Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas

0

Mas, cozinhar no micro-ondas é saudável?

O aparelho de micro-ondas é relativamente novo no Brasil, no entanto, ele surgiu por volta do ano de 1946 nos Estados Unidos. Continue a ler e Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas.

Todos nós já recebemos assustadores e-mails numerando os perigos do uso do forno micro-ondas. Lemos que é nefasto ao cérebro humano, reduz a capacidade de pensar, dizem também que aumenta o risco de câncer. Com tanta informação sobre o uso do forno micro-ondas, muitas pessoas ficam com medo do o usar…

Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas

Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas

O forno de micro-ondas é um dos eletrodoméstico mais utilizados atualmente.  Contudo, seu uso gera muitas dúvidas e até mesmo alguns mitos. Por isso, continue a lendo e Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas.

Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas

O micro-ondas é uma forma de cozinhar saudável como outras
  • Mas essa ideia de que o micro-ondas é pior do que outras formas de cozinhar não tem embasamento científico, explica o programa da BBC Two – Trust Me, I’m a Doctor (em tradução livre, Confie em Mim, Sou Médico).
  • O forno micro-ondas cozinha os alimentos usando ondas de energia semelhantes às de rádio, mas mais curtas. Essas ondas seletivas afetam principalmente a água…
  • As micro-ondas fazem com que essas moléculas vibrem e gerem calor, que rapidamente se estende às moléculas próximas para esquentar e cozinhar.
O que não pode colocar no micro-ondas
  • Não deve colocar objetos metálicos, como pratos de inox, frisos metálicos, papel Alumínio ou condutores. Também materiais que não resistem ao calor.
  • Ế importante observar na embalagem se está indicado para ser usado no forno de micro-ondas.
  • Recipientes fechados, alimentos com pele, casca ou membrana, como a batata, o tomate, a salsicha, ovo..., podem explodir dentro do forno devido à pressão do vapor.
  • Produtos aquecidos por longo tempo também podem incendiar dentro do forno.
  • Algumas pesquisas indicam que o plástico ao ser aquecido, libera substâncias que podem ser cancerígenas. Como o bisfenol-A ou BPA, que possui uma substância tóxica que não fica apenas no material plástico e passa para o alimento ou bebida contida na embalagem
Quais embalagens podem ser utilizadas no micro-ondas
  • São recomendas a louça, refratário, vidro, porcelana..., essas podem ser usados no micro-ondas sem problemas.
Saiba por que o prato de micro-ondas gira
  • Como o micro-ondas não aquece de forma uniforme a bandeja roda para aumentar a possibilidade de contato do alimento com as micro-ondas e assim, os alimentos são aquecidos de uma maneira mais uniforme.
As micro-ondas que escapam do forno
  • As ondas que podem escapar do micro-ondas são regulamentadas pela Food and Drug Administration (FDA ou USFDA), White Oak, Maryland, USA, é a agência federal norte-americana de vigilância sanitária, tem reconhecimento mundial e declara que as ondas são muito abaixo de um nível considerado perigoso para os seres humanos.
Os alimentos perdem os nutrientes ao serem aquecidos
  • O periódico Harvard Health Letter, da Harvard University, USA, com base em estudo, concluiu que o método de cozimento que melhor retém os nutrientes é o que cozinha rapidamente, aquece alimentos por curtos períodos de tempo e usa o mínimo possível de líquido.
  • O uso do micro-ondas atende a esses critérios, o que mantém mais vitaminas e minerais do que quase qualquer outro método de cozimento.
  • Um outro artigo publicado em 2009 no Journal of Food Science, Chicago, USA, concluiu, que o micro-ondas mantém melhor os níveis de antioxidantes de alimentos como por exemplo o feijão, aspargos e cebola do que a fervura, o cozimento na panela de pressão ou o forno.
  • Mas se o que mais preocupa é manter o valor nutritivo dos alimentos, cozinhar no vapor é uma ótima opção.
  • Os alimentos com alto teor de gordura oxidam-se mais facilmente no micro-ondas.
Saiba por que a comida não aquece por igual
  • Muitas vezes um alimento ao ser aquecido fica frio no interior e quente no exterior, isso é devido à profundidade de penetração das ondas do micro-ondas nos alimentos, pois é restrita a 1 ou 2 centímetros.
  • Também as partes do alimento com mais água esquentarão mais rápido, enquanto outras áreas mais secas demoram um tempo maior.
Qual o melhor micro-ondas ou no fogão?
  • As diferenças entre a perda nutricional dos alimentos cozinhados no fogão e no micro-ondas são pequenas.
  • O fogão é mais versátil, dizem preparar refeições mais saborosas, já o micro-ondas é mais prático, agradável. No fogão dá para grelhar, no micro-ondas pode descongelar.
  • Pode cozinhar em ambos, mas o micro-ondas é mais prático e rápido.
Cuidados com o micro-ondas
  • As saídas de ar devem estar sempre desobstruídas para aumentar rendimento e impedir o superaquecimento. Senão poderá desligar-se antes do tempo programado.
  • Os pés devem estar na posição correta e o espaço por baixo tem de estar vazio, assegurando um bom fluxo de ar.
  • Limpe o forno sempre que houver derramamento de líquidos, resíduos de gordura ou qualquer outro tipo de sujeira. Utilize um pano com água e sabão neutro para limpar resíduos de comida.
  • Mantenha sempre limpo o encaixe entre a porta e o forno. É importante este espaço estar sempre limpo para a porta fechar hermeticamente e não haver fugas de micro-ondas.
Algumas receitas já postadas feitas no micro-ondas

Acesse as receitas => clicando  nos links

Bolo de Abóbora Sem Leite no Micro-ondas

Bolo de Abóbora Sem Leite no Micro-ondas – Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas

Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose

Bolo de Chocolate na Caneca Sem Lactose

Palavras chave: sem lactose

Bolo de Chocolate na Caneca

Palavras chave:

Bolinhos de Chocolate Sem Glúten

Bolinhos de Chocolate Sem Glúten – Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas

Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose

Bolo de Chocolate e Morangos no Micro-ondas

Palavras chave: sem lactose

Bolo de Laranja na Caneca

Palavras chave: sem lactose

Muffin Salgado de Ricota

Muffin Salgado de Ricota – Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas

Palavras chave: receita para diabético, sem glúten

Queijo Coalho Chips

Palavras chave: receita para diabético, sem glúten

Batata Doce Palha no Micro-ondas

Receita de Batata Doce Palha no Micro-ondasBatata Doce Palha no Micro-ondas – Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas

Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose

Tire as Dúvidas Quanto à Utilização do Micro-ondas
Guloso & Saudável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui