Conheça Melhor a Mandioca e os Benefícios em a Consumir

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A mandioca foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento mais importante do século XXI.

A mandioca, conhecida por uns como aipim, por outros como macaxeira, faz parte da culinária típica brasileira. Continue lendo e Conheça Melhor a Mandioca e os Benefícios em a Consumir.

Está presente na mesa do café da manhã, do almoço, do jantar e em variadas receitas tradicionais, principalmente das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil.

Conheça Melhor a Mandioca e os Benefícios em a ConsumirConheça Melhor a Mandioca e os Benefícios em a Consumir

A mandioca tem variados componentes nutricionais muito benéfico ao ser humano, que ajudam o corpo a funcionar melhor, sendo um alimento apropriado para o pré treino e que auxilia no processo de emagrecimento.

Conheça Melhor a Mandioca e os Benefícios em a Consumir

Variedades da mandioca
  • Existem 2 especies de mandioca as doces ou de mesa (macaxeira, aipim, mandioca mansa) e as bravas ou amargas que são utilizadas na industria.
  • De acordo com pesquisadores da Universidade Federal do Pará, Guamá, Belém, PA, Brasil, em todo o território brasileiro existem mais de 4 mil variedades registradas.
  • A variedade mandioca brava ou amarga é venenosa possui alto teor de ácido cianídrico enquanto crua, mas perde sua toxicidade no processo do cozimento e torrefação. Com ela é produzida a farinha e a tapioca.
Como escolher
  • Dê preferências às menores e mais finas. A casca da mandioca deve ser uniforme e em tons de marrom. Se encontrar algum tipo de mancha, fungos ou umidade, não compre.
  • Se conseguir tirar pedaços da casca com a mão, isso significa que ela está fresca. Abaixo da casca observe se aparece uma camada rosa que protege o miolo.
  • A cor do miolo pode variar de branco a amarelo claro. O miolo inteiro deve ser uniforme e não apresentar nenhuma mancha. Verifique o cheiro, que deve ser bem suave. O miolo é ligeiramente úmido. Se estiver pegajoso, não compre!
  • Se for comprar a mandioca inteira é aconselhável que peça ao vendedor que as pontas para observar se é fresca. Analisar tanto a casca quando o miolo é essencial para comprar uma mandioca de boa qualidade.
Como conservar
  • Conserve na geladeira a mandioca descascada em uma vasilha aberta com água por até por 1 semana, ela não escurece e nem perde o sabor.

Dicas de Como Conservar Alimentos por Mais TempoConserve na geladeira a mandioca – Conheça Melhor a Mandioca e os Benefícios em a Consumir

  • Congele a mandioca embalada descascada dentro de sacos plásticos, dura cerca de 6 meses. Para descongelar coloque direto na panela com água, em fogo baixo, e deixe cozinhar até o ponto desejado.

Dicas de Como Conservar Alimentos por Mais TempoCongele a mandioca embalada – Conheça Melhor a Mandioca e os Benefícios em a Consumir

Formas em que é consumida
  • Mandioca de mesa: pode ser cozida, assada, frita;
  • Farinha de mandioca: após processo industrial, é muito consumida para acompanhar pratos como feijão, carnes, no Norte o açaí…;
  • O polvilho doce, ou fécula de mandioca, carimã ou goma, é o amido da mandioca: é utilizado na tapioca, pão de queijo, sagu, bolos…;
  • Polvilho azedo: é a fécula ou amido modificado por uma fermentação, é mais solúvel e absorve mais água. É muito utilizado para fazer biscoitos, pão de queijo, bolos…;
Cuidados com o consumo cru
  • Conforme pesquisa feita pela Universidade Federal de Campina Grande, PB, Brasil, o maior risco no consumo de mandioca é a intoxicação pelo ácido cianídrico, que causa dificuldades respiratórias e pode levar à morte em pouco tempo.
  • Porém, é raro que os humanos sejam intoxicados, já que as variedades de mandioca de mesa apresentam baixa toxicidade. Também o consumo acontece após ser processada em fábrica, cozida, frita ou assada (o veneno, ácido cianídrico é volátil), o que reduz a concentração de cianeto e torna a mandioca um alimento seguro para ser consumido.

Conheça Melhor a Mandioca e os Benefícios em a Consumir

Benéfico para diabéticos
  • A mandioca apesar de calórica, é indicado para diabéticos consumirem, pois tem baixo índice glicêmico. Possui dois tipos de carboidratos, a amitopectina e amilose, juntos evitam o pico de açúcar no sangue, assim a glicose é liberada lentamente no sangue o que é benéfico para diabéticos, mas deve ser consumida com moderação.
Combate ao câncer
  • Segundo estudos da Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Campo Grande, MS, Brasil, a mandioca tem uma substância, a linamarina, que pode ser usada no combate do câncer, como uma quimioterapia menos invasiva.
Minimiza o colesterol LDL
  • A mandioca é uma boa fonte de saponinas. Esses fitoquímicos auxiliam a minimizar o colesterol LDL (ruim) do sangue. Eles ligam-se aos ácidos da bile e colesterol, prevenindo que eles sejam absorvidos no intestino fino.
Ação anti-inflamatória
  • De acordo com o Journal of Inflammation Research a mandioca possui duas substancias que são as saponinas e polifenóis. Elas têm ação anti-inflamatória e analgésica e podem ser usados diretamente no tratamento da artrite reumatoide e osteoartrose.
Efeito antioxidante
  • Os efeitos antioxidantes das saponinas podem ajudar a proteger suas células dos radicais livres. Um estudo da Tianjin Universit, Tianjin, China, publicado em 2010 também descobriu que as saponinas podem ajudar a prevenir o câncer.

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