Saiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

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Mas o camarão faz bem ou mal à saúde??

O camarão é sucesso garantido nas mesas, em receitas deliciosas simples ou elaboradas como entradas, saladas, pratos principais… Continue lendo e Saiba os Benefícios do Camarão para a Saúde.

Além do camarão ser muito saboroso, tem propriedades benéficas para a saúde, como no combate à artrite e à artrose graças à glicosamina. A substância é eficaz na redução da velocidade do processo de desgaste das articulações, melhorando o estado geral e a qualidade de vida das pessoas com artrose.

Para que o camarão não perca as propriedades benéficas, o mais indicado é cozinhá-lo no vapor ou prepará-los no forno.

O camarão tem sabor muito delicado e qualquer interferência pode prejudicar o resultado da receita. Os chefs recomendam cuidado com temperos muitos fortes.

Saiba os Benefícios do Camarão para a SaúdeSaiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Variedades de camarão mais consumidas no Brasil
  • Rosa, Vermelho, Sete Barbas, Branco, Cinza (cativeiro), Cristalino, Rio Grande, Santana.
Como escolher
  • O camarão fresco é o que nunca foi congelado, só é conservado no gelo.
  • O Ministério da Saúde, Brasil, adverte que o camarão para venda deve estar com a cabeça presa ao corpo, a carapaça firme, brilhante, o olho brilhante e o cheiro agradável, (quando sem casca deve ser descascado na hora).
  • O camarão congelado deve ser conservado entre -25ºC a -15ºC.
  • Deve possuir as mesmas características do fresco e a embalagem deve estar bem fechada e com bom aspecto de conservação.
Como preparar
  • Seja em uma salada, entrada ou prato principal, o ideal é cozinhar por 5 no máximo 10 minutos ou ao mudar de cor, dependendo do tamanho.
  • Os camarões pequenos são indicados para caldos, risotos e massas, quando se deseja destacar mais o sabor.
  • Os camarões maiores devem ser usados quando eles serão servidos sozinhos ou quando o preparo exige grelhar ou assar. Neste caso, ele deve ser feito inteiro, com casca, e consumido assim.
  • As ervas mais indicadas são o tomilho, orégano, manjericão e alecrim pois são mais delicadas e ideais para agregar sabor.

Saiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Proteínas de valor biológico alto
  • Possui ótimos teores de proteína de valor biológico alto, ou proteínas completas, aquelas que têm aminoácidos em quantidades ideais.
Gorduras saudáveis
  • Ótima fonte de ômega 3, a gordura que pode reduzir a inflamação e o risco de doenças cardíacas, câncer e artrite, bem como ajudar na função cerebral.
  • Na composição tem cerca de 40% de ácidos graxos poli-insaturados e 20% de monoinsaturados. Pode ser consumido sem abusos, pois tem cerca de 30% de gordura saturada e colesterol.
Rico em vitaminas
  • Possui alto teor de vitaminas, como as do complexo B, que atuam no metabolismo, a vitamina D e E, que previne o aparecimento de doenças neurológicas.
Sais minerais
  • Possui bons teores de Cálcio, Iodo, Potássio, Selênio, Zinco…, que fortificam o sistema imunológico e ajudam na recuperação de lesões.
  • O Selênio neutraliza os efeitos prejudiciais dos radicais livres, que são a principal causa de câncer e outras doenças degenerativas.
Coração e sistema imunológico
  • Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicada no Jornal da Unicamp, Campinas, SP, Brasil, comprova que a cabeça, a casca e a cauda do camarão (que costumam ir para o lixo) é onde estão os maiores teores de proteína, ácidos graxos e ômega 3, nutrientes benéficos ao coração e sistema imunológico.
O colesterol dos alimentos aumenta menos o colesterol LDL que a gordura saturada
  • Segundo vários estudos metabólicos, o colesterol proveniente dos alimentos aumenta menos o colesterol LDL em comparação com a gordura saturada.
  • Ficou evidenciado em pesquisa da Rockefeller University, New York, NY, USA e da Escola de Saúde Pública da Harvard University, Cambridge, MA, USA, que analisaram uma dieta que continha 300 gramas de camarão (pessoas com níveis lipídicos normais).
  • A dieta com camarão aumentou os níveis de LDL (o mau) em 7%, mas também aumentou os níveis de HDL (o bom) em 12%.
Contraindicações
  • Tal como o ovo possui teor elevado de colesterol, mas é possível consumi-lo dentro de uma dieta saudável.
  • Devido a ter purina na composição, composto que aumenta o ácido úrico no organismo. Assim quem já sofre com o excesso de ácido úrico deve consumir controladamente.
  • A alergia ao camarão é uma reação alérgica que acontece imediatamente ou algumas horas após a ingestão do camarão. A alergia pode causar uma reação potencialmente fatal, conhecida como anafilaxia, é uma emergência médica que requer tratamento imediato.

Saiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

33 Receitas simples, rápidas, leves e saborosas

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Pimentão Assado Recheado

Pimentão Assado RecheadoSaiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Tempo de preparo: 20 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten

Arroz Cremoso de Camarão
Tempo de preparo: 55 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Tomate Recheado com Camarão e Arroz
Tempo de preparo: 50 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten
Risoto de Camarão
Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Bobó de Camarão com Mandioquinha
Tempo de preparo: 40 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Bobó de Camarão Light

Bobó de Camarão LightSaiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Tempo de preparo: 40 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose

Camarão na Moranga
Tempo de preparo: 1 hora 15 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten
Macarrão Integral com Camarão
Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave: sem lactose
Pizza Integral de Camarão
Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave:

Fettuccine com Camarão e Água de Coco
Tempo de preparo: 30 minutos
Palavras chave: receita para diabético

Camarão ao Molho de Tamarindo

Camarão ao Molho de TamarindoSaiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem lactose

Nhoque de Macaxeira ao Molho de Camarão
Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave:
Penne com Camarão ao Molho de Creme de Gorgonzola
Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave: receita para diabético
Espaguete com Frutos do Mar ao Molho de Iogurte
Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave: receita para diabético
Rigatoni ao Molho de Abobrinha
Tempo de preparo: 20 minutos
Palavras chave: receita para diabético
Suflê de Camarão

Suflê de CamarãoSaiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave: receita para diabético

Camarão com Creme de Milho Verde
Tempo de preparo: 50 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Espetinhos de Camarão na Grelha
Tempo de preparo: 15 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Camarão no Forno com Orégano e Pão Torrado
Tempo de preparo: 40 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem lactose
Camarão Cozido
Tempo de preparo: 10 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Camarão Flambado
Tempo de preparo: 10 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Repolho Crocante ao Creme

Receita de Repolho Crocante ao CremeRepolho Crocante ao CremeSaiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Tempo de preparo: 20 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose

Ceviche de Caju com Frutos do Mar
Tempo de preparo: 20 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Salada Tailandesa de Mamão Verde
Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave: baixo teor calórico, sem glúten, sem lactose
Salada de Quiabo com Camarão
Tempo de preparo: 35 minutos
Palavras chave: baixo teor calórico, receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Salada de Feijão Branco com Camarão
Tempo de preparo: 30 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten
Salada de Quinoa com Camarão e Radicchio

Salada de Quinoa com Camarão e RadicchioSaiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Tempo de preparo: 25 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose

Salada de Camarão com Melão
Tempo de preparo: 50 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten
Salada de Fusilli Integral com Frutos do Mar
Tempo de preparo: 30 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem lactose
Salada de Salsão com Molho de Iogurte
Tempo de preparo: 20 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten
Salada de Verão
Tempo de preparo: 20 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten, sem lactose
Molho de Abobrinha e Camarão

Molho de Abobrinha e CamarãoSaiba os Benefícios do Camarão para a Saúde

Tempo de preparo: 20 minutos
Palavras chave: receita para diabético, sem glúten

Molho Bechamel com Gorgonzola e Camarão
Tempo de preparo: 10 minutos
Palavras chave:

Saiba os Benefícios do Camarão para a Saúde
Guloso & Saudável

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