Lentilha é um Alimento Poderoso para a Saúde

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Ajuda a fortalecer sistema imunológico, auxilia quem está de dieta e diminui o colesterol!

A lentilha é cultivada há cerca de 10.000 anos, é originária da Ásia, existe confirmação da existência, nessa época, na Síria. Saiba mais lendo Lentilha é um Alimento Poderoso para a Saúde.

É o tipo de alimento em que o tamanho não condiz com o potencial nutricional. Tem elevado valor nutricional, possui bom teor de proteínas, hidratos de carbono, onde se destaca o teor de fibra alimentar, sais minerais e é praticamente isenta de gordura.

Receita de Lentilha é um Alimento Poderoso para a Saúde

Lentilha é um Alimento Poderoso para a Saúde

Lentilha é um Alimento Poderoso para a Saúde

Benefícios em consumir lentilhas
  • É mais intensamente consumida na ceia de ano novo, a lentilha muitas vezes é esquecida no decorrer do ano, mas pode ser usada como substituta do feijão no dia a dia.
  • As lentilhas têm preparação simples, absorvem com facilidade o sabor de temperos ou de outros ingrediente e estão disponíveis no mercado durante todo o ano.
  • Apesar de ser rica em carboidratos, as lentilhas podem ser preparadas sem adição de gorduras, tornam-se assim uma ótima opção para dietas de emagrecimento.
  • A alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal, minimiza a prisão de ventre e o inchaço da barriga.
  • A lentilha é também uma fonte apreciável de Ferro, a biodisponibilidade do Ferro é potencializada se combinarmos ingestão da lentilha com um alimento rico em vitamina C, como acerola, limão, laranja ou salsa.
Estudos comprovatórios
  • O benefício das fibras da lentilha foi comprovado na University of Saskatchewan, Saskatoon, SK, Canada que estudou o efeito do consumo diário de 130 gramas de lentilha. Selecionou adultos de 19 a 38 anos, masculino e com dieta saudável, por 3 semanas. Após o período, o funcionamento intestinal ficou bem mais intenso.
  • Um grande benefício da lentilha é a sua elevada quantidade de fibras. Uma porção de 100 gramas de lentilha crua contém 30 gramas de fibras, a recomendação de consumo diário é de 25 a 40 gramas dia. Assim, a lentilha pode ser auxiliar importante na redução da taxa de gordura do sangue, quando elas estão acima do limite.
  • Um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Nutrição, da University of Toronto, Canada, e divulgado no Archives of Internal Medicine. Concluiu após 25 anos de acompanhamento que quem possuí dietas ricas em fibras como a lentilha previne 82% de doenças cardíacas e preserva a saúde dos vasos sanguíneos.
  • De acordo com uma pesquisa do Departamento de Nutrição do Hôpital Fernand-Widal, Paris, France os nutrientes, vitaminas e minerais que são encontrados na lentilha possuem uma função importantíssima. Ajudam no funcionamento do cérebro, deixando o sistema nervoso mais saudável.
  • Estudos feitos pelo Departamento de “Cereal Science and Food Technology” da North Dakota State University. Fargo, North Dakota, USA, mostraram que a lentilha minimiza as chances de se desenvolver a aterosclerose (tipo de arteriosclerose). Ela fornece uma porção de antioxidantes que são fundamentais para isso.
  • Estudo feito pela University of Manitoba, Manitoba, Canada e apresentado na conferência anual da American Heart Association, USA mostrou que a lentilha é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar no controle da pressão arterial.

Lentilha é um Alimento Poderoso para a Saúde

Variedades de lentilhas
  • As lentilhas classificam-se conforme são grandes ou pequenas em tamanho com inúmeras variedades para cada uma que se cultiva.
  • As mais populares são verde ou marrom (mais conhecida no Brasil), mas também existem com a cor preta, amarela vermelha e laranja. Além de variarem na cor, o paladar também têm alguma diferença, mas mantêm um forte sabor.
Lentilha marrom
  • A mais popular no Brasil, é a que se encontra com maior facilidade. A cor tem variações entre tons mais claros e escuros.
  • O tempo de cozimento é de 20 e 30 minutos
Lentilha verde
  • Tem tonalidades da cor entre verde, verde pálido ou verde e amarronzado. O sabor é mais forte e picante.
  • O tempo de cozimento é maior, cerca de 45 minutos.
Lentilha vermelha ou Libanesa
  • A cor varia entre amarelo, laranja e vermelho. Tem consistência macia, oferece à receita um sabor levemente adocicada.
  • O tempo de cozimento é cerca de 25 minutos.
Como comprar
  • As lentilhas no Brasil estão disponíveis nos mercados durante todo o ano. Normalmente estão à venda em embalagens (sacos, pacotes) ou em silos para venda a granel.
  • Sempre observe se as embalagens onde estão as lentilhas estão bem acondicionadas e se a loja, tem uma boa rotatividade do produto de modo a garantir a sua máxima frescura.
  • Ao adquirir lentilhas em sacos ou granel, observe se estão íntegras, sem marcas de esmagamento, sinais de umidade e com marcas de insetos.
Como armazenar
  • Armazene as lentilhas num recipiente hermeticamente fechado, num local fresco, seco e escuro. Assim, conservam-se até 12 meses.
  • Não esqueça fases distintas de secura, exigem diferentes tempos de cozimento.
  • Após cozimento, a lentilha pode ser conservada em geladeira em recipiente adequado por cerca de 3 dias ou no congelador por cerca de 3 meses.
  • Para congelar deve colocar os grãos cozidos em recipientes adequados e em porções a serem consumidas no dia.
Consumo ideal
  • O consumo recomendado da lentilha cozida, deve variar entre 3 à 4 vezes por semana, em uma porção média de 80 à 100g (uma concha), em substituição de outras leguminosas, como os feijões, ervilhas ou grão-de-bico.
Dicas de como preparar lentilhas nutritivas e saborosas
  • Devemos observar se existem corpos estranho (pedrinhas ou outros) dentro do pacote de lentilhas e fazer uma boa lavagem em água corrente antes de cozinhar.
  • Deve utilizar o fogo médio, cozinhe na proporção 1 medida de lentilha para 2 de água.
  • Quando ferver, deve aparecer uma espuma branca que pode retirar com uma escumadeira. A espuma provoca gases intestinais.
  • Mantenha a água fervendo pelo tempo necessário (20 a 35 minutos) em fogo médio baixo.
  • Se precisar repor água use água quente. Deixe a panela destampada para evitar passar do ponto.
  • Quando a lentilha estiver no ponto “al dente”, desligue o fogo. Agora prepare da forma que desejar, pode ser utilizado no preparo de sopas, pratos recheados, cozidos e saladas.
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Contra indicação

A lentilha é, ainda, rica em purinas. Nutriente cuja ingestão excessiva pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue. A ingestão de alimentos ricos em purinas deve ser moderada em indivíduos com hiperuricemia.

Lentilha é um Alimento Poderoso para a Saúde

Guloso e Saudável

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