Benefícios das Frutas na Saúde: Acerola

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Você imagina os incríveis benefícios da acerola?

Hoje iremos falar sobre um fruto que está continuamente presente na minha dieta, até porque o tenho plantado no meu quintal. Vamos aprender mais um pouco sobre esse fruto no artigo Benefícios das Frutas na Saúde: Acerola!

A acerola nasce da árvore com o nome aceroleira, que originou-se nas Antilhas e difundiu-se na América Central e no norte da América do Sul. Há locais que é mais conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados.

Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo. Produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica principalmente no período da primavera e do verão. A acerola pode ser plantada em vasos.

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Benefícios das Frutas na Saúde: Acerola

  • A acerola é uma frutinha poderosa, o consumo crescente deve-se basicamente a seu elevado teor de ácido ascórbico (Vitamina C). Em algumas variedades, alcança até 5.000 miligramas vitamina C por 100 gramas de polpa.
  • Tem cerca de 100 vezes mais vitamina C do que o limão e a laranja, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju ou a amora! Três a quatro unidades da fruta suprem as necessidades diárias de vitamina C de um adulto! Poderosa, não é mesmo?
  • É importante ressaltar que quanto mais verde estiver a fruta, mais vitamina C tem. Quando o fruto estiver verde escuro possui 90% de mais vitamina C e 50% de menos açúcares.
  • A acerola é importante por garantir a resistência do organismo contra vírus e infecções, a vitamina C não é sintetizada pelo organismo e precisa ser ingerida.
  • A vitamina C é fundamental para a saúde dos dentes e gengivas, promove a absorção, depósito também o transporte do ferro pela dieta, é necessária para a síntese dos ácidos biliares.
  • Por ser um dos mais valiosos antioxidantes naturais, torna-se de grande importância na batalha contra os radicais livres, ajudando a prevenir contra tumores.
Algumas das indicações
  • Afecções pulmonares, auxilia no tratamento de disenterias, cicatrização de feridas, fadiga, gripes, hemorragias nasais e gengivais, reumatismo, irritabilidade, tratamento de anemia, tuberculose, tratamento de doenças do fígado. Está indicada na dieta de pessoas desnutridas e em recuperações  de desgastes  físicos, minimiza as dores musculares e nas articulações.
  • A acerola sofre variação em relação a sua cor, ao seu tamanho e ao seu formato, por possuir várias espécies. Existem 42 variedades plantadas no Brasil.
  • Ế uma fruta frágil, após madura permanece no pé por apenas dois dias. Quanto ao sabor, mediante as variedades as acerolas podem ser doces, ácidas e superácidas sendo. A maior utilização é na produção de sucos, o que não a restringe a outras finalidades como sob a forma sorvetes, geleias, xaropes, licores e doces em calda.
Quanto consumir
  • Cerca de 1 xícara de acerola proporciona 1 suco com cerca de 1000 miligramas de vitamina C.
Algumas receitas já postadas com acerola

Geleia de Acerola

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