Quais São os Benefícios no Uso da Aveia?

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Você consome aveia diariamente?

Quais os motivos para a consumir? Existem vantagens em utilizar? Para responder a estas e outras questões leia o artigo Quais São os Benefícios no Uso da Aveia?

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui sais minerais, proteínas, além de vitamina B1 e B5, carboidratos que contêm fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis presentes na aveia, as chamadas β-glucanas, são responsáveis por parte das vantagens do consumo da aveia.

Quais São os Benefícios no Uso da Aveia?Quais São os Benefícios no Uso da Aveia? – Pão Integral de Aveia e Cacau

Quais São os Benefícios no Uso da Aveia?

Saiba mais sobre aveia

Fibras solúveis
  • A aveia está em alta atualmente pelo alto poder benéfico das fibras solúveis, em especial as β-glucanas “betaglucanas”, que proporcionam a sensação de saciedade.
Auxilia no bom funcionamento do fluxo intestinal
  • Ainda está relacionada a um bom funcionamento do fluxo intestinal, à diminuição do colesterol LDL “o ruim”, também do total, controle da glicemia (açúcar no sangue).
Ajuda aos diabéticos
  • Os diabéticos tem um grande aliado na aveia, pois as fibras solúveis ligam-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea.
β-glucanas
  • O tipo de aveia que possui maior quantidade de β-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia.
  • Existem outros alimentos que possuem β-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga, trigo para quibe...
Como consumir a aveia?
  • A aveia em forma de farelo, flocos ou farinha pode ser misturada em vários alimentos. Misture-a em bolos, biscoitos, pães, mingau, saladas de fruta, sopa, sucos, vitaminas, iogurtes, leite e outros.
Quanto consumir da aveia?
  • É recomendado comer 2 colheres de sopa por dia (aproximadamente 30 gramas), sendo o máximo 4 colheres de sopa por dia (aproximadamente 60 gramas).
  • Recomenda-se que crianças com menos de 2 anos só devem consumir aveia somente seguindo orientação médica ou de nutricionista.
Qual a melhor variedade de aveia para ser consumida?
  • Temos três possibilidades de saborear e nos beneficiar da aveia em nosso cardápio: como flocos (o mais comum), o farelo ou a farinha de aveia.
  • Aveia em flocos, o grão é prensado integralmente neste processo são conservados os principais nutrientes.
  • Aveia em farelo, possui maior concentração de fibras β-glucanas. É ideal para ser usado em massa de pães, bolos e companhia.
  • Farinha de aveia, tem menos carga de fibras. É usada em receitas de pães, panquecas, bolos, é uma opção à farinha de trigo.
  • Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo com maior teor de fibras, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha.

44 Receitas já publicadas com aveia

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20 COMENTÁRIOS

  1. Vânia,
    por aqui é tão difícil encontrar aveia. Mas procuro sempre ter em casa para juntar no iogurte, nas massas de bolo e torta, e onde mais eu lembrar.
    Texto muito informativo.
    Beijos

  2. Bom dia Vania!
    Gostei de saber um pouco mais sobre o meu pequeno almoço. Gosto muito de flocos de aveia integral e devido a alguns distúrbios.. inerentes também à idade e faço-o diariamente.
    Beijinhos.

  3. Vânia, bom dia!
    Muito bom saber um pouco mais sobre a aveia, procuro sempre que possível usar em algum prato, mas na carne moída é praxe, ela não aparece e fica muito nutritiva…
    Beijos,

  4. Uso muito os flocos para fazer papas de aveia,ontem com preguiça de fazer almoço comi uma tigela de papas de aveia e fiquei super consolada.
    bjs

  5. Querida Vânia,
    que riqueza de postagem, super esclarecedora!
    Aqui em casa consumimos aveia diariamente, com saladas de fruas, vitaminas, com iogurtes, bolos e pães, não dar pra ficar sem esse cereal e a linhaça tbm faz parte da nossa alimentação.

    Beijos, fica com Deus!

  6. Olá Vânia!
    Que ótimas informações, eu gosto muito da aveia com iogurte, e tenho acrescentado aveia em outras receitas também, como nos cookies que as crianças gostam muito.
    Beijos, Oslaine

  7. Querida Vânia,

    Adorei este artigo, muito esclarecedor e informativo sobre a aveia, que por acaso é um cereal a que ainda não me habituei muito.

    Aliás, este último ano foi muito enriquecedor a nível de conhecimento sobre vários ingredientes que eu desconhecia e não usava, hoje em dia as coisas já são diferentes.

    O sumo ficou com uma cor linda e é tão refrescante que apetece beber sem parar… adorei ! 🙂

    Beijinhos

  8. Olá Vânia.

    Ótimo post, muito interessante estas informações sobre a aveia, até me motivou a passar a consumir ao menos um pouquinho por dia.

    Abraços, Fabiana.

  9. NÃo consumo a aveia como sei que deveria, mas sim, os benefícios são mais que muitos e sempre que posso, utilizo-a em pão, cookies, etc.
    Beijocas,
    Lia.

  10. olha só…

    um amigo me deu uma rapadura e eu pensei em fazer um bolo de rapadura e aveia, mas não conheço nenhuma receita.

    tem alguma ideia?

    (só porque você falou da aveia e eu to me metendo a perguntar aqui mesmo)

    XD

    beijos

    • Olá Maria Aparecida,
      Eu fazia muito para meus filhos e hoje faço menos mais ainda faço, possui todos os benefícios da aveia e do leite desnatado, é um ótimo lanche ou café da manhã.
      Abraço,
      Vânia

  11. Olá bom dia…agradeço pelo site tão bem elaborado e de tanta riqueza! Pessoas assim como você merece elogios e tudo de bom!!PARABÉNS..assim você está ajudando muitas pessoas a reeducação alimentar…Um forte abraço.

    SOLANGE PEGHINI

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