Entenda o Significado dos Termos Light ou Diet ou Zero

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Quem nunca se confundiu com os termos Light, Diet e Zero,  fonte de, rico em ou fit?

Quais devem ser as características de cada um e saiba como escolher o alimento mais adequado para a sua dieta. Leia o artigo e Entenda o Significado dos Termos Light ou Diet ou Zero!

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), criou novos critérios de utilização dos termos para evitar mensagens enganosas ao consumidor e adequar as regras nacionais às utilizadas pelos países do Mercosul.

Entenda o Significado dos Termos Light, Diet e Zero Entenda o Significado dos Termos Light ou Diet ou Zero

Entenda o Significado dos Termos Light ou Diet ou Zero

Diet

  • O termo diet só pode ser aplicado a alimentos industrializados destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, lactose, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar.
  • Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5 grama por cada porção de 100 mililitros – esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta.
  • Atenção nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias.

Light

  • O produto light passa a ser liberado apenas nos casos em que o alimento tiver, no mínimo, 25% a menos de um determinado nutriente (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, Sódio) que o produto normal da mesma marca, ou a média dos produtos convencionais à venda no mercado.
  • Algumas marcas que não atenderam aos critérios da Anvisa, não são light estão a utilizar o termo “fit” e “estar leve”.
  • O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.

Zero

  • Os produtos zero não possuem muita diferença quando comparados aos produtos diet. Neles também existe a isenção de alguma substância presente no alimento original.
  • A única mudança é que os alimentos zero geralmente possuem menos quilocalorias que os produtos originais.

Fonte de ou Rico em

  • A Anvisa liberou uso de termos como “fonte de” ou “rico em” (exemplo) Ferro desde que cumpridas concentrações mínimas para o alimento. Para ser “rico” é preciso ter o dobro da substância presente no alimento que é “fonte”.

Não esqueça: antes de comprar e consumir um produto, verifique atentamente a tabela nutricional da embalagem (é obrigatória). Faça sempre a escolha de acordo com suas necessidades e restrições alimentares.

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