Alimentos que Ajudam Espantar Tristeza!

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Será que pode-se curar a depressão através da alimentação saudável?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde a OMS o Brasil possui 13 milhões de pessoas sofrendo de depressão. No mundo são 340 milhões de pessoas e cerca de 850 mil suicídios ao ano provocados pela depressão. Saiba mais lendo o texto sobre Alimentos que Ajudam Espantar Tristeza.

Um grupo de pesquisadores de Londres provou que a comida processada e rica em gordura saturada aumenta o risco de depressão em 58%. Já a alimentação saudável os Alimentos que Ajudam Espantar Tristeza, uma dieta rica em vegetais, frutas, peixes… e exercício físico minimizam as chances de se apresentarem os sintomas.

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Descubra Alimentos que Ajudam Espantar Tristeza!

Alguns alimentos, acompanhados de exercício físico podem promover a sensação de bem estar devido aos componentes nutricionais, como vitaminas e aminoácidos presentes. Podemos chamá-los de alimentos da felicidade, sobretudo se você os consumir com uma boa frequência e combinando uns com os outros.

Tais alimentos da felicidade podem beneficiar a todos nós, mas principalmente a pessoas que sofrem de depressão ou que estão passando por um momento de tristeza. Consumindo os “alimentos antidepressivospodem auxiliar a minimizar ou prevenir que essa tristeza se prolongue muito se transformando em depressão.

Quais são os alimentos que ajudam espantar tristeza, alimentos da felicidade ou antidepressivos?
Aminoácidos: triptofano
  • O triptofano é um aminoácido aromático essencial na produção do neurotransmissor serotonina, que regula o humor. Pesquisadores britânicos descobriram que tomar 1 grama de triptofano 3 vezes ao dia auxilia a melhorar o humor.
  • Onde encontrar: chocolate amargo, grão-de-bico, banana, romã, morango, abacate, mamão, manga, laranja, tâmaras, uvas, amoras, pêssegos, amêndoas, pistaches, avelãs, castanhas, nozes, salmão, pimenta malagueta, feno-grego, gergelim, linhaça e outros.
  • Quanto consumir por dia é necessário consumir entre 250 e 350 miligramas através dos alimentos.
Capsaicina
  • Capsaicina é o principal componente ativo da pimenta.
  • A ingestão de pimenta, (de cheiro, malagueta ou outra), aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina. Eles são responsáveis pelo nosso estado de alerta, também a melhora do ânimo em pessoas deprimidas, estimula a produção de endorfinas, que são conhecidos como “hormônios felizes“.
  • Gengibre pode utilizar-se a raiz fresca que pode ser adicionada aos alimentos ou chás.
  • Quanto consumir por dia alguns pesquisadores recomendam uma dose de 3 gramas como pimenta.
Cúrcuma
  • A cúrcuma é também conhecida por gengibre dourado, açafrão da terra ou açafrão da Índia, estudos científicos concluíram que a cúrcuma é um antidepressivo natural. Deve ser utilizado em pessoas com depressão, depressão sazonal ou distúrbios de humor.
  • Quanto consumir por dia pesquisas indicam entre 1 ou 2 colheres de chá.
Ômega 3
  • Estudos clínicos mostraram que os ácidos graxos ômega 3 protegem o coração contra as doenças cardiovasculares, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam no tratamento contra depressão. Pessoas que receberam doses de ômega 3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão.
  • Fontes de ômega 3: sardinha, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, truta, salmão, óleos de peixe, de canola e sementes de linhaça.
  • Quanto consumir por dia é recomendado 5 gramas. Comece por comer pelo menos duas refeições por semana peixes. Pode acrescentar linhaça moída nas saladas, iogurte ou feijão.
Vitaminas do complexo B
  • Existe uma correlação entre algumas vitaminas do complexo B e a depressão. Pesquisadores da Harvard University descobriram que 15 a 38 % das pessoas com depressão têm deficiência de folato. Embora ninguém saiba ao certo se esta causa depressão, sabemos que a falta de folato pode atrasar o alívio dos sintomas de antidepressivos.
  • Fontes de vitamina B6 encontram-se nas carnes, peixe, ovos, fígado. Também em teores razoáveis em amendoins, batatas, couve lombarda, ervilhas, gérmen de trigo, farelo de trigo, couve de Bruxelas, banana, manga...
  • Fontes de ácido fólico (vitamina B9) encontra-se no fígado, mariscos no vapor, ostras cozidas, arenque, caranguejo, truta cozida, salmão. Também em legumes de folha verde escura (espinafres, brócolos, couves, etc.), nos cereais enriquecidos, frutos secos e leguminosas.
  • Quanto consumir por dia vitamina B6 a dose recomendada é inferior a 100 microgramas; em doses acima de 200 microgramas pode ser tóxica.
  • Quanto consumir por dia vitamina B9 a dose recomendada é inferior a 3 miligramas.

Se ainda tiver dúvidas, procure o seu médico ou profissional da nutrição e não se esqueça de realizar o check-up periódico.

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