Desperdício de Alimentos: O Problema que Podemos Evitar

23

Por que se preocupar com o desperdício de alimentos?

Para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a redução do desperdício de alimentos é uma solução para o problema da oferta de comida. Para saber mais continua a ler o artigo Desperdício de Alimentos: O Problema que Podemos Evitar!

As principais causas desse prejuízo são os maus hábitos alimentares e o gerenciamento inadequado dos alimentos, desde o plantio até a chegada do produto à mesa do consumidor.

A realidade é que o mundo evoluiu muito na produção de alimentos. Vivemos hoje numa fase de abundância. Nunca produzimos tanto e em relação aos anos 60 a produção alimentar triplicou enquanto que o crescimento populacional duplicou.

Desperdício de Alimentos: O Problema que Podemos Evitar Desperdício de Alimentos: O Problema que Podemos Evitar

O desperdício de alimentos e a fome no mundo

  • Estudo da FAO diz que mais de 870 milhões de pessoas passam fome enquanto que 1 milhão e 300 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente no mundo. Alimentos esses que poderiam minimizar, em parte, a fome dessas milhões de pessoas, vai parar no lixo.
  • Segundo a Comissão Europeia, na Europa são jogadas fora 89 milhões de toneladas de alimentos em boas condições, o que representa 179 quilos por habitante por ano. Acredita-se que se o estudo fosse mais minucioso e incluísse toda a cadeia agroalimentar, as perdas chegariam a 50% do produzido de alimentos saudáveis e comestíveis! Então, nesse momento vem a a dúvida: os alimentos foram criados para serem comidos ou para serem jogados no lixo?
O problema no Brasil
  • No Brasil, investiu-se maciçamente em tecnologia e atualmente está entre os 10 maiores produtores de alimentos no mundo, estando entre o grupo dos mais competitivos, mas ainda não é o suficiente para acabar com um problema básico: o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção.
  • O Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo. Estamos falando de cerca de 10 milhões de toneladas de alimentos jogados fora ou aproximadamente 35% de toda a produção agrícola vai para o lixo! Infelizmente esse alimentos desperdiçados não estão na mesa dos 30 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza. Com base em estudos do Serviço Social do Comércio (SESC), R$12 bilhões em alimentos são jogados fora diariamente, uma quantidade suficiente para garantir café da manhã, almoço e jantar para 39 milhões de pessoas!
O desperdício em casa
  • Como se não fosse o suficiente todo o desperdício existente desde a produção até alcançar o consumidor, esse  muito frequentemente repete-se na casa das pessoas.
  • Segundo estudos do Instituto Akatu, ONG dedicada à disseminação do consumo consciente, cada família brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra no período de uma semana. Isso, em números, representa US$1 bilhão, dinheiro suficiente para alimentar 500 mil famílias. Não só temos a perda de alimentos que estragam-se como também o prejuízo financeiro.
Evitando o Desperdício:
  • Para minimizar o desperdício deveríamos começar por planejar as compras levando em conta, por exemplo, quantas pessoas consomem um determinado produto e se todas as unidades do produto serão consumidas dentro do prazo de validade.
  • Não compre só por estar barato! Por exemplo, se apenas uma pessoa gosta de abacate em sua casa, então não adianta comprar para toda a família.
  • Tente aproveitar (quase) tudo. Muitas vezes as próprias cascas e talos dos alimentos costumam ter mais nutrientes do que as polpas e folhas.
  • Muitas pessoas não gostam de comer a refeição do dia anterior que foi preparada em excesso. Podemos perfeitamente evitar esse tipo de desperdício agregando novos ingredientes, preparando como um prato de forno, entre várias outras alternativas. Na realidade, existem tantas possibilidades que deixamos a seguir uma lista com exemplos de receitas feitas preparadas com o objetivo de minimizar o desperdício!
Como reutilizar os alimentos

Pudim de Pão e Banana

O pão ficou duro e ninguém mais o quer?
Preparou arroz a mais do que o necessário e não sabe o que fazer?
As frutas ficaram esquecidas na cozinha e passaram um pouco do ponto ideal?
O que fazer com sobras de carne?
E com os restos de bacalhau, dá para fazer alguma coisa?

Nada tem de complicado aproximarmo-nos do desperdício zero

Basta haver predisposição, imaginação, boa vontade e saber que estamos a minimizar a fome no mundo (fazendo a nossa parte). Ah, e é claro, estamos, atém disso tudo, poupando dinheiro e evitando o aumento do custo dos alimentos!

Desperdício de Alimentos: O Problema que Podemos Evitar

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.