Linhaça os Benefícios desta Super Semente

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Quais motivos para consumir linhaça?

A linhaça é a semente do linho, cujo cultivo para a extração da fibra era usada na fabricação de tecidos há milênios. O uso culinário e medicinal das sementes não é menos ancestral. Os antigos egípcios, cultivavam a planta e utilizavam a fibra para embalsamar corpos, já conheciam suas virtudes medicinais. Conheça mais lendo o artigo Linhaça os Benefícios desta Super Semente!

A linhaça é fonte de  ômega 3, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. A linhaça promove uma pequena diminuição do colesterol ruim (LDL). Pelo alto teor de fibras solúveis, a linhaça em grãos atua contra a prisão de ventre e alivia irritações da mucosa do intestino. As fibras também contribuem para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e de açúcar no sangue.

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Linhaça os Benefícios desta Super Semente

  • Estudos realizados tem demonstrado a vantagem que o consumo diário de linhaça pois promove efeitos benéficos ao organismo humano, entre outros contribui para a minimização do risco de câncer, diabete, diminuição do de colesterol total e LDL, fortalece unhas, dentes, ossos e torna a pele mais saudável.
Variedades e características da linhaça
  • Existem duas variedades principais de linhaça, com pequenas diferenças de sabor e na cor e textura da casca. No tocante a valores nutricionais, não existem diferença entre elas.
  • A linhaça marrom, semente escura, de cor marrom com tonalidades avermelhadas, é a mais cultivada no Brasil. A casca é um pouco mais dura do que a variedade dourada.
  • A variedade dourada adapta-se melhor aos climas frios, por isso é menos cultivada por aqui. Ao lado da pequena oferta nacional, a linhaça dourada importada do Canadá também é encontrada no mercado. Sua casca é menos resistente e o sabor, mais suave.
Linhaça os Benefícios no consumo
  • Outros estudos estão sendo realizados com a linhaça demonstrado que o consumo de linhaça pode reduzir o colesterol total e o LDL (Bierenbaum et al., 1993; Cunnane et al., 1993), bem como agregação plaquetária “formação de trombos” (Allman et al., 1995).
  • Estudos relacionados ao câncer de mama, próstata e cólon, diabetes, lúpus, perda óssea, doenças hepáticas, renais e cardiovasculares, obtiveram resultados favoráveis quanto ao efeito benéficos da linhaça (Carrara et al., 2009).
  • Estudos têm apontado que a fibra insolúvel promove melhoras no sistema digestivo e previne a prisão de ventre, auxilia na manutenção dos níveis de glicose no sangue e redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
  • As lignanas, fitoestrógenos presentes na linhaça, estão teoricamente associados ao tratamento de sintomas da menopausa e prevenção de câncer de mama hormônio dependente. Porém, não há estudos conclusivos sobre a obtenção desses efeitos por meio do consumo do grão ou do óleo de linhaça.
  • O magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, é importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes, assim como o fósforo. O manganês tem ação antioxidante e a vitamina B1 é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.
Como comprar?
  • A embalagem da semente ou da farinha de linhaça deve estar intacta e sem sinais de umidade. Também não pode estar rançosa.
  • O óleo deve estar em embalagem opaca, para evitar a oxidação.
Como conservar?
  • Guarde a linhaça em recipientes hermeticamente fechados, em local escuro, seco e fresco. Ela também pode ser guardada na geladeira ou no congelador, em potes bem fechados.
Como consumir a linhaça?

Filé de Frango Com Crosta de Linhaça Linhaça os Benefícios desta Super Semente

  • As sementes da linhaça devem ser trituradas ou moídas antes de usar, para tirar proveito de suas propriedades nutricionais. A casca é dura, pode passar intacta pelo aparelho digestivo.
  • A linhaça moída pode ser utilizada no preparo de sucos. Também no preparo do leite de linhaça e vitaminas.
  • Deve consumir preferencialmente a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados possivelmente desencadeará gases e em algumas pessoas até enxaquecas.
  • A farinha de linhaça e a linhaça moída pode ser usada no preparo de pães, bolos e tortas. As sementes também podem ser acrescentadas à massa de pães.
  • O óleo de linhaça não deve ser usado no cozimento de alimentos. Apenas acrescente um fio do óleo para temperar o prato recém-preparado.
  • No Guloso & Saudável encontrará várias receitas com o ingrediente linhaça.
Quanto consumir?
  • Estudos têm demonstrado que para adultos a ingestão diária de 10 gramas de linhaça ao dia promove efeitos benéficos ao organismo humano, sendo o máximo de 20 gramas ou 2 colheres de sopa por dia.
  • A quantidade indicadas para crianças até 12 anos é de 5 gramas ou 1 colher de sobremesa por dia.

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