Azeite Aromatizado com Ervas

28

Acho que já deu para perceber que os meus pratos sempre tem como um elemento importante o azeite, não é mesmo? Como sei que assim como eu, muitas pessoas também tem o azeite bastante presente na cozinha, por isso compartilho hoje uma receitinha (ou uma dica) de como você pode fazer seu azeite ficar ainda mais rico em sabor o Azeite Aromatizado com Ervas.

Gosto muito dele por diversos motivos, desde o sabor especial que dá aos pratos até mesmo os benefícios já comprovados cientificamente que ele traz para a saúde. A verdade é que há as mais diferentes formas de preparar o Azeite Aromatizado com Ervas. Eu gosto bastante de aromatizar com duas ervas que sou fã – tanto que as tenho sempre em minha hortao alecrim e o manjericão. A junção de sabores resulta em um azeite de um sabor bastante marcante e agradável.

Um bacalhau, ou salada sendo temperados com o azeite aromatizado, imaginem que delícia, hein? E o melhor é que é tão rapidinho de aromatizá-lo! Só tem que ter paciência para deixar apurar o sabor, mas de resto é sem complicações. Ah, tem muita gente que prepara só mesmo como decoração por ficar tão bonito (como podem ver na foto). Mas, na minha opinião, é meio que um desperdício, pois seu sabor é incrível!

Atenção:

Na preparação do azeite aromatizado recomendamos que utilize de preferência um azeite com acidez menor que 0,8%, pode aromatizar com os mais diversos ingredientes como pimentas-do-reino e tomilho, alho, pimenta e alecrim, alho e manjericão, salsinha, pimenta caiena entre outras.

Receita de Azeite Aromatizado com Ervas

Azeite Aromatizado com Ervas

Ingredientes:

  1. 250 ml: Azeite de Oliva;
  2. 10 gramas: Alecrim fresco (1 ramo);
  3. 10 gramas: Manjericão Fresco (1 ramo).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é azeite_aromatizado_ervas_1_f.jpg

Modo de Preparo:

  1. Não existe uma receita, ou um modo de preparo para preparar azeite aromatizado mas sim cuidados básicos, como:
  2. Esterilizar os vidros ou garrafas que vão ser usados com água quente e deixá-los bem secos. Depois dê vazão à imaginação é só inventar misturas e combinações a seu gosto.
  3. Deve higienizar os temperos in natura e secá-los muito bem pois aumentará assim a durabilidade do seu azeite.
  4. Caso queira prepara azeite aromatizado com pimentas, basta adicionar as pimentas a gosto ao azeite.
  5. Para preparar azeite aromatizado com ervas aromáticas frescas – aqueça levemente todo o azeite até cerca de 40ºC. Fazendo isso, quando adicionar o tempero ao recipiente ele ficará ainda mais aromático. Mas muito cuidado para não aquecer demais ou o azeite queimará, adquirindo uma tonalidade estranha e estragando o sabor desejado.
  6. Você pode fazer azeite aromatizado com alho (doure-o antes em uma panela), acrescente tomilho fresco, pimentas, sálvia fresca preencha no volume desejado, sempre seguindo as recomendações.
  7. As garrafinhas com azeite aromatizado devem repousar por cerca de 15 dias antes de usar para que o azeite pegue o sabor. Devem ser guardadas protegidas da luz (se for o caso envolvidas em papel alumínio).
  8. Pode aumentar o prazo de validade do Azeite Aromatizado se o conservar na geladeira.

Guloso e Saudável

Salvar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.