Oi pessoal! Para dar continuidade à nossa irresistível Semana da Criança no Guloso e Saudável que terminará no domingo, trago a vocês estas Bolinhas de Queijo e Azeitona!
As bolinhas são uma receita simples para adulto, mas a criança pode participar também de forma divertida como colaborador, o resultado eu tenho certeza que surpreenderá não só as crianças, como também muitos “grandinhos” (rsrsrs), a mistura de sabores do queijo ricota, azeitona e a parte externa coberta de massa cabelo de anjo, deixam as bolinhas de queijo e azeitona com uma crocância sem igual e deliciosas.
Se ainda se quiserem divertir-se mais e tornar as bolinhas mais saudáveis podem também preparar o Queijo ricota caseiro. Contem-nos o que acharam da receita, nós aqui em casa adoramos.
Bolinhas de Queijo e Azeitona
Categorias: | Pães e salgados, Liquidificador |
Autores: | Guloso e Saudável |
Rendimento: | 12 porções |
Tempo de preparo: | 5 minutos |
Tempo total de preparo: | 10 minutos |
Grau de dificuldade: | Fácil |
Comida: | Brasileira |
Porção: | 100 gramas (2 bolinhas) |
Ingredientes
- 160 gramas: Farinha de trigo branca;
- 250 mililitros: Leite desnatado;
- 1 colher de sopa: Azeite de oliva;
- 2 colheres de sopa: Salsa picada;
- 2 colheres de sopa: Cebolinha verde cortada;
- 1 colher de chá: Orégano desidratado;
- 100 gramas: Queijo ricota caseiro;
- 50 gramas: Azeitona verde fatiada ligth;
- 100 gramas: Queijo mussarela light;
- 1 unidade: Clara de ovo;
- 240 gramas: Massa Cabelo de Anjo.
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180°C.
- Peneire a farinha.
- Numa panela antiaderente, coloque o leite desnatado, o azeite e as ervas (menos o orégano). Espere ferver bem e adicione a farinha de uma vez. Mexa rapidamente até a massa soltar do fundo e da lateral da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.
- No processador, bata a ricota até esfarelar. Junte a mussarela as azeitonas e o orégano e bata mais um pouco.
- Abra uma porção de massa com a mão e recheie com um pouco da mistura de queijo. Feche bem, formando as bolinhas (renderam 24 bolinhas).
- Bata ligeiramente a clara, passe as bolinhas na clara e depois, empane no macarrão esfarelado.
- Coloque as bolinhas numa forma antiaderente (ou levemente untada) e leve ao por 20 minutos ou até dourar.
- Sirva as Bolinhas de Queijo e Azeitona de seguida.
- Obs. para o congelamento – as bolinhas podem ser congeladas antes de assar por 90 dias no freezer. Coloque uma ao lado da outra, em uma embalagem de plástico rígido ou filme de alumínio. Feche, etiquete e leve ao freezer.
- Descongele as bolinhas por 2 horas em geladeira e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar.
Valores nutricionais por porção
Açúcar: | 0,8 g | Beta-caroteno: | 63,1 μg |
Cálcio: | 109,1 mg | Calorias: | 129,2 kcal |
Carboidratos: | 16,2 g | Colesterol: | 8,5 mg |
Ferro: | 0,5 mg | Fibras totais: | 0,5 g |
Fósforo: | 91,2 mg | Gorduras: | 4,3 g |
Gorduras monoinsaturadas: | 1,9 g | Gorduras poliinsaturadas: | 0,4 g |
Gorduras saturadas: | 1,6 g | Magnésio: | 12,8 mg |
Potássio: | 64,2 mg | Proteína: | 6,3 g |
Selênio: | 8,8 μg | Sódio: | 96,9 mg |
Vitamina A: | 194,5 IU | Vitamina C: | 1,2 mg |
Vitamina K: | 12,8 μg | Zinco: | 0,6 mg |
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.
Esses bolinhos ficaram incríveis!
Achei o máximo o uso do cabelo de anjo, parabéns!
Um abraço
Léia
GOSTEI MUITO DESSAS BOLINHAS FICARAM UM MIMO.
BJS
Vânia…
Me encantei com essas bolinhas. Eu vou amar! Está indo para a minha lista de desejos na cozinha imediatamente.
Obrigada por dividir conosco.
Beijos!
Jú,
Adoramos que tenha gostado, são deliciosos.
Beijo
Vânia
Meu Deus…… ainda tenho um infarto aqui!!!!^^ Essas bolinhas tem que estar de morte!!! Eu querooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!^^
Oi Valéria,
As que fiz acabaram rapidinho, são fáceis e rápidas de fazer, faça uma surpresa às crianças quando voltarem do colégio tem as bolinhas de queijo e azeitona, as azeitonas espanholas são deliciosas.
Beijo
Vânia
Amei Vânia!!! To com água na boca rsss Mais uma opção para festinhas saudáveis!! E adorei a receita de ricota caseira! Faço coalhada e coalhada seca em casa, mas ricota nunca tinha visto! Vou experimentar!
Beijos,
Julia
Esta massa cabelo de anjo dá uma carinha ótima ao bolinho! 🙂 Fiquei com vontade! Bjos, Glau
fiz essa receita e so mudei uma coisinha no lugar de clara de ovo molhei no leite, ficou otimo e delicioso. bjs
Olá Sonia,
Obrigada pelo comentário, são mesmo muito agradáveis.
Volte sempre.
Beijo
Vânia
Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum… Bacana!