Arroz Integral é Super Benéfico Para a Saúde e é Nutritivo

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Sabia que o arroz integral possui 3 vezes mais fibras, 5 vezes mais vitaminas e 4 vezes mais Magnésio que o branco.

O arroz integral não é propriamente uma variedade de arroz, é uma forma de utilização dos grãos descascados, mas não polidos. Saiba mais lendo Arroz Integral é Super Benéfico Para a Saúde e é Nutritivo.

Por isso o arroz integral têm maior teor de fibras, vitaminas, é mais nutritivo, tem mais textura (fibrosa) ao mastigar, é diferente do arroz branco.

O arroz assim como o trigo, estão entre os cereais mais consumidos no mundo, principalmente na Ásia. O arroz alimenta mais da metade da população humana do mundo.

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O arroz é o fruto em grão da planta (Oryza sativa), uma herbácea anual da família das gramíneas. É muito cultivado em todo o mundo, de preferência nas regiões mais pantanosas de clima temperado, ou quente e úmido.
O arroz é cultivado no sudoeste da Ásia, na Índia e em Mianmara há mais de 5000 anos.

Variedades mais saudáveis de arroz
Arroz integral tradicional
  • Por não passar pelo processo normal de industrialização, o polimento, mantém a camada externa do grão, preservando os principais micronutrientes.
  • Contém 3 vezes mais fibras do que o industrializado, 5 vezes mais vitaminas e 4 vezes mais Magnésio.
Arroz negro
  • O arroz negro tem grãos curtos e arredondados, a textura é macia, o sabor é exótico, lembra avelã e a cor violeta é proveniente da antocianina, presente em vegetais que tem a cor avermelhada, roxa ou azul.
  • É um alimento benéfico à circulação sanguínea.
  • Em relação ao arroz branco, o negro possui 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas e é rico em ômega 3. Ainda tem vitamina A, C, E e complexo B.
Arroz vermelho
  • O arroz vermelho foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século XVI.
  • Por não passar pelo processo normal de industrialização, o arroz integral mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades.
  • Contém 3 vezes mais fibras do que o industrializado, 5 vezes mais vitaminas e 4 vezes mais Magnésio.
Como comprar e conservar
  • Tenha especial atenção no momento de compra, observe o aspecto geral do grão, forma e tamanho, assim como ao seu grau de limpeza, assegurando-se que os grãos não têm gretas nem estão escurecidos ou partidos.
  • Deve guardar-se num recipiente hermético, em lugar fresco e seco, qualquer que seja o tipo de arroz.
  • O arroz integral tem uma vida mais curta (sem abrir conserva-se 6 meses em lugar fresco e seco).
  • Os pratos de arroz cozinhados, podem ser congelados após adquirirem a temperatura ambiente.
Alguma informação nutricional do arroz integral
  • Na camada mais externa do arroz integral (não retirada na industrialização), tem lipídeos, proteínas, é também rica em vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina e alfa-tocoferol), sais minerais, fibras solúveis e insolúveis. Ainda é fonte de compostos fenólicos.

Arroz Integral é Super Benéfico Para a Saúde e é Nutritivo

Alguns benefícios do arroz integral
Redução de colesterol
  • Em um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, pacientes que fazem o uso de estatinas (medicamentos para redução do colesterol LDL o ruim).
  • Quem consumiu mais de 16 gramas ao dia de grãos integrais, como o arroz integral, reduziu ainda mais o colesterol LDL, em comparação com quem só usou o medicamento.
Minimiza a incidência de asma
  • Uma pesquisa sobre asma feita pelo Dutch National Institute for Public Health and the Environment, da Utrecht University, University Medical Center Groningen, contou com a participação dos pais de 598 crianças, entre 8 e 13 anos de idade.
  • Concluíram que as crianças que ingeriram mais grãos integrais (como arroz integral) e peixes tiveram uma incidência de 2,8%, as com baixa ingestão destes alimentos a taxa ficou em 16,7%.
Celíacos
  • Pode ser consumido por doentes celíacos (intolerantes ao glúten), já que não contém glúten na sua composição.
Auxilia emagrecer
  • De acordo com um estudo conduzido pelo American Journal of Clinical Nutrition, o arroz integral emagrece em relação ao branco, é a melhor escolha em termos nutricionais.
  • Pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition revelou que o aumento de peso está relacionado com o maior consumo de grãos refinados (como o arroz branco comum) e tem uma relação indireta com a maior ingestão de fibras, ou grãos integrais (como o arroz integral). O estudo foi feito com mais de 70 mil mulheres americanas, que não apresentavam doenças graves.
  • Em outro estudo, 40 mulheres que já eram obesas ou com sobrepeso, consumiram diariamente ou 150 gramas de arroz de integral outras 150 gramas de arroz branco.
  • Quem consumiu o arroz integral perdeu peso, diminuiu o IMC (índice de massa corpórea), a pressão arterial diastólica, as medidas de quadril e cintura.
Minimiza o câncer do cólon
  • O Selênio (existente no arroz integral) se junta a uma enzima antioxidante.
  • Pesquisa foi publicada no International Journal of Cancer notou uma relação entre uma diminuição dos riscos para câncer de cólon e níveis mais altos de Selênio.
  • No estudo foram avaliados o estilo de vida, os hábitos alimentares e amostras de sangue de mais de 500 mil pessoas, de diferentes países da Europa Ocidental.
Minimiza a glicose
  • Um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition, mostrou o consumo de arroz integral, em substituição ao branco.
  • Houve a diminuiu o nível de glicose no sangue tanto nos participantes saudáveis como nos diabéticos (a redução da glicemia foi de 35%).

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