Cozinhando o seu primeiro peru? O peru do ano passado não ficou do jeitinho que queria?
Aqui compartilho 12 Segredos para Não Errar no Preparo do Peru que todos deveriam saber antes de preparar o peru, pois ajudam imenso. Siga-as direitinho e tenho certeza que seu peru irá ser a sensação do Natal, caso tenha outras dicas, passe-nos pois acrescentaremos no post e incluiremos o seu nome.
Peru Recheado com Castanha de Caju e Ricota – Segredos para Não Errar no Preparo do Peru
Vamos conhecer 12 Segredos para Não Errar no Preparo do Peru!
1. Primeiro que tudo, certifique-se de quantas pessoas irão consumi-lo.
- Para fazer a conta estima-se 500 gramas por pessoa, já estando incluso perdas durante o processo de cozimento, ossos e peles. Ou seja, um peru de 4 quilos – tamanho menor que se costuma encontrar nos supermercados, renderia para 8 pessoas por refeição. Preste atenção nas quantidades, evite que se tenha um desperdício ou de que você tenha que comê-lo o resto da semana toda.
2. Inspecione o local que está vendendo a ave que você pretende comprar.
- Algumas vezes o sistema de refrigeração não é tão eficiente, não conservando-a em boas condições. Acredite, isso já aconteceu comigo.
3. Atenção nos cuidados antes do cozimento.
- Aconselha-se que se tire o peru do freezer e passe para a parte inferior da geladeira com 12 horas de antecedência do preparo. E tempere-o 6 horas antes do cozimento. É necessário que esse tempo seja respeitado para que o seu peru esteja descongelado o suficiente e apure ao máximo o tempero que você escolheu. Caso contrário, esse já seria um erro que atrapalharia que sua ave fique com o sabor perfeito.
4. Higienize o peru (não temperado)
- Retire os miúdos e lave-o bem em água corrente por dentro e por fora. Se a sua receita deixa o peru de molho em temperos (marinando), faça-o agora. Seque todo o peru por fora e por dentro com toalhas de papel.
Peru Aromático na Manteiga com Batata Doce – 12 Segredos para Não Errar no Preparo do Peru
5. Temperar um peru temperado?
- Esse pode ser um probleminha para alguns, pois a maioria dos perus no Brasil já vem dessa forma. Mas, calma! Sempre há um jeito para tudo, inclusive para isso. Caso você queira tirar o tempero, é necessário que coloque o peru e os miúdos imersos em um recipiente com água gelada por uma hora. Depois disso, é só temperá-lo ao seu gosto.
6. Como deixar a carne de seu peru mais macia?
- Um dos segredinhos que eu costumo usar é banhar a carne do peru com algum suco cítrico antes de levá-lo para o cozimento. Os componentes do suco ajudam a amaciar a carne.
7. Como deixar a carne de seu peru mais macia 2?
- Sabemos que a carne do peru é uma das mais magras das aves, por isso tem uma grande facilidade de ressecar. Daí vem a preocupação em garantir de todas as formas que isso não aconteça. Outra maneira de garantir que fique macio, além da dica anterior, é cobrindo a assadeira com papel alumínio com o lado brilhante para dentro, descubra-o nos 20 minutos finais para dourar.
8. Como deixar a carne de seu peru mais macia 3?
- Para completar a trilogia, é necessário que se destape o peru de tempos em tempos e regue-o com molho que é produzido por ele e acumulado na assadeira.
Peru ao Molho de Laranja com Batatas ao Murro – Segredos para Não Errar no Preparo do Peru
9. Como saber o tempo de cozimento?
- Sim, eu sei que os perus tem o pino que nos avisa quando a carne está pronta. Mas já aconteceu de ele falhar comigo, por isso não confio muito nele. O tempo de cozimento varia de acordo com o peso de seu peru. A cada quilo acrescente 40 minutos de cozimento. Se o peru estiver recheado aumente mais 30 minutos.
10. Qual é a temperatura?
- Aconselho a não ter pressa, asse a ave em uma temperatura mais baixa entre do que a embalagem costuma indicar entre 150 a 180°C. E não esqueça! Vá sempre regando a ave com o caldo que ela produz, para garantir a maciez da carne.
11. Como saber se está assado?
- Se tem termômetro culinário introduza o termômetro na parte mais grossa da coxa do peru, sem tocar no osso. A temperatura deve entre 80-85°C.
- Não tendo o termômetro faça um corte na parte na a coxa. O líquido que escorrer deve ser claro, sem nenhum traço de sangue ou cor escura.
12. Cuidado antes de trinchar
- Deixe o peru repousar por cerca de 20 minutos antes de trinchá-lo, isso evita que a carne resseque depois de cortada.
E por fim.
- Caso queira dar uma aparência mais vistosa para sua ave além de um leve sabor adocicado, pincele-o com um mel quando estiver próximo do fim do cozimento.
- O artigo Segredos para não Errar o Preparo do Peru é para sempre ser atualizado, se você tiver outra ou outras dicas escreva-nos que nos completaremos assim tornaremos nosso peru cada vez mais apetitoso.
- Aqui estão mais receita para completar os Segredos para Não Errar no Preparo do Peru é o Peru na Cachaça, Peru ao Molho de Laranja com Batatas ao Murro, Peru Recheado com Castanha de Caju e Ricota, Peru na Manteiga com Batata Doce, capazes de coroar com êxito a sua ceia de Natal.
12 Segredos para Não Errar no Preparo do Peru
obrigado pelas dicas, é sempre bom aprender!
Beijinhos
BOM DIA VÂNIA!
DICAS PRECIOSAS, OBRIGADA POR COMPARTILHAR!
TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
BJS..♥
na casa da minha mãe também já aconteceu de o termômetro do peru falhar (ele passou do ponto e o termômetro ficou paradinho)
eu não sou muito de assar peru, mas recomendo as dicas para quem se aventura
🙂
Muito útil esse post!
Bom final de semana.
Me ajudou pra caramba!
Muito bom!
Parabensssss!!!
Eu não gosto e fazer peru pequeno .Compre um bem grande e convide mais pessoas para comer .è bem mais saboroso.
o peru e tradiçao natalina que perdura a seculos pelo mundo afora e como aqui no brasil o povo gosta de uma boa mesa
faz parte da ceia de natal obrigatoriamente ,caso contrario nao tem charme .
Eu costumo fazer o mel +acetato balsamico ou Shyo no peru para que não ficque com gosto de docê.fica muito bom
Ótimas dicas! Aqui vai mais uma: minha mãe me ensinou a colocar 2 laranjas dentro do peru na hora de assar (se não for recheado). O suco da laranja garante a maciez e suculência da carne. Fica uma delícia!
obrigada por tão boas dicas.Eu, particularmente, não gosto nem um pouco do sabor do peru temperado sadia, então faço da seguinte forma, deixo o peru e os miúdos submersos por 1 dia dentro d’água para retirar todo aquele sabor industrializado. Aí sim, escorro e deixo marinar com meus temperos caseiros. Fica excelente, todos gostam.
Muito grata.
“banhar a carne do peru com algum suco cítrico”
Alguem tem algum sugestão de como fazer este suco?
Olá Rafael,
Uma das propostas é o Molho de Laranja com Mostarda, segue a receita no link.
Abraço,
Vânia
O meu eu deixo de molho no leite por duas horas dps lavo e secoe deixo marinar no champanhe e suco de laranja mais temperos por dez horas
Do molho que sobra na assadeira faço uma redução com mais champanhe cogumelos alecrim e raspas de laranja
Pedazo de aporte, me a encantado el articulo, sigue asi.