Como as sopas creme são sempre muito bem recebidas aqui no blog e já faz um tempinho que não publico uma, hoje temos receita nova: a Sopa Creme de Abóbora e Cenoura. Leve e super rica em nutrientes, essa é uma perfeita opção para encerrar o dia! Tem coisa melhor do que se sentar e descansar depois de um dia difícil e saborear uma deliciosa sopa creme?
A abóbora, além de deliciosa, possui poucas calorias e conta com uma alta presença de água e fibra. Isto significa que ela ajuda na prisão de ventre e na retenção de líquidos e, assim como a abóbora, a cenoura bastante rica em fibras, além de conter as vitaminas A, C, E, K, alfa, beta carotenos, também Potássio, fibras, entre outros. Combinando as duas, temos uma refeição muito leve e extremamente benéfica ao nosso organismo, ainda mais se forem combinadas em uma sopa creme de dar água na boca!
E, para a mim, estas são algumas melhores sopas que já passaram aqui pelo Guloso e Saudável: tem outras sopas cremosas ou não aqui no link. Quanto mais cremosa, mais gostosa fica para mim!
E vocês, o que acharam? Vai uma sopa creme hoje?
Sopa Creme de Abóbora e Cenoura
Categorias: | Sopas, Liquidificador |
Autores: | Guloso e Saudável |
Rendimento: | 5 porções |
Tempo de preparo: | 5 minutos |
Tempo total de preparo: | 45 minutos |
Grau de dificuldade: | Fácil |
Comida: | Brasileira |
Porção: | 200 ml (2 conchas) |
Ingredientes
- 700 gramas: Abóbora;
- 2 unidades: Cenoura;
- 1 unidade: Cebola roxa;
- 500 mililitros: Caldo de frango caseiro;
- 100 gramas: Frango filé;
- 1 colher de sopa: Cebolinha verde;
- 1,5 litro: Água.
Modo de preparo
- Desfie o frango grelhado, reserve.
- Higienize a abóbora, a cebola, a cebolinha e as cenouras. Descasque a abóbora, a cebola, a cenoura e corte aos pedaços, pique a cebolinha. Reserve.
- Coza tudo (menos a cebolinha), incluindo o frango em uma panela com aproximadamente 1 litro de água.
- Após cozido bata no liquidificador, ou mix (varinha mágica).
- Coloque o batido em uma panela, acerte o sal se necessário e leve a sopa creme ao fogo por mais 20 minutos.
- Sirva a sopa creme de abóbora e cenoura decorada com creme de soja ou creme de leite e cebolinha.
Valores nutricionais por porção
Açúcar: | 2,4 g | Alpha-caroteno: | 1.156 μg |
Beta-caroteno: | 3.466,9 μg | Cálcio: | 46,8 mg |
Calorias: | 99,9 kcal | Carboidratos: | 15,8 g |
Colesterol: | 14,1 mg | Ferro: | 0,4 mg |
Fibras totais: | 4,3 g | Fósforo: | 89,5 mg |
Gorduras: | 2,3 g | Gorduras monoinsaturadas: | 0,2 g |
Gorduras poliinsaturadas: | 0,3 g | Gorduras saturadas: | 0,2 g |
Magnésio: | 24,4 mg | Niacina: | 1,9 mg |
Potássio: | 653,3 mg | Proteína: | 7,6 g |
Selênio: | 3,8 μg | Sódio: | 217,5 mg |
Vitamina A: | 4.535 IU | Vitamina C: | 19,3 mg |
Vitamina E: | 1,7 g | Vitamina K: | 7,4 μg |
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.
Vânia,
sopas são sempre queridas aqui em casa. Não vou demorar muito para fazer esta combinação, pois os dias frios se aproximam.
Beijos
Vania… tou precisando mesmo de inspiraçao para sopas diferentes eheheheheh, afinal sopa vai ser uma constante aqui em casa!!! Esse creme está com aspeto divinal… delicia!!!
Beijocas
Adoro este tipo de sopa. Cremosa e com ingredientes deliciosos!
Beijinhos,
Lia.
Adorei a receita da sopa deve ser deliciosa beijos
Vânia minha querida,
a apresentação ficou linda e pelos ingredientes com certeza deliciosa, e o melhor de tudo saudável!
Tenha um ótimo dia!
bjs ♥
hummm vania ue delicia sabe que eu e meus meninos amamos sopinha ??? e a sua esta maravilhosa amiga ..ahhh a rosca real ´we divina mesmo ….se fizer depois me diga se gostou ok
boa terça feira amiga amei a sopinha bjão
Que boa sopinha, tem um aspeto delicioso :))
Beijinhos e continuação de boa semana!
DESSAS SOPAS CREMOSAS EU GOSTO,ESSA FICOU OPTIMA GOSTO MUITO DE USAR ABOBORA NA SOPA.
BJS
Vânia sou fã de sopas, vou experimentar fazer a sopa de abóbora com cenoura, deve ter ficado deliciosa!!!
Bjss
Mel
Me gustan mucho las sopas y cremas fresquitas en verano y calentitas en inverno. Te ha quedado muy apetitosa. Besicos.
Sou fã desse tipo de sopa, mas saudável mm ela vai ficar se substituir o caldo em cubo, por caldo natural.
Esse sódio acaba com a gente!!!
Olá Ângela,
Obrigada pelo comentário, sim é verdade se substituirmos o cubo por caldo diminuiremos o Sódio, mas se observar nos valores nutricionais, o Sódio está baixo, pois não houve adição de sal em nada mais.
Beijo, volte sempre,
Vânia
Olá Vânia!
Eu adoro sopa!
E uma coisa que não pode faltar à refeição, como todos os dias e adoro.
Adorei a cor da sua e a cremosidade.
Um beijinho.
Querida Vânia, uma sopinha creme é sempre bem vinda, adorei sua receita, abóbora e cenoura além de tudo dão um sabor adocicado ao salgado e isso é muito bom, demais da conta hehe. Ficou linda sua refeição. Beijinhos
Vãnia eu amo sopas de qualquer tipo e esta de abobora e cenoura me deu água na boca, muito bom.
bjo
Olá
Vânia se a sopa que eu gosto é esta deixa-me super feliz 😀
Bjs
Vânia,
Apresenta-nos uma linda e colorida sopa… bem nutritiva, muito saudável e muito saborosa !
Cada vez mais é necessário incutir o hábito da sopa nas refeições, temos todos a ganhar !
Beijinhos
Curiosamente gosto mais de sopas no Inverno com tempo bem frio para que a sopa seja consumida bem quentinha 🙂
Sei que há sopas de verão mas sinceramente prefiro as saladas rsrs
Bjokas
Inclui na minha dieta esta sopa, alternando com a de cenoura e está dando resultado, além de ser fácil e deliciosa. Posso tomar tb no almoço? Pois preciso fazer dieta mais rigorosa pois estou impossibilitada de ir academia por causa de uma lesão no joelho. Será apenas alguns dias
Eu fiz e ficou uma delícia! Como gosto muito de queijo, substitui o creme de leite por molho de quatro queijos e queijo ralado para servir. Ficou divina!
Adorei essa combinação, Vânia. Duas coisas que gosto muito: cenoura e abóbora.
A apresentação ficou linda , com cores vibrantes e combinadas.
Bj,
Lylia
P.SJá tinha comentado, mas não sei se foi salvo.Na dúvida..
Vânia, querida, está uma bela sopa creme! Não sou muito chegada a abóbora mas penso que misturada com cenoura deve ficar muito bom. Você não faz ideia da quantidade de receitas do seu blog que eu gostaria de reproduzir. Se eu fosse postar tudo, meu blog iria virar um blog de plágio! rs E essa sopa creme é mais uma que quero experimentar. Ahhh se for a Campos do Jordão, vá fora de temporada. Julho, por exemplo, não é muito apropriado. Muita gente, muita muvuca… Bem… A não ser que você goste de muvuca, aí é bom. rs Beijos, Paula
Oi, já fiz uma sopa creme de cenoura com abóbora e combinou muito. Fiz uma variação acrecentando quinoa e deu super certo, todos aqui em casa comeram, geralmente quando faço esse tipo de sopa só eu como, rs
Posso colocar brócolis essa sopa ?
Olá Viviane,
Sim, pode acrescentar brócolis, fica a seu critério.
Abraço,
Vânia