Tem coisa melhor nas datas festivas do que reunir toda família e fazer uma boa refeição? Hoje vou compartilhar uma receita que tem tudo a ver com essa refeição entre familiares e amigos o Risoto de Bacalhau.
Datas festivas na minha opinião, são sempre muito especiais exatamente por possibilitar o encontro com parentes que dificilmente vemos por conta da correria do dia a dia. E para quem cozinha não tem coisa mais gratificante do que cozinhar nessas ocasiões, para pessoas tão queridas.
O bom deste risoto além do fato de ser uma delícia, é que ela é muito fácil e rápida de fazer. Até os mais inexperientes na cozinha conseguirão fazer.
Por isso, quando estiverem pensando no que preparar para essas datas pensem com carinho na minha dica de Risoto de Bacalhau, garanto que não vão se arrepender!
Risoto de Bacalhau
Categorias: | Peixes e frutos do mar |
Autores: | Guloso e Saudável |
Rendimento: | 7 porções |
Tempo de preparo: | 5 minutos |
Tempo total de preparo: | 30 minutos |
Grau de dificuldade: | Fácil |
Comida: | Italiana |
Porção: | 200 gramas |
Ingredientes
- 2 xícaras: Arroz arbóreo;
- 1 xícara: Vinho branco seco;
- 3 colheres de sopa: Azeite de oliva;
- 1 unidade: Cebola ralada;
- 2 unidades: Alho dente;
- 4 colheres de sopa: Salsa inteira;
- 1 unidade: Pimentão vermelho;
- 9 unidades: Azeitona verde;
- 500 gramas: Bacalhau dessalgado cozido;
- 1 litro: Água quente;
- 5 gramas: Pimenta caiena (dedo de moça).
Modo de preparo
- Higienize a cebola, o pimentão, a salsa, os alhos e a pimenta. Rale a cebola, pique o pimentão e a salsa, esprema os alhos, tire as sementes e pique a pimenta. Reserve em separado.
- Cozinhe o bacalhau (utilizei a variedade Gadus morhua) em 1 litro de água fervente por 5 minutos, retire e deixe esfriar, reserve a água.
- Após esfriar tire a pele e as espinhas, separe-o em lascas.
- Em uma panela em fogo alto médio com o azeite, refogue a cebola com o alho por 2 minutos, junte um pouco de pimentão, depois o bacalhau, sempre mexendo, deixe mais 2 minutos, em seguida o arroz deixe 3 minutos, adicione o vinho deixe por 3 minutos, acrescente 2 conchas de água quente da cozedura do bacalhau.
- Misture bem, tampe, vá olhando se necessário acrescente mais água sempre aos poucos, o tempo de cozimento é aproximadamente de 15 a 20 minutos varia da marca do arroz.
- Quando o risoto estiver próximo do ponto de cozedura acrescente as azeitonas, o restante do pimentão e a salsa.
- Coloque o risoto em uma travessa regue com azeite aromatizado.
- Sirva o Risoto de Bacalhau com a salada grega.
Valores nutricionais por porção
Açúcar: | 1,7 g | Alpha-caroteno: | 51 μg |
Beta-caroteno: | 595,1 μg | Cálcio: | 52,7 mg |
Calorias: | 387 kcal | Carboidratos: | 45,7 g |
Colesterol: | 39,3 mg | Ferro: | 2,1 mg |
Fibras totais: | 2,9 g | Fósforo: | 347,2 mg |
Gorduras: | 8,8 g | Gorduras monoinsaturadas: | 5,4 g |
Gorduras poliinsaturadas: | 1,5 g | Gorduras saturadas: | 1,4 g |
Magnésio: | 117,5 mg | Niacina: | 4,4 mg |
Potássio: | 634,5 mg | Proteína: | 21 g |
Selênio: | 27,6 μg | Sódio: | 248,3 mg |
Vitamina A: | 1.105,8 IU | Vitamina B: | 0,6 mg |
Vitamina C: | 23,6 mg | Vitamina E: | 2,4 g |
Vitamina K: | 41 μg | Zinco: | 1,7 mg |
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.
Bom dia Vania
Hummmmm e mega hummmm… que delicia de risotto… Por aqui a tradiçao é o cabrito… (confesso que nao sou grande apreciadora do dito) prefiro sem duvida um belo prato de bacalhau e esse seu risotto… delicia mesmo!!!
Beijocas
Margarida
Bom dia Vânia,
Excelente sugestão para 6ª feira Santa, Vou levar comigo
beijocas
Paula
Olá Vânia, que sugestão deliciosa, adorei!
Beijinhos
Mariana
Querida Vânia
Adoro risoto, pois pode-se cozinhar uma infinidade de sabores e é fácil e rápido de fazer!
A tua apresentação ficou linda!
Bjim
Léia
Bom dia querida Vânia!
É gratificante fazer uma comidinha que agrada a família e o melhor ver todo mundo fazendo……hummmmm! rsrs.
Seu risoto ficou com um aspecto delicioso e tem gostinho de quero mais!
Beijos, ótima terça!
OI Vânia,
Também penso como você. Festas como a Páscoa são uma ótima oportunidade para estar com a família e preparar algo bem gostoso como esse risoto.
Bj e boa semana,
Lylia
Adoro risotto de bacalhau e achei o teu uma delicia.
Bjs
Que risoto lindo!
E com bacalhau então, fica tudo de bom.
Receita maravilhosa, como sempre.
Beijãooo
Olá querida Vânia!
Que belo risoto de bacalhau, este é um dos pratos favoritos do meu marido, eu sempre faço e fica mesmo uma delicia!
Beijos, Oslaine
Que bela ideia para sexta-feira Santa que por cá não é dia de comer carne e por acaso tinha pensado num risoto, agora já sei qual vai ser
Bjokas
Que boa ideia para fazer na sexta-feira Santa que por cá não é dia de se comer carne
Bjokas
Sabores leves
Hoy precisamente he comido de entrante algo con bacalao y cada día me gusta más, besos
Sofía
Olá Vania !
Que giro, aqui a tradição é o borrego ou o cabrito, mas adorei esta versão. Uma receita maravilhosa !
Muitos beijinhos.
Páscoa é uma data muito boa para reunir a família e com esse risoto fica perfeito,eu nunca fiz risoto com bacalhau quero experimentar deve ser delicioso
beijos
Olá Vânia!
Se há coisa que adoro é risotto, aquela comida de conforto, que me dá um enomre prazer fazer e comer.
Ainda hoje estava pensando que não fazia um faz tempo!
Adoro o seu de bacalhau, eu costumo servir com coentros frescos por cima, delicioso 🙂
Um beijinho.
Ótima sugestão Vânia, adoro risotos e sendo de bacalhau, a minha preferência é maior. Ficou mesmo muito bonito, e o resultado com toda certeza ficou da pontinha da orelha. Gostei demais. Beijinhos
Boa noite, Vânia!
Que excelente aspecto. Uma sugestão maravilhosa!
Bjs
Paula
A receita parece muito boa mesmo, e um risoto sempre cai bem! As fotos também ficaram ótimas, parabéns! Beijos e boa páscoa!