da minha avó que fiquei bêbeda, passei mal, rsrs.
Essa frutinha é 10 e faz receitas maravilhosas…hummmmmm!
Beijos, ótima semana junto a sua família!
eu adorei
Vania, obrigada pelas dicas, adorei o post!
beijinho
gostaria de sabe se o maracujá açú é bom porque eu tenho essa fruta em minha casa já deu duas vezes mais temos medo de comer sera que é bom essa fruta gostaria de sabe como posso faze bolo suco e vitamina vocês pode me ajuda
Olá Adriana,
Adoraria ter um pé de maracujá açú em casa, há muito tempo procuro uma muda, ou sementes, o meu marido é fã do maracujá, consuma0o como desejar como sobremesa, incluindo as sementes, como suco, da polpa da casca pode tentar fazer doce.
Conte-nos depois suas experiências.
Abraço,
Vânia
gostaria de saber como faço a farinha da polpa do maracujá?
Olá Sônia,
Em breve postaremos uma receita.
Abraço,
Vânia