Saiba a Diferença entre Cereais Integrais e Refinados

3

Os cereais integrais são mais saudáveis?

Cereais são grãos que nascem em espigas, por exemplo de milho, trigo, centeio, cevada, arroz, aveia, etc. Conheça a Diferença entre Cereais Integrais e Refinados .

Os cereais refinados são os mesmos cereais, entretanto seus grãos passaram por um processo para moer e separar algumas partes dos mesmos.

Quando os cereais são moídos, ou refinados, a camada externa (farelo) e o gérmen são removidos, deixando só o endosperma. A maior parte do valor nutricional do cereal desaparece porque, das três partes, o farelo e o gérmen têm a maior concentração de nutrientes.

Diferença entre Cereais Integrais e Cereais RefinadosSaiba a Diferença entre Cereais Integrais e Refinados

Saiba a Diferença entre Cereais Integrais e Refinados

  • Cereais Integrais (arroz, aveia, milho, trigo, e centeio)

Camada externa

  • Como o nome sugere, cereais integrais (inteiros) contém todos os elementos do cereal, ou seja:
  • A camada externa rica em fibra: o farelo.
  • A camada externa do cereal tem quantidades concentradas de vários nutrientes: fibras; vitaminas B; minerais; proteínas; fitonutrientes (substâncias encontradas naturalmente nas plantas que fazem bem para a saúde).

Camada intermediária

  • A parte intermediária é rica em nutrientes: o endosperma.
  • A camada intermediária (e maior) serve como o principal depósito de energia da planta. Ela contém: carboidratos; proteínas; pequenas quantidades de vitaminas B.

Parte interna

  • A parte interna é rica em nutrientes, minerais e vitaminas: o gérmen.
  • Embora seja a menor parte do cereal, o gérmen é rico em nutrientes. O gérmen se transforma em uma nova planta e, portanto, contém ricas reservas de importantes nutrientes: sais minerais; vitaminas B; vitamina E; fitonutrientes (substâncias encontradas naturalmente nas plantas benéficas à saúde).
  • Cada parte do cereal integral contém seus próprios tesouros nutricionais, mas é a combinação de todas as partes que trazem os benefícios do cereal integral.
  • Assim, ingerindo alimentos que contém cereais integrais, você obtém todos os benefícios adicionais dos nutrientes que não podem ser fornecidos só pela fibra.

Diferença entre Cereais Integrais e Refinados

Cereais integrais possuem mais nutrientes do que apenas fibra!

  • Algumas pessoas se confundem, pensando que os cereais integrais são apenas uma boa fonte de fibra. Embora eles contenham fibra, os cereais integrais fornecem a você mais benefícios do que apenas fibra.
  • A combinação de todas as 3 partes do cereal fornecem ao corpo todos os benefícios dos cereais integrais.

Também pode querer ler: As Vantagens dos Cereais Integrais, Conheça alguns Bons Motivos para Introduzir as Fibras na sua Alimentação, Aveia as Vantagens no Consumo.

Saiba a Diferença entre Cereais Integrais e Refinados

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.