O Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

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Porque o trigo é tão consumido mundialmente?

O trigo é um cereal considerado uma das principais bases da alimentação dos povos em todo o planeta, saiba mais neste artigo O Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

É um alimento indicado para ser consumido no dia a dia, pois contribui para uma boa digestão e para a manutenção da boa forma, ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantêm a flora intestinal saudável, controla os níveis de colesterol, etc.

Vale recordar também que o trigo auxilia no controle da diabetes, pois os alimentos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico ajudam a retardar a absorção da glicose. Valendo a pena incluí-lo em nosso cardápio, uma vez que várias receitas podem ser preparadas com trigo, como saladas, massas, pães, bolos e outros.

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Conheça melhor o Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

Qual a diferença entre farinha branca e integral?

Os grãos integrais não passam pelo processo de refinamento, mantêm as propriedades nutricionais e ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas intestinais. O processo de refinamento ocorre simplesmente pois dá maior durabilidade, melhor textura e menor preço aos produtos.

O alimento integral é a nossa principal fonte de fibra que, em geral, falta nos nossas mesas.

O grão de trigo compõe-se de três partes: a casca, rica em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras; a amêndoa, fonte de amido; e o germe, composto de proteínas e gordura.

Farinha de trigo refinado
  1. O grão de trigo ao sofrer a moagem transforma-se em farinha. Nesse processo, o grão é submetida à pressão até tornar-se um pó bem fino, são retiradas as cascas e o germe.
  2. É recomendável sempre peneirar a farinha refinada armazenada, pois absorve umidade e acaba formando pelotas, o que tira a homogeneidade da massa, também ao peneirar areja a farinha e retira resíduos.
Farinha de trigo integral
  1. É a mais recomenda pelos nutricionistas, o grão de trigo é todo transformado em farinha pelo processo de trituração dos grãos inteiros. É mais fina e escura e mais perecível que a refinada, portanto apresenta um prazo de validade menor. Tem mais fibras e nutrientes que estão ausentes na farinha refinada, esta farinha não deve ser peneirada.

Também pode querer ler: Saiba a Diferença entre Cereais Integrais e Cereais Refinados, As Vantagens dos Cereais Integrais.

Trigo em GrãosO Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

Quais os benefícios do trigo para a saúde?

  1. O trigo é um auxiliar no controle do diabetes. A informação é da Universidade do Hawaí que divulgou no periódico científico da Sociedade Americana de Nutrição: recomendou para diminuir o risco do diabete do tipo 2, a utilização no cardápio de grãos.
  2. O estudo foi realizado durante 14 anos, em que avaliaram os hábitos alimentares de 75.000 pessoas, entre aqueles que consumiam mais fibras de alimentos como os cereais, trigo, aveia, centeio e cevada, havia menos chances para o aparecimento da doença.
  3. Estão a ser realizados estudos na Universidade de Alberta, no Canadá sobre os benefícios do trigo germinado para os humanos, comprovando-se que baixam o colesterol LDL, “o mau” em pacientes com alto teor de colesterol e aumentam as defesas imunológicas.

Quais as formas de apresentação do trigo para consumo?

Trigo em grão
  1. É rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. É muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru.
  2. Após cozidos podem ser adicionados em saladas, sopas e outros pratos.
Farelo de trigo
  1. É uma fonte 100% natural de fibras alimentares que atuam de forma benéfica em todo sistema gastrointestinal, promovendo saúde por onde passa.
  2. É rico em fibras, pode ser adicionado em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas.
  3. Recomendam usar 1 colher de sopa por dia.
Germe de trigo, ou gérmen de trigo
  1. É uma parte bem pequena da semente de trigo e o nome é relativo à germinação, pois é dessa parte que uma nova planta surgirá, esta é a parte germinativa da semente. Tem uma lista praticamente interminável de nutrientes, como as proteínas, ferro, sais minerais, vitaminas (vitamina E)…, que garantem benefícios à saúde, também a quem pratica atividades esportivas.
  2. Pode ser adicionado a saladas, sopas, vitaminas, sucos, iogurtes e utilizado para enriquecer massas de pães e bolos.
  3. Recomendam usar 4 a 5 colheres de sopa por dia.
Farinha de trigo integral
  1. Tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras. Podem ser preparadas massas, bolos, biscoitos e pães integrais.

Receitas Guloso e Saudável nos links:
Contendo o trigo em grãos são: Sopa Creme de Trigo em Grão, Salada de Grão de Trigo com Folhas Verdes.
Pães bolos e massas contendo o trigo integral!

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