Alimentação, o que é Mito e o que é Verdade?

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Tomar água gelada queima calorias?

Comer à noite alimentos ricos em carboidratos engorda? Comer abacaxi após as refeições ajuda a emagrecer? Esses e outros mitos serão desvendados hoje no artigo Alimentação, o que é Mito e o que é Verdade?

Ainda hoje existem inúmeros mitos sobre alimentação. O assunto é explanado em milhares de meios de comunicação, como internet, televisão, jornais e revistas, mas as pessoas continuam na dúvida na alimentação, o que é mito e o que é verdade.

Todos nos preocupamos em ter uma alimentação saudável. Esse é um tema muito discutido, mas nem sempre as informações repassadas são confiáveis. Talvez devido a isso que vários mitos sobre alimentação apareçam. Alguns dos mitos são tão antigos e enraizados que fica difícil excluí-los, .sendo por vezes difícil saber na alimentação, o que é mito e o que é verdade!

Alimentação, o que é Mito e o que é VerdadeAlimentação, o que é Mito e o que é Verdade? – Limonada Gaseificada

Saiba na Alimentação, o que é Mito e o que é Verdade

Tomar água gelada queima calorias?
  • A temperatura da água gelada é em torno de 4º C e a temperatura do corpo humano é cerca de 36º C. Quando se ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo gastando energia (queimando calorias).
Beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?
  • O consumo recomendado é de um copo de água ou qualquer outra bebida (200 ml). O excesso de consumo de líquidos e alimentos provoca a dilatação do estômago e motiva aumento de peso.
Comer à noite alimentos ricos em carboidratos engorda?
  • É necessário que todas as refeições sejam balanceadas com carboidratos, proteínas e lipídeos. Os carboidratos favorecem o sono devem ser consumidos também à noite, na quantidade adequada, sem exageros.
Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?
  • Estudos provam que o consumo de alimentos ricos em fibras auxiliam e muito quem precisa emagrecer além de fortalecer o sistema imunológico, produzem sensação de saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Comer abacaxi após as refeições ajuda a emagrecer?
  • O abacaxi é rico em vitamina C, fibras e bromelina. O abacaxi auxilia no processo digestivo devido à presença da enzima bromelina, mas não auxilia no processo de emagrecimento.
Suco de beterraba acaba com a anemia?
  • A beterraba possui baixo teor de Ferro aproveitável pelo organismo enquanto a carne de vaca possui cerca de 7 vezes mais. Lembrando que o Ferro presente nos alimentos de origem animal é melhor absorvido pelo organismo.
Trocar o pão branco por pão integral ajuda a emagrecer?
  • O pão integral contém fibras que contribuem para a saciedade, ajudam na digestão e evitam a prisão de ventre. Mas, às vezes, a versão escolhida pode ter mais açúcar que o pão branco e ser mais calórico. Antes de escolher o tipo de pão, olhe e compare os valores nutricionais no rótulo para saber se contemplam as suas necessidades.
O ovo aumenta o colesterol?
  • Um estudo realizado na Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA concluiu que o consumo de até um ovo por dia não tem impacto significativo sobre o risco de doenças cardiovasculares e derrame em pessoas saudáveis. O risco aumenta apenas entre os diabéticos.
Ficar sem comer emagrece?
  • Quando ficamos sem comer por mais de 3 horas o nosso corpo entra em estado de estresse com o intuito de sobrevivência, torna o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Quanto mais tempo ficarmos sem comer, mais gordura iremos acumular!
  • Ficar sem comer um período, é comum depois aumentar consumo de alimentos além da necessidade.
Fazer exercícios em jejum emagrece?
  • Exercícios em jejum provocam a diminuição da massa muscular e não de gordura, além de aumentar o risco de hipoglicemia e hipotensão no período do exercício.
Vinho tinto faz bem ao coração e o vinho branco não?
  • O vinho tinto faz melhor que o branco. Os vinhos tintos tem dez vezes mais compostos fenólicos e, consequentemente, fazem melhor ao coração.
  • Mas o consumo deve ser moderado 1 a 2 copos de vinho (100 ml) por dia e feito sob a supervisão e orientação de nutricionista ou médico.
O chocolate causa espinhas?
  • Não existe comprovação cientifica que comprovem que o chocolate é fator desencadeante do acne, mas pesquisas comprovam que o chocolate amargo é rico em flavonoides, que podem auxiliar no combate ao envelhecimento celular.
Muito café causa gastrite?
  • Não existe comprovação científica que o consumo moderado de café, por indivíduos saudáveis provoque gastrite ou úlcera gástrica, no entanto, alguns subgrupos da população são mais sensíveis aos efeitos da cafeína e, nestes casos, o consumo do café deve ser evitado. O café é um irritante local que aumenta a secreção ácida.
  • Existem estudos que demonstram um efeito benéfico do café relativo à prevenção de doenças, entre elas diabetes tipo II, asma, cirrose alcoólica, Doença de Parkinson e Alzheimer.
  • O consumo recomendado de café para um adulto é de 2 a 4 xícaras de café por dia.
Comer banana reduz cãibra?
  • A deficiência de Potássio é um facilitador de cãibras durante e após exercícios. A banana é rica em Potássio e pode evitar a cãibra.
  • É recomendável consumi-la pelo menos uma hora antes da atividade.
O abacate engorda?
  • O abacate é realmente está entre as frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Em sua polpa existe uma substância chamada ácido oleico, que faz aumentar a sensação de saciedade.
  • A gordura presente no abacate não é a gordura saturada é sim gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (o ruim).
A margarina é mais saudável que manteiga?
Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?
  • Existem vários estudos que comprovam que o consumo de tomate cozido ou molho de tomate caseiro, devido a terem altos teores de licopeno, aumentam as defesas contra o aparecimento de câncer de próstata.

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