Camarão ao Molho de Tamarindo

15

Eaí, pessoal? Como foram de feriadão? Deu para curtir bem? Achei o meu bem produtivo. Aqui na minha cidade estava rolando até ontem a Bienal do Livro. Como sou louca por livros (principalmente sobre gastronomia e fotografia) tive que marcar minha presença lá, claro e originou este camarão ao molho de tamarindo!? rsrs

Ainda mais que meus amigos tinham me dito que estava tendo uns descontos bem legais. Fui e ainda levei a família toda.  E posso dizer que fiz umas aquisições muito boas por lá. Resultado foi que acabei por levar 8 livros. rsrsrs Mas todos muito bons!

Um deles é sobre culinária da Índia. Enquanto folheava as páginas, por acaso, encontrei uma curiosa receita de sopa de tamarindo. Achei uma grande coincidência, afinal já tinha acertado que ia publicar hoje o Camarão ao Molho de Tamarindo.  Fiquei bastante intrigada com a receita da sopa que, com certeza, deve ser bem exótica e saborosa, se eu for me basear na combinação de camarão e tamarindo.

Confesso que não me lembro ao certo quando e como conheci esta receita de camarão, só sei que me apaixonei e desde de então costumo prepará-lo frequentemente, a origem da receita é do Vietnã. Para quem gosta muito de comer macarrão, essa é uma maneira mais leve de saboreá-lo, livre de molhos deliciosos, cheios de sabores, porém alguns “pesados”.

Na minha opinião, o mais apaixonante da receita é o leve tom ácido do tamarindo e do limão, acompanhado com o doce da uva Itália, resultando em um sabor incrível. Sem falar que ainda há o leve ardor da pimenta dedo de moça para dar um toque a mais nessa delícia. Eu diria que o Camarão ao Molho de Tamarindo é totalmente recomendado para quem gosta de ousar e experimentar novos sabores! Receita de Camarão ao Molho de Tamarindo

Camarão ao Molho de Tamarindo

Categorias:Peixes e frutos do mar
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:5 porções
Tempo de preparo:10 minutos
Tempo total de preparo:25 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Vietnamita
Porção:200 gramas

Ingredientes

  • 400 gramas: Camarão fresco;
  • 250 gramas: Massa trottole;
  • 200 gramas: Uva verde;
  • 3 colheres de sopa: Salsa fresca cortada;
  • 2 unidades: Alho dente;
  • 2 colheres de sopa: Azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa: Limão raspa;
  • 4 colheres de sopa: Suco de limão natural;
  • 5 colheres de sopa: Tamarindo polpa;
  • 1/4 colher de chá: Sal;
  • 5 gramas: Pimenta caiena (dedo de moça);
  • 1/4 colher de chá: Pimenta-do-reino.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Modo de preparo

  1. Higienize as uvas Itália, os dentes de alho, a salsa, a pimenta, os limões e corte as uvas ao meio, retire as sementes, pique os alhos, a salsa, retire as sementes da pimenta, pique-a, raspe a casca do limão, extraia o suco. Reserve-os em separado.
  2. Aqueça a polpa de tamarindo com 5 colheres de sopa de água, após hidratar bem, deixe esfriar e retire os caroços. Reserve.
  3. Cozinhe na água a massa “all dente” com uma pitada de sal, um fio de azeite e os dentes de alho cortados, passe por água fria, escorra. Reserve.
  4. Na wok ou panela antiaderente aqueça o azeite com as raspas de limão, deixe por alguns segundos, acrescente o camarão, o tamarindo, o suco de limão, o sal, as pimentas a gosto, as uvas, rapidamente sem deixar o camarão murchar, por último a massa e a salsa.
  5. Sirva em seguida o Camarão ao Molho de Tamarindo.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:11 gBeta-caroteno:349,7 μg
Cálcio:65 mgCalorias:247,3 kcal
Carboidratos:27,4 gColesterol:121,6 mg
Ferro:3,2 mgFibras totais:1,3 g
Fósforo:207,2 mgGorduras:7,4 g
Gorduras monoinsaturadas:4,1 gGorduras poliinsaturadas:1,5 g
Gorduras saturadas:1,1 gMagnésio:50,4 mg
Niacina:3,1 mgPotássio:338,8 mg
Proteína:19,3 gSelênio:30,9 μg
Sódio:278,4 mgVitamina A:781,6 IU
Vitamina C:17,9 mgVitamina E:2 g
Vitamina K:47,1 μgZinco:1,2 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.