Quem nunca se confundiu com os termos Light, Diet e Zero, fonte de, rico em ou fit?
Quais devem ser as características de cada um e saiba como escolher o alimento mais adequado para a sua dieta. Leia o artigo e Entenda o Significado dos Termos Light ou Diet ou Zero!
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), criou novos critérios de utilização dos termos para evitar mensagens enganosas ao consumidor e adequar as regras nacionais às utilizadas pelos países do Mercosul.
Entenda o Significado dos Termos Light ou Diet ou Zero
Entenda o Significado dos Termos Light ou Diet ou Zero
Diet
- O termo diet só pode ser aplicado a alimentos industrializados destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, lactose, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar.
- Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5 grama por cada porção de 100 mililitros – esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta.
- Atenção nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias.
Light
- O produto light passa a ser liberado apenas nos casos em que o alimento tiver, no mínimo, 25% a menos de um determinado nutriente (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, Sódio) que o produto normal da mesma marca, ou a média dos produtos convencionais à venda no mercado.
- Algumas marcas que não atenderam aos critérios da Anvisa, não são light estão a utilizar o termo “fit” e “estar leve”.
- O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.
Zero
- Os produtos zero não possuem muita diferença quando comparados aos produtos diet. Neles também existe a isenção de alguma substância presente no alimento original.
- A única mudança é que os alimentos zero geralmente possuem menos quilocalorias que os produtos originais.
Fonte de ou Rico em
- A Anvisa liberou uso de termos como “fonte de” ou “rico em” (exemplo) Ferro desde que cumpridas concentrações mínimas para o alimento. Para ser “rico” é preciso ter o dobro da substância presente no alimento que é “fonte”.
Não esqueça: antes de comprar e consumir um produto, verifique atentamente a tabela nutricional da embalagem (é obrigatória). Faça sempre a escolha de acordo com suas necessidades e restrições alimentares.
- No caso de dúvida, consulte um médico ou nutricionista.
- Também pode querer ler: Novos Critérios para Rótulos dos Alimentos.
Entenda o Significado dos Termos Light ou Diet ou Zero
Maravilha…este blog é muiiito bom…venho todos os dias ..quem entra aqui…só ganha..aprende muiiitas coisa necessarias pra nossa alimentação…sem contar as receitas…brigaduuuu
Amiga vc ja ouviu falar em PÃO DE QUEIJO congelado e que após pode fritar????
Teca,
Tentamos sempre minimizar as frituras só asso ou grelho o pão de queijo, nunca frito.
Obrigada pelos elogios e comentários, beijo,
Vânia