Saiba mais sobre o efeito das gorduras no organismo!
É impossível ter-se uma alimentação saudável com ausência de gorduras. Conheça mais no Tipos de Gorduras e os Efeitos sobre o Organismo!
As gorduras que consumimos são provenientes de diferentes alimentos pois são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, se consumidas nas proporções corretas.
Azeite Aromatizado com Ervas – Tipos de Gorduras e os Efeitos sobre o Organismo
As gorduras são bem toleradas e têm inúmeros efeitos benéficos. Mas, quando consumidas em excesso, sem controle os efeitos prejudiciais são muitos e rapidamente se fazem sentir no nosso estado de saúde.
As gorduras são classificadas como saturadas, hidrogenadas (trans), monoinsaturadas e polinsaturadas, consoante o tipo de ácidos gordos de que são compostas.
Tipos de Gorduras e os Efeitos sobre o Organismo
Gorduras boas, insaturadas, ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue
Gorduras polinsaturadas (ômega 3 e ômega 6)
- Ômega-6 (encontrado em óleos vegetais) e o ômega-3 (encontrado em alguns peixes – cavala, arenque, truta e sardinha e óleos dos peixes) em alguns vegetais e na sementes de linhaça, girassol e gergelim (sésamo).
Gorduras monoinsaturadas
- Encontradas em azeites de oliva, azeitonas, óleo de canola, amendoim, avelã, nozes, castanha de caju e abacate, margarinas feitas a partir de azeite e óleos de semente de colza.
Gordura insaturada – Polinsaturada e Monoinsaturada
- Ajuda a reduzir o colesterol ruim e o triglicérido (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas) e aumentar a pressão arterial.
- Consumo máximo => 44 gramas por dia.
Tipos de Gorduras e os Efeitos sobre o Organismo
Gordura que aumentam os níveis de colesterol sanguíneo
Gorduras saturadas
- Devemos alertar que as gorduras de origem animal são as principais fontes de gorduras saturadas na dieta da maioria das pessoas.
- Gorduras vegetais como (coco e palma) e gorduras hidrogenadas fornecem quantidades menores de gorduras saturadas.
- É aconselhável escolher aves ou peixes e produtos lácteos sem gordura o que auxilia na redução da ingestão de gordura saturada e no risco de doenças cardíacas.
- Presentes principalmente em carnes gordurosas, leite integral e derivados, creme de leite, leite condensado, natas, banha, coco, gordura de coco e azeite de dendê.
Efeitos
- Aumenta o colesterol LDL (colesterol ruim), que se deposita nas artérias, aumenta o risco de doença cardíaca.
- Quanto mais gordura saturada consumirmos na dieta, mais colesterol LDL haverá no corpo.
- Consumo máximo => 20 gramas por dia (dieta de 2000 calorias).
Gorduras trans (ácidos graxos transversos)
- As pesquisas também apontam que existe uma relação entre os ácidos graxos trans da dieta e as doenças cardíacas.
- No corpo, os ácidos graxos trans alteram o colesterol sanguíneo elevam o colesterol LDL (colesterol ruim).
- São ricas nesse tipo de gordura: as margarinas de tabletes, de consistência dura, gorduras industriais usadas em algumas fábricas em sorvetes, biscoitos recheados, gordura hidrogenada utilizada para fritura…
- É recomendável a diminuição da ingestão de ácidos graxos trans para diminuir o colesterol sanguíneo.
Efeitos
- A gordura trans é muito mais prejudicial do que a saturada já que altera o metabolismo lipídico, elevando os níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim).
- Uma dieta rica em gordura saturada, provoca aumento dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diminui o colesterol bom.
- Consumo máximo => 2 gramas por dia.
Tipos de Gorduras e os Efeitos sobre o Organismo
Olá queridos amigos!
É assim porque já não falamos à algum tempo. Como sempre aprende-se muito no Guloso Saudável. E as gorduras são o terror da culinária. Há que eliminá-las 🙂
Beijinhos
Olá,gostei muito dessa reportagem,sobre gorduras..e gostaria de saber quais os tipos de queijos que contem mais gorduras e os ideais para consumi-lo sem risco de aumento de doenças !!!!
Oi Adriana,
Estamos a elaborar um artigo sobre queijos, em breve publicaremos.
Abraço,
Vânia