Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos

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Você sabe que deve ter Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos?

Já sabemos que uma alimentação saudável é um dos elementos fundamentais para se ter uma boa qualidade de vida, entretanto somente ela não basta. Iremos mostrar mais a vocês no artigo de hoje – Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos.

Um outro hábito que todos devem incluir no seu dia a dia é a prática de exercícios físicos. Seja meia hora de caminhada, malhação, dança, artes marciais, futebol, hidroginástica! Há tantas opções que tenho certeza que com alguma atividade física você deve se identificar!

E os que já praticam, maravilha! O que muitos não sabem é que existem alguns cuidados com a alimentação que se devem ter antes e depois da prática de exercícios físicos, para, assim, se ter um rendimento maior.

Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos Frango Grelhado ao Molho de MangaAlimentação Antes e Após Exercícios Físicos

Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos

  • Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que tem o mal hábito de se exercitar em jejum. Não façam isso, pois além de você não ter um rendimento bom, pode causar-lhe mal estar, dores de cabeça e, até mesmo, desmaios. Portanto, evite esse tipo de coisa. Mas, também, aconselha-se que não vá para pratica de exercícios com a barriga cheia, pois também poderá causar-lhe mal estar.
  • O ideal é, dependendo do momento do dia em que você irá praticar os exercícios, se for fazer uma refeição grande (almoço, por exemplo), se alimentar duas horas ou duas horas e meia antes. Dê prioridade aos carboidratos feijão, arroz, macarrão, mas sem esquecer da proteínas. Evite as gorduras (sempre!), pois atrapalha a digestão, consequentemente atrapalhando o seu rendimento.
  • Nas refeições pequenas, como o café da manhã ou um lanche, faça-a no máximo uma hora e meia antes dos exercícios, para que o alimento possa fornecer a energia necessária aos músculos. A melhor opção são os carboidratos, famosos por serem grandes fornecedores de energia: pães, torradas, frutas, barrinhas de cereal…
  • Outro cuidado super importante é: alerta para evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e com altos índices glicêmico, pois podem causar um aumento rápido da glicose sanguínea, provocando uma reposta imediata da insulina e, assim, você pode ter hipoglicemia e sensação de fraqueza durante os exercícios.
Cuidados antes, durante e após atividades físicas
  • E não se esqueça: a hidratação é muito importante antes, durante e depois dos exercícios. Recomenda-se ingerir 150 ml de água a cada 15 minutos para evitar a desidratação. Variando o tempo e intensidade dos exercícios, pode-se optar por bebidas energéticas para haver um maior fornecimento de energia aos músculos.
Cuidados após atividades físicas
  • Depois de se exercitar, aconselha-se a se alimentar pouco tempo depois – o mais rápido possível. No máximo, de 30 a 40 minutos depois. Depois, faça pequenas refeições de três em três horas ao longo do dia – e essa dica vale para quem AINDA não pratica exercícios. O melhor para consumir são carboidratos e proteínas – ajudam na recuperação muscular. Caso contrário, provavelmente se sentirá com um maior cansaço muscular, além de comprometer o seu rendimento nos próximos dias.

Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos Suco de Ameixa com MaracujáAlimentação Antes e Após Exercícios Físicos

Tipo de alimentos a consumir antes dos exercícios:

Pão integral com  Queijo ricota.
– 1 fruta ou 1 copo de Suco de Ameixa com Maracujá ou Smoothie de Banana com Morangos sem açúcar.

ou

Salada (atenção! o excesso de fibra torna a digestão mais demorada e pode atrapalhar o seu rendimento).
Proteína: prefira carnes magras, já que a gordura pode causar desconforto gástrico.
Carboidrato: feijão, arroz integral ou macarrão integral.

Tipo de alimentos a consumir após os exercícios:

– Sanduíche com Queijo Cottage e frios ou duas torradas com Doce de Tomate.
Salada de frutas.

OBS: Esse menu é meramente ilustrativo. Cada pessoa deve ter uma alimentação de acordo com a sua rotina, portanto o recomendado é consultar o seu nutricionista para fazer uma dieta específica.

Cuidados na Alimentação Antes e Após Exercícios Físicos

Guloso & Saudável

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