Manga: Conheça os Motivos para a Incluir na sua Dieta

0

Consumir 100 gramas de manga por dia pode baixar os níveis da glicemia de adultos obesos…

Saiba dos incríveis benefícios da polpa da manga para a saúde para isso continue a ler o artigo Manga Conheça Motivos para a Incluir na sua Dieta. A manga é o fruto da mangueira, árvore nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas.

Foi popularizada na Europa pelos portugueses que a introduziram com sucesso no Brasil, Angola, Moçambique e em outros países tropicais. Incluir a manga no cardápio é uma delícia, é uma fruta muito saudável e versátil. Possui doses elevadas de carotenoides, vitamina A, antioxidantes, sais minerais, fibras, enzimas, calorias baixinhas.

A manga possui entre o nutriente substâncias antioxidantes benéficas à prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes…

Manga: Conheça os Motivos para a Incluir na sua Dieta

De acordo com o livro Healing Foods da DK Publishing, a manga contem enzimas que ajudam a degradação, digestão de proteínas e das fibras. Mantêm as funções digestivas funcionando de forma eficiente. A fibra dietética possui benefícios a longo prazo que incluem a redução do risco de desenvolver câncer de cólon e doença cardíaca.

A American Diabetes Association, USA, incluiu a manga na lista de frutas que podem ser comidas por diabéticos. Segundo eles, no plano de refeições, as frutas podem ser consumidas em troca de outros carboidratos, como amidos, grãos…

Manga Conheça Motivos para a Incluir na sua Dieta – Estudos comprobatórios

Obesidade
  • A manga pode ajudar a prevenir a obesidade. Estudo realizado pelos cientistas da Oklahoma State University, USA, defende que a manga preserva bactérias importantes da flora intestinal que combatem este problema.
Diabetes
  • Um estudo realizado na University of Oklahoma, USA, revelou que o consumo de manga ajuda a diminuir a resistência à insulina e melhora a tolerância à glicose em diabéticos.
  • Outro estudo da Faculdade de Ciências Humanas da Oklahoma State University, USA, descobriu que o consumo de de 100 gramas de manga dia pode baixar os níveis de glicemia de adultos obesos.
  • O estudo mostrou que os pacientes apresentavam níveis de açúcar no sangue relativamente mais baixos no final do estudo. Os participantes masculinos também apresentaram reduções na circunferência da cintura.
  • Um artigo da mesma universidade apresentado na ocasião apontou que, após consumir 10 gramas por dia de manga desidratada, durante 12 semanas, os voluntários obesos viram a glicemia baixar.
Risco cardíaco
  • Em um estudo da Louisiana State University, USA, cruzaram informações do Levantamento Nacional de Saúde e Nutrição, com quase 30 mil americanos.
  • Os resultados revelaram que quem consumiu manga teve níveis menores da PCR, proteína C reativa, que é um indicador de risco cardíaco. Entenderam que a manga provocou o bom funcionamento das artérias.
Câncer
  • Cientistas da Texas AgriLife Research, USA, realizaram um estudo com extratos de polifenol da manga em células cancerosas (in vitro) do cólon, mama, pulmões, leucemia e próstata.
  • Houve resultado benéficos na leucemia, nos cânceres da próstata e pulmão. Mas foi mais eficiente nos câncer de mama e do cólon.
  • Um estudo da Nutrition and Food Science da Texas A&M University, USA, avaliou os efeitos metabólicos do consumo diário de manga por 6 semanas entre participantes magros e obesos. Foi observado que o grupo magro reduziu a pressão arterial. O grupo obeso manteve o equilíbrio da glicose a longo prazo.
Variedades de mangas mais populares do Brasil
  • Existem mais de 1.500 variedades de manga espalhadas pelo mundo, na Índia, considerada a grande quitanda natural de mangas, estima-se que existam mais de 1.000.
  • No Brasil, as mangas mais populares são a rosa, a espada, a bourbon, a coitê, a tommy atkins, a keitt, a cavalo, a palmer, a haden...
Como escolher, comprar
  • As mangas podem estar disponíveis em diversas cores, formatos e tamanhos.
  • As mangas boas para consumo são suaves ao toque, macias, mas não moles ao ponto da casca se romper.
  • Prefira mangas que aparentem estar cheias, roliças e arredondadas. Estas serão as de melhor qualidade.
  • As mangas maduras devem ter aroma mais forte, adocicado e agradável no caule.
  • Evite escolher mangas com pele murcha ou enrugada. Não devem apresentar batidas, rachaduras ou estarem meladas.
Como conservar
  • Para conservá-la, basta mantê-la em lugar fresco e ventilado ou higienize, retire a polpa e congele.
  • Se a manga estiver verde, embrulhe-a em papel, assim vai acelerar o amadurecimento. Depois de madura dura poucos dias (2 a 3 dias).
Quanto consumir
  • Devem ser consumidas, diariamente, três porções de frutas e três de legumes e verduras. Deve consumir cerca de 100 gramas por dia da fruta ou 10 gramas por dia da manga desidratada para usufruir dos benefícios nutricionais.
Como consumir
  • A manga é uma das frutas tropicais mais procuradas do mundo. Pode ser consumida ao natural, pode preparar polpa, suco, refresco, sorvete, vitaminas, doces (vários), picles, molhos, saladas, chutney...
Algumas receitas já publicadas no Guloso e Saudável com manga
Acompanhamentos

Canapés de Tapioca com Manga

Canapés de Tapioca com Manga – Manga Conheça Motivos para a Incluir na sua Dieta

Outras receitas de acompanhamentos no link

Bebidas
Suco de Manga Refrescante

Suco de Manga Refrescante

Outras receitas de de bebidas no link

Doces e Sobremesas
Mousse de Manga com Chia sem Leite Condensado

Receita de Mousse de Manga com Chia sem Leite CondensadoMousse de Manga com Chia sem Leite Condensado – Manga Conheça Motivos para a Incluir na sua Dieta

Outras receitas de doces e sobremesas no link

Molhos
Chutney Diet de Abacaxi e Manga

Chutney Diet de Abacaxi e Manga

Outras receitas de molhos no link

Saladas
Salada de Manga Crocante

Receita de Salada de Manga CrocanteSalada de Manga Crocante – Manga Conheça Motivos para a Incluir na sua Dieta

Outras receitas de saladas no link

Tortas e Bolos
Torta de Manga Simples

Torta de Manga Simples

Outras receitas de tortas e bolos no link

Manga Conheça Motivos para a Incluir na sua Dieta

Guloso & Saudável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui