Conheça uma forma simples que ajuda a controlar o peso.
Muitos já devem ter ouvido especulações a respeito disso, mas agora é comprovado: cortar em pequenos pedaços ou em fatias aquele peito de frango do almoço te faz sentir satisfeito mais facilmente, segundo pesquisas realizadas na Universidade Estadual do Arizona (EUA). Para saber mais leia Fatiar Alimentos em Pequenos Pedaços Ajuda a Controlar o Peso!
De acordo com os autores do estudo, cortar um alimento em pedaços antes de comê-lo faz com que a pessoa se sinta satisfeita mais rápido. Os resultados foram apresentados na reunião anual da Society for the Study of Ingestive Behavior, realizada em Zurique, na Suíça.
Fatiar Alimentos em Pequenos Pedaços Ajuda a Controlar o Peso – Salada de Frutas com Iogurte
Conheça como Fatiar Alimentos em Pequenos Pedaços Ajuda a Controlar o Peso
- As pesquisas foram realizadas com cerca de 300 estudantes (homens e mulheres) e foram divididos em 2 grupos. Os 2 grupos receberam um pão baguete com cream cheese. A diferença é que o 2º grupo tinha sua baguete dividida em 4 pedaços. Os pesquisadores observaram que o 1º grupo comeu um pouco mais que o 2º que tinha o pão fatiado.
- Passados 20 minutos após a primeira refeição, foi servido um lanche. Os estudiosos observaram que o segundo grupo (do pão fatiado) – que já havia comido menos – também comeu uma quantidade menor na segunda refeição. Isso se deve ao fato do alimento quando cortado em pequenos pedaços dá a sensação de ser uma quantidade maior de comida e, portanto, provoca uma maior saciedade.
Algumas dicas que os especialistas dão (e que sua mãe muito provavelmente sempre te dizia quando era pequeno)
Preste atenção no que está comendo
- Não coma na frente do computador, na frente da TV ou lendo, não distraia o seu cérebro pois à medida em que comemos, o cérebro passa a receber mensagens, sinalizando a ingestão de alimentos, o que confere progressiva saciedade ao final da refeição.
Mastigue bem os alimentos
- O nosso estômago não possui dentes, a digestão do alimento inicia-se na boca, onde a mastigação tritura o alimento, as glândulas salivares produzem enzimas que dão início ao processo digestivo.
- Uma boa mastigação melhora a digestão, a absorção de nutrientes pelo intestino. Também fornece ao organismo o tempo necessário para liberar hormônios e sinalizadores que promovem uma maior saciedade. Comendo menos (devido há maior saciedade) há menor tendência ao ganho de peso.
Coma de três em três horas
- Comendo de 3 em 3 horas e de forma saudável, acaba tendo menos fome e uma sensação maior de saciedade, ao contrário de quem faz apenas duas ou três grandes refeições ao dia, que permite que o corpo estoque gordura e aumente o peso.
Organize horários fixos para fazer suas refeições e siga-os
- Alimentando-se sistematicamente nos mesmos horários, o organismo acostuma-se a esse ritmo e ficará condicionado a esperar a comida somente nesses horários.
- Se acordar mais tarde, perdendo a hora do café da manhã, faça essa refeição na hora do lanche e mantenha as outras refeições conforme o programado.
Evite ingerir excesso de líquidos durante a refeição
- Evite tomar excesso de líquido durante as refeições e garanta uma digestão muito mais completa e saudável.
- Mas não esqueça fora das refeições deve consumir no mínimo 2 litros de água por dia.
Procure alimentos que te saciam mais facilmente
- Siga uma dieta balanceada com frutas, verduras e grãos integrais de maneira a saciar a fome.
Salada de Frutas Delícia – Fatiar Alimentos em Pequenos Pedaços Ajuda a Controlar o Peso
Fatiar Alimentos em Pequenos Pedaços Ajuda a Controlar o Peso
E controla mesmo…
Adorei seu post querida
Bjs e bom dia
Quando faço comida e taco na marmita, faço o favor de colocar pouco para não comer enlouquecidamente na hora do almoço.. as dicas são ótimas. Só queria a fórmula perfeita para baixar a ansiedade, coisa que me mata! =)
Vânia querida, que post perfeito, Gostei muito, ótimas informações, muitas delas eu já utilizo, agora essa de fatias os alimentos antes de comer, é novidade, vou tentar.
Beijinhos, bom dia!!
Aninha
Adorei as dicas Vânia beijos
Olá Vania !
Obrigada por estes post tão interessantes e importantes.
Foi bom partilhares este tema. O meu filho tem a mania de comer tudo a correr e eu estou sempre a ralhar com ele…
Beijinhos e obrigada por estas excelentes partilhas.
Preciso me policiar. Por falta de tempo, acabo sempre comendo muito mal, começando pela manhã que quase nunca me alimento.
Olá Vania,
Fatiar os alimentos é uma boa dica. O que eu já faço é comer num prato mais pequeno.
beijinhos
Gracias por todas tus recomendaciones, yo siempre estoy a dieta, siempre, jejej
Ótimas dicas Vânia, gostei!
Bjss
oi minha querida tudo bem???? amiga sabe isso é fato mesmo …picar eles nos dá mais saciedade mesmo né ..eu agora só faço isso aqui em casa ..e da certinho …bjokas miga mas bejokas frias …aqui esta muito frio
Ah minha amiga, eu até tento prestar atenção nesses quesitos todos, mas a minha gula me trai a todo momento…rsss…preciso mesmo praticar mais, seguir á risca, pois eu sinto mesmo que quando eu me dedico costumo comer bem menos,
Obrigada por me lembrar,
Abraço,
Rê
Querida Vânia,
ótimas informações, muitas delas eu tenho o hábito em
meu dia a dia.
São dicas preciosas, e a nossa saúde agradece, rsrs.
Beijinhos, fica com Deus!
Vânia
Como sempre excelentes as suas informações. Temos que prestar mais atenção nas nossas atitudes e hábitos do dia a dia. Obrigada por estar sempre nos alertando com assuntos que só nos ajudam a melhorar a nossa saúde . Beijinhos da Gina
EXCELENTE POST VOCE POSTOU HOJE.
BJS
Vânia excelentes essas informações, muitas delas utilizo, e gosto de apreciar devagarinho meu alimento, diferente do meu pessoal aqui em casa, que vivo brigando para comerem mais devagar. Adorei suas saladas.Lindas e coloridas. Beijinhos
Olá Vânia, dica importantíssima. E realmente faz muita diferença.
Bjos
Bia
Bom dia Vania!!!
Eita que dica maravilhosa, nao sabia que havia estudos sobre isso, mas é interessante pq eu ao pequeno almoço, e agora que li fiz a associaçao, se comer pao inteiro, sou capaz de comer 2 bolinhas, se eu as cortar em fatias 1 bolinha é suficiente!!! Excelente!!!
Beijocas
Fantástico post Vânia. Eu sou das que comete muitos erros alimentares, tal como estar sem comer várias horas e depois estar esfomeada, mas enfim…
Obrigada por estes posts super úteis e que nos lembram sempre como nos deveríamos comportar com a comida.
Beijocas,
Lia.
mais uma dica que aprendi aqui e vou aplicar na minha vida, vc é demais Vânia!
muito, muito tempo atrás, lembro de ter visto um daqueles documentários sobre peso falando (entre outras coisas) sobre a influência do tamanho do prato que você usa para comer. O argumento deles era de que usando pratos menores, você tinha a ilusão de estar comendo mais comida (porque seu prato fica com aspecto de cheio, mesmo com uma quantidade menor de comida)
essas pesquisas são sempre questionadas, mas achei o argumento interessante
beijos