Reduzir o Consumo de Açúcar Faz Bem à Saúde

6

Conheça os diversos tipos de açúcar, vantagens e desvantagens!

Quimicamente falando, açúcar é um grupo de carboidratos que são solúveis em água. Saiba mais continuando a ler Reduzir o Consumo de Açúcar Faz Bem à Saúde!

Açúcares mais  utilizados

Entre os açúcares mais utilizados temos a sacarose que é o açúcar da cana de açúcar e ou beterraba, a maltose que é o açúcar do malte, a lactose que é o açúcar do leite, a frutose que é o açúcar da fruta, …

O açúcar está presente em muitos compostos orgânicos e apresenta-se em formas variadas dependendo do composto natural no qual está presente.

O açúcar é um fator de aumento da obesidade, cardiopatias…

O açúcar junto com a gordura são apontados como os principais fatores do aumento da obesidade, também do surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até mesmo câncer.

Reduzir o Consumo de Açúcar Faz Bem à SaúdeReduzir o Consumo de Açúcar Faz Bem à Saúde – Mel de Rapadura Caseiro

Reduzir o Consumo de Açúcar Faz Bem à Saúde

Estudos científicos

Açúcar em excesso de açúcar pode ser nefasto ao fígado
  • Excesso de açúcar pode prejudicar o fígado de homens, afirma estudo elaborado na Universidade de Surrey, em Guildford, UK.
Açúcar em excesso aumenta o risco de tumores
  • Estudo do Anderson Cancer Center, Houston, Texas, USA, publicado na revista Cancer Research UK, o consumo de açúcar em excesso aumenta o risco de tumores nos seios e as metástases no pulmão.
Altas quantias diárias de frutose de prejudicam a memória
  • Pesquisa publicada no periódico The Journal of Physiology indica que consumir altas quantias de frutose diariamente pode prejudicar o aprendizado e a memória.
Altos níveis de glicêmia estão associados ao enfraquecimento da memória
  • Em 2003, pesquisadores da New York University (NYU), USA associaram altos níveis de glicêmia (não necessariamente diabéticos) com o enfraquecimento da memória.

Reduzir o Consumo de Açúcar Faz Bem à Saúde

Conheça alguns açúcares que consumimos

Mascavo ou mascavado
  • É o açúcar bruto, não recebe aditivos químicos, tem coloração escura, marrom, úmido, sabor forte, é extraído depois do cozimento do caldo de cana.
  • Como o açúcar mascavo não passa por refino, ele contém proteínas, quantidades micros de gordura, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1, B2, niacina, vitamina C, sódio, potássio, magnésio, cobre e zinco.
Demerara ou amarelo
  • Açúcar granulado, muito usado no preparo de doces. Não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são amarelo escuros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.
Orgânico
  • É diferente de todos os outros tipos porque não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. É mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante.
Cristal
  • Tem cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água.
  • Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira 90% dos sais minerais, mantêm só 10% de nutrientes.
  • Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces.
Refinado ou açúcar branco
  • É o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o ácido sulfídrico tornam o produto branco e mais doce.
  • A grande desvantagem é que o processo retira as vitaminas e sais minerais, deixando apenas as “calorias vazias” contém 0 (zero) desses nutrientes….
  • O açúcar refinado deveria ser abolido de todas as despensas, pois já é um produto sintético. É super concentrado em sacarose, e ao mesmo tempo está repleto de aditivos químicos.
Light
  • Origina-se da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, o que triplica o poder adoçante.
  • Um cafezinho necessita de 2 gramas de açúcar light ou 6 gramas de açúcar comum para ficar igualmente doce. Assim, quem consome o açúcar light ingere menos calorias.
Frutose
  • É o açúcar extraído de frutas, muitas vezes do milho. Sem precisar de nenhum aditivo, frutose é cerca de 33% mais doce que o açúcar comum, mas ela engorda sem oferecer qualquer nutriente. Como não se produz frutose no Brasil os preços são elevados.

Conclusão de Reduzir o Consumo de Açúcar Faz Bem à Saúde

A alimentação equilibrada previne o câncer
  • O açúcar originado da sacarose aumenta a acidificação do sangue, fermenta o sistema digestivo, altera a produção dos hormônios, entre outros.
  • De acordo com os pesquisadores de Harvard University, Cambridge, MA, USA, a alimentação equilibrada previne 25% de todos os tipos de câncer.
Dieta e exercícios físicos minimizam as cardiopatias
  • Se a dieta for combinada com exercícios físicos, os efeitos serão ainda melhores. Ela pode evitar até nove de cada dez casos de diabetes tipo 2 e reduzir o risco de doenças cardíacas em 90%.
Reduzir o consumo de açúcar faz bem à saúde
  • Estudos indicam que reduzir o consumo de açúcar faz bem à saúde. Para atingirmos níveis mais adequados de consumo, devemos reduzir em mais de 30% a ingestão diária de açúcar. Mas é possível reduzir o consumo do açúcar sem perder o sabor.

Também pode querer ler => O Açúcar Invisível nos Alimentos

Recomendações para se decidir consumir açúcar

  • Esta é uma questão cultural que pode ser resolvida com a redução gradual do consumo de açúcar e adoçantes.
  • É uma questão de pura decisão. Com o tempo o palato vai ficando cada vez mais preciso e eficiente na percepção dos sabores, pois o excesso de sabor (açúcar, adoçantes, sal ou pimenta) acaba por tornar nosso paladar “entupido e impreciso”.
Diminua em 50% a quantidade
  • Diminua a quantidade, pode diminuir em 50% gradualmente sem perder no sabor;
  • Aprenda a apreciar os sabores naturais;
  • Prefira o melado, ao açúcar mascavo ou mel, que também são de absorção rápida, mas são os “menos nocivos” porque ao menos contêm micronutrientes.

Quanto posso consumir?

  • Segundo recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização de Agricultura e Alimentos (FAO) e Organização Mundial da Saúde (OMS)  o consumo de açúcar não deve ultrapassar 10% das calorias na dieta.
  • Exemplo: um adulto que consome 1500 calorias por dia não deve ultrapassar 150 calorias por dia de açúcar.
Homens
  • Na prática os homens podem consumir em média 150 calorias por dia (37,5 gramas ou 3 colheres de sopa de 15 mililitros cada).
Mulheres
  • As mulheres podem consumir em média 100 calorias por dia (25 gramas ou 2 colheres de sopa de 15 mililitros).

Reduzir o Consumo de Açúcar faz bem à Saúde

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

6 COMENTÁRIOS

  1. Você saberia se existe alguma quantidade segura para o consumo de açúcar? Encontrei na internet qua a quantidade máxima de sal recomendado por dia, mas de açúcar não vi nada.

    • Oi Carol,
      Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o consumo do açúcar não ultrapasse 10% das calorias na dieta. Por exemplo: um adulto que consome 2000 calorias por dia não deve ultrapassar 200 cal/dia de açúcar.
      Essa proporção equivale a 4 colheres de sopa do açúcar de cana da sua preferência demerara, cristal…
      Abraço,
      Vânia

  2. Olá Vânia! Adoro o blog e todas as receitas e dicas… tenho uma dúvida, espero que você possa me ajudar…. o açúcar demerara pode substituir o açúcar branco em qualquer receita? ele tem o mesmo poder adoçante? Muito obrigada!

    • Olá Elaine,
      Obrigada pelo comentário. Com base no poder de adoçar sim, pode substituir, o sabor é ligeiramente diferente.
      Em bolos e tortas não se nota, os doces típicos ficam mais saborosos, mas varia de pessoa para pessoa, vai ter de testar e adaptar ao seu paladar.
      Abraço,
      Vânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.