Falou em pão, é com o pessoal daqui de casa mesmo! Meu marido é louco por um pãozinho fresquinho! Por isso, quando vi a receita de Pão de Inhame do blog AntiRestaurante, do nosso amigo Daniel, logo me deu uma enorme curiosidade de querer experimentá-la, na minha versão é o Pão de Inhame com Recheio de Bacalhau.
O pão do Daniel foi recheado com alho poró (o que sem dúvida nenhuma deve ter ficado fabuloso!), mas, como nem sempre encontro alho poró no supermercado aqui próximo de casa, tive que adaptar a receita. Resolvi fazer o Pão de Inhame com Recheio de Bacalhau que já tinha aqui em casa.
E, olha, na verdade este Pão de Inhame com Recheio de Bacalhau ficou incrível! A massa é super macia e leve. Digo mesmo que realmente vale a pena prepará-lo e vocês mesmo saborearem e se certificarem o quão deliciosa é esta receita! Daniel, meu marido (e eu) agradecemos bastante ter compartilhado esta receita! Ele comeu o Pão de Inhame com Recheio de Bacalhau que se esbaldou! rsrsrs
Pão de Inhame com Recheio de Bacalhau
Categorias: | Pães e salgados |
Autores: | Guloso e Saudável |
Rendimento: | 23 porções |
Tempo de preparo: | 20 minutos |
Tempo total de preparo: | 1h 20 minutos |
Grau de dificuldade: | Média |
Comida: | Brasileira |
Porção: | 100 gramas |
Ingredientes
- 800 gramas: Inhame;
- 10 gramas: Fermento em pó;
- 4 colheres de sopa: Azeite de oliva;
- 3 colheres de sopa: Açúcar cristal orgânico;
- 400 gramas: Farinha de trigo branca;
- 100 gramas: Farinha de trigo integral;
- 400 gramas: Bacalhau dessalgado cozido;
- 1 unidade: Cebola ralada;
- 15 unidades: Azeitona verde fatiada light;
- 4 colheres de sopa: Salsa picada;
- 1/8 colher de chá: Pimenta-do-reino;
- 240 mililitros: Leite desnatado;
- 1 colher de sopa: Gergelim preto torrado (Sésamo);
- 3 colheres de sopa: Queijo requeijão light.
Modo de preparo
- Higienize o inhame, a cebola, o alho, a salsa. Rale a cebola, pique o alho e a salsa, reserve em separado.
Recheio de bacalhau
- Cozinhe o bacalhau em água fervente por 10 minutos, retire o bacalhau, reserve.
- Desfie o bacalhau cozido, tire espinhas e pele.
- Doure a cebola, os alhos em 2 colheres de sopa de azeite, junte a pimenta a gosto, as azeitonas e o bacalhau deixe mais 5 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar e junte a salsa. Reserve.
Pão de inhame
- Descasque o inhame corte em rodelas, leve ao fogo com água e sal e coza “al dente”, não deixe ficar mole.
- Escorra, ainda morno corte aos pedaços menores e passe no processador ou amasse com o garfo. Misture 2 colheres de sopa de azeite ao purê de inhame ainda morno.
- Dissolva o fermento e o açúcar em 240 ml de leite morno. Em seguida, incorpore o leite ao purê de inhame e misture bem.
- Incorpore a farinha de trigo branca peneirada, a farinha integral, misture até a massa ficar homogênea.
- Atenção esta massa não fica soltando das mãos. Ela é normalmente pegajosa.
- Faça um corte em cruz para acompanhar o crescimento, cubra a massa e deixe-a descansar por aproximadamente 40 minutos.
- Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e polvilhe farinha por cima dela para facilitar a manipulação.
- Abra a massa sobre filme plástico, com um rolo e pode rechear à sua vontade ou fazer pequenas bolinhas e assar sem recheio.
Montagem dos pães
- Preaqueça o forno a 180ºC.
- Eu dividi a massa em duas partes.
- Abri uma das massas sobre filme plástico com um rolo e recheei com metade do recheio de bacalhau, com auxilio do filme enrolei como um rocambole e passei gema de ovo por cima.
- A segunda massa abri da mesma forma, recheei com o restante recheio de bacalhau, juntei as 3 colheres de sopa de requeijão, enrolei de igual forma, pincelei água no pão e salpiquei o gergelim.
- Leve o pão ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até o palito sair seco.
- Sirva o Pão de Inhame com Recheio de Bacalhau, é perfeito para um lanche.
Valores nutricionais por porção
Açúcar: | 2,2 g | Beta-caroteno: | 67,6 μg |
Cálcio: | 54,2 mg | Calorias: | 178,5 kcal |
Carboidratos: | 28,2 g | Colesterol: | 10 mg |
Ferro: | 0,8 mg | Fibras totais: | 2,6 g |
Fósforo: | 140,8 mg | Gorduras: | 3,9 g |
Gorduras monoinsaturadas: | 2,2 g | Gorduras poliinsaturadas: | 0,7 g |
Gorduras saturadas: | 0,7 g | Magnésio: | 28,4 mg |
Niacina: | 1,1 mg | Potássio: | 475,1 mg |
Proteína: | 7,7 g | Selênio: | 17,2 μg |
Sódio: | 71,6 mg | Vitamina A: | 137,2 IU |
Vitamina C: | 7,3 mg | Vitamina K: | 13,2 μg |
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.
VANIA o seu pão tem um aspecto deliciso ,o recheio é perfeito.
Apetece mesmo provar.
bjs
Delicia, com esse recheio…hummmm!
Bjs.
Vânia suas receitas são sempre um espetáculo, que delícia de pão, e com esse recheio deve ficar divino, deu vontade de experimentar rsrsrs. Beijos e tenha uma boa semana.
Bom dia Vânia! Toda vez que eu vejo uma receita com bacalhau eu quase morro de vontade de comer, mas lembro depois que como tenho reaçoes alergicas que são terríveis! É uma pena pq amo bacalhau! Vou procurar ajuda de um médico para poder comer e ser feliz! =D
Beijo grande!
Vânia, que delicia de pão, vou levar a receitinha.
Beijinhos, Aninha
Vânia minha querida, bom dia!
Aqui em casa pão caseiro faz sucesso tbm.
O seu ficou perfeito, além de saudável, ficou
irresistível!
Onde vc compra azeitonas light? Ainda não encontrei
em nenhum supermercado aqui em BH, até o leite condensado light eles estão tirando das prateleiras, este
mês foi difícil de encontrar.
Beijinhos, fica com Deus!
Oi Andréa,
Normalmente compro de duas marcas, uma portuguesa e outra espanhola, uma verde e outra preta que vendem azeitonas descaroçadas light, mas quando não consigo encontrar, na hora de utilizar passo as azeitonas por água mineral, dessalgando-as.
Beijo,
Vânia
Vânia, pão encantador. deve ser muito bom. vc esta participando da WBD? bj
Oi Ângela,
Lamentavelmente por motivos internos não conseguimos participar oficialmente, mas aí está nossa homenagem tão nobre alimento.
Beijo,
Vânia
Olá Vania !
Uau, que recheio maravilhoso !
Adoro ver as tuas sugestões sempre com grande qualidade e tão nutritivas.
Um grande beijinho.
Vânia, que pena não aderir ao World Bread Day! Imagino que tenha ficado bem gostoso mesmo.
O meu é um pão com sabor e história.
Feliz Dia Mundial do Pão!
Bjs.
XD
que legal!!!! brigadão pela referência!.
pouco tempo atrás, refiz esse pão com recheio de presunto e queijo normal.
adorei a ideia do recheio de bacalhau!!
beijão!
Vânia como faz uma coisa dessas rsss… Que pão é esse?!
Ingredientes anotados, hoje o inhame precisa estar fresco no mercado kkkk…
Bjos
Bia
Que pão lindo imagino o sabor deve ser divino
beijos
Vânia querida, vc acredita que o único tubérculo que não aprecio é o Inhame, talvez por ter experimentado a primeira vez de forma errada. Mas seu pão ficou tão apetitoso, a massa tão bonita, o resultado excelente mais esse recheio dos deuses. Dá até para pensar em provar denovo o inhame quem sabe dessa vez vai! Lindo seu páo. Beijinhos
Vânia, peço a máxima vênia, mas ver e não poder experimentar um pedaço é torturante.
Beijos
oi querida esta maravilhoso este pãozinho que delicia vc unio dois sabores nmaravilhosos bacalhau e pão hummm parabens bjoikas
Oi Vâninha tudo bem?
Fiquei meio sumida pois estava sem internet e vi que vc só fez delícias por aqui nesses dias rsrsrs.
Achei super diferente essa receita e imagino que ficou uma combinação deliciosa o inhame com o recheio de bacalhau.
Abraços querida e ótima semana para vc.
Camila Marinho.
Oiiiiiiiiiiiiiii Vania minha querida… é eu sei… olha aí a sumidinha dando as caras… Pohhh tenho andado num autentico corridinho, mas finalmente um pouco de paz para visitar as cozinhas” dazamiga”… Esse pao assim como a receitinha da Joana estao o maximo eu adorei viu??? estao anotadissimas…
Vania eu vou mandar um mail para vc, vê se ele nao vai para spam!!!
Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem
Margarida
Olá Vânia.
Receita muito saudável e gostosa. Nunca comi nem fiz pão com inhame e pelo visto fica muito bom. Receita nota 1.000.
Beijinhos da Gina
Olá Vania, que sugestão maravilhosa! Pão puro já é uma delicia e com recheio de bacalhau deve ficar muito bom.
Uma ótima semana, bjs Oslaine.
Vânia minha amiga, voltei só para te contar que acabei de tirar esta receita do forno. Que delícia!!!
O próximo será o com recheio de alho poró rsss…
Bjos
Bia minha amiga,
Fico muito alegre de ouvir esta noticia, pois não só aprovou a receita como repetiu, a verdade é que é um pão delicioso.
Beijos e obrigada por contar,
Vânia
O aspecto é absolutamente sublime e a combinação está perfeita e deliciosa!!
Beijinhos amiga e parabéns por mais uma receita magnífica!
Lia.
Olá Vânia,
Ficou um pãozinho delicioso, com um recheio diferente mas em tudo saboroso.
Gostei muitissimo do aspecto, muito tentador…
E bacalhau, é sempre bacalhau !
Beijinhos
Vãnia estou simplesmente babando colorido com este pão, menina que loucura deve ser isto.
Já me apossei da receita.
bjo
adorei teu site e tuas receitas , vou fazer o pão para ceia de Natal das minhas crianças:fihos noras ,rs rs
fiquei aqui pensando ,salivando , eu acho que vou arricar misturar os dois recheio para ver no que vai dar ! Afinal adoro os dois ! Obrigada por vc ocmpratilhar suas delícias conosco ,boas festas a todos!
um abraço para vc de Recife>
Eliane Gonçalves
Bom dia Eliane,
Obrigada pelo simpático comentário, fico alegre em saber que uma receita minha vai participar da ceia natalina de sua família.
Gosto muito da sua cidade.
Abraço e até outra receita,
Vânia
Olá!
Fiz a receita para hoje e para amanhã, véspera de Natal, mas não deu muito certo… Preparei tudo conforme o descrito, porém, na hora de esticar a massa do pão na superfície enfarinhada, ela estava extremamente pegajosa e precisei colocar mais farinha, ou então seria impossível esticá-la para recheá-la e enrolá-la. A tática deu certo, assei os pães, mas a massa ficou muito pesada… É assim mesmo, por causa da consistência pegajosa do inhame? Uma pena, pois fiz com tanto esforço e carinho… Mas, ainda assim, adoro acompanhar o seu blog. Vou tentar fazer a receita de torta mousse de chocolate para o Ano Novo, vamos ver se dá certo. Um abraço.
Olá Gabrielle,
Lamento não ter dado certo…, todas as nossas receitas são testadas, esta receita já era de outro blog, então é super testada, já a fiz diversas vezes e é deliciosa, é um muito leve, nota-se nas fotos que está meio quebradiço.
Não deu informa mas também não acrescentaria nada mais do que já está descrito na receita, a massa naturalmente é pegajosa, outros pontos importantes são:
“Descasque o inhame corte em rodelas, leve ao fogo com água e sal e coza “al dente”, não deixe ficar mole.
Escorra, ainda morno corte aos pedaços menores e passe no processador ou amasse com o garfo. Misture 2 colheres de sopa de azeite ao purê de inhame ainda morno.”
Também é importante:
“Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e polvilhe farinha por cima dela para facilitar a manipulação.
Abra a massa sobre filme plástico, com um rolo e pode rechear à sua vontade ou fazer pequenas bolinhas e assar sem recheio.”
Desejamos a si e familiares um feliz Natal e um Ano Novo repleto de esperanças,
Abraço,
Vânia
Vânia, segui todos esses pontos que você destacou. Se eu colocasse no filme plástico do jeito que estava, pode ter certeza de que o resultado seria ainda mais desastroso, rs. E não bastou apenas polvilhar a superfície com farinha, uma vez que a massa grudava no próprio rolo de macarrão. Portanto, mesmo seguindo todos esses passos, a receita não tinha como dar certo de qualquer maneira. Acho que os problemas dessa receita residem no fato de o fermento em pó ser usado em vez do biológico, além da grande quantidade de inhame (800 g). Por dentro ele também não ficou sequinho, ficou meio mole, e olha que na hora em que coloquei o garfo no pão, enquanto estava assando, ele saiu sequinho, o que indicou que estava pronto. Qual terá sido o motivo pelo qual essa receita não tenha dado certo para mim? Boas festas para vc e sua família também.
Olá Gabrielle,
Provavelmente está a acontecer um erro de simpatia, involuntário, pois esta receita foi repetida diversas vezes e nunca deu errada, embora seja uma receita um pouco mais complexas em comparação com as que normalmente postamos.
Se a Gabrielle diz que procedeu de igual forma à indicada, é muito difícil enumerar um erro.
Agradeço os seus votos de boas festas e retribuo desejando para si e seus familiares de um ano novo repleto de paz, luz, amor e esperança.
Abraço,
Vânia
Erro de simpatia? Pois eu ainda acho que o erro está na quantidade de inhame e no tipo de fermento utilizado. Nunca vi pão ser feito com fermento em pó, para ser bastante sincera. Numa próxima vez, vou tentar fazer com metade da quantidade de inhame e com fermento biológico, porque esse sim é de pão. O inhame tem uma textura muito gosmenta, por essa razão, se colocado em grande quantidade, vai acontecer de novo de a massa ficar grudando no rolo de macarrão, essa é a verdade. Hoje vou fazer a receita da torta mousse de chocolate, acredito que dará certo, pois há mais coerência em relação aos ingredientes e ao objetivo da receita. Os canapés de patê de tofu e tomate seco foram um sucesso. Um abraço.
Olá Gabrielle,
A receita de pão de inhame é uma receita originada em um blog conceituado de um nosso amigo e nós seguimos a receita original sem alterações, conseguimos o resultado mostrado nas fotos, embora trabalhoso sempre gostamos do resultado.
Lógico, o fermento biológico é o indicado para preparação de pães mas foi um artifício utilizado pelo criador da receita para torná-la mais rápida.
Desejo a si e família um ano de 2014 cheio de esperança, harmonia, paz e muito amor.
Beijo,
Vânia
[…] Pão de Inhame com Recheio de Bacalhau […]