Qual é o melhor o branco ou o roxo?

Nativo da Ásia Menor, o repolho é uma crucífera descende de um ancestral selvagem comum a outros vegetais como a couve, a couve-flor e os brócolis. Saiba mais lendo o artigo Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes!

As crucíferas em geral são conhecidas pelos bons teores de substâncias antioxidantes. Acredita-se que o repolho chegou à Europa por volta de 600 a.C., trazido nômades de celtas.

O cultivo do repolho disseminou-se pelo Leste Europeu, por paises como Alemanha, Polônia e Rússia, e tornou-se um ingrediente de grande aceitação, muito presente na culinária típica de inúmeros países.

Repolho: Conheça os Benefícios e NutrientesSalada Fria de Repolho Roxo – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

Uma das receitas mais famosas é o repolho fermentado (sauerkraut ou em francês choucroute, aportuguesado em chucrute) que se popularizou com os navegadores alemães e holandeses, que preparavam o vegetal dessa forma. O repolho era uma forma suprir a tripulação com vitamina C para não contraírem escorbuto.

Os Padres da Companhia de Jesus em 1549 iniciaram o plantio de hortaliças no Brasil como: alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, inhames… Continue lendo o artigo Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes!

Repolho saiba mais
Variedades mais consumidas
  • Existem centenas de diferentes tipos de repolhos, sendo duas as variedades mais populares.
  • Os repolhos são comumente classificados de acordo com a forma da cabeça e a cor das folhas.
  • O repolho branco (verde) tem cabeça densa que pode ser redonda, chata ou pontuda, e as folhas são brancas (verdes).
  • O repolho branco possui maior quantidade de betacaroteno, provitamina A, que previne doenças como a catarata, e é rico em ácido fólico.
  • O repolho roxo é redondo ou com cabeça achatada, tem as folhas vermelhas ou roxas. Esta variedade é mais rica em nutrientes e substâncias antioxidantes.
  • O repolho roxo tem alto teor de antocianina (flavonoides), os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho tinto. O roxo também contém o dobro de Fósforo, e mais Selênio e vitamina C.
Como escolher
  • Escolha repolhos firmes e pesados. As folhas devem estar bem fechadas. Se estiver com muitas folhas soltas, o repolho não está em perfeito estado de conservação.
  • As folhas externas não devem apresentar manchas escuras e a cor deve ser viva, a parte central externa deve ser firme e clara, se esta mole e escura o repolho está velho.
  • Evite comprar repolhos pré cortados, pela metade ou desfiado, desde que cortado, começa a perder vitamina C.
Como conservar
  • O repolho permite uma conservação maior que muitos outros vegetais.
  • Descarte as folhas murchas e guarde, em um saco de plástico, na gaveta da geladeira, conserva-se por até 15 dias.
  • Se o repolho estiver parcialmente cortado, envolva em filme plástico e conserve na geladeira. Após cortado, perde rapidamente vários nutrientes, como a vitamina C, por isso deve ser consumido em cerca de 3 dias.

Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

  • Tem como vantagem ser um alimento barato, muito nutritivo e que pode ser utilizado de diversas formas. Em épocas de escassez de alimentos, ele foi a base de alimentação em vários países da Europa!
  • O repolho é uma boa fonte de vitamina C, é também rico em vitamina A e B6, possui substâncias antioxidantes.
  • Os vegetais da família das crucíferas, como o repolho, contêm antioxidantes que podem reduzir o risco de vários tipos de câncer.
  • O consumo de crucíferas frequente é associado à menor concentração do aminoácido homocisteína, no sangue. A alta concentração sanguínea desse aminoácido é fator de risco para doenças cardiovasculares.
  • Os carotenoides encontrados no repolho, como beta caroteno, luteína e zeaxantina são substâncias antioxidantes que, além de proteger de câncer, diminuem o risco de doenças oculares.
  • A vitamina C tem ação antioxidante, protege o organismo de infecções e facilita a absorção de Ferro.
  • A vitamina B6 entre outras funções é importante para o funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico.
  • A vitamina A protege o sistema de defesas do organismo e a saúde dos olhos.
Estudos científicos
  • Um estudo da Georgetown University, Washington, USA, comprovou que um composto encontrado no repolho e outros crucíferos conhecido por (DIM) tem sido eficiente em proteger dos efeitos prejudiciais da terapia de radiação.
  • Estudo científico realizado na University of Missouri, Columbia, USA, descobriu a apigenina, um flavonoide raro que faz parte de repolho e proporciona efeitos anti-inflamatórios.
  • A Medical School – University of Minnesota, USA, realizou testes onde comprovou que substâncias químicas encontradas no repolho, brócolis e couves penetram nas células vivas e travam a progressão do câncer.
  • Estudo  publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry concluiu que chucrute (repolho fermentado) é um inibidor câncer. A fermentação de repolho produz uma substância, o isotiocianato, que impede o crescimento do câncer.
  • A cor vibrante do repolho roxo é devida a substâncias conhecidas como antocianinas, que são flavonoides. Um estudo da Universidade de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil, concluiu que a administração de antocianinas é capaz de reverter altos níveis de ansiedade e deficit de memória.
Repolho dicas de preparo
  • Se notar sinais de vermes ou insetos, que eventualmente aparecem no repolho, mergulhe-o em água salgada ou água de vinagre por cerca de 15 a 20 minutos.
  • Ao cozinhar o repolho roxo, acrescente algumas gotas de vinagre ou de limão à água do cozimento para manter a cor viva das folhas.
Ideias para servir e receitas com repolho
  • O repolho pode ser consumido cru (cortado em tiras), refogado, em sopas, saladas ou sucos.
  • Aproveita melhor os nutrientes se o comer cru, cortado em tiras bem finas ou cozinhado levemente.
  • Pode ser temperado com vinagrete ou outros molhos (receitas no link) usados em saladas.
  • O repolho também pode ser refogado e acrescentado a sopas e cozidos de carnes e legumes.
Salada de Repolho Roxo, Damasco e Abacaxi

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Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

Ĝuloso & Saudável

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4 COMENTÁRIOS

  1. Vânia minha querida,
    Adorei saber mais sobre o repolho, eu prefiro o roxo apesar de consumir os dois.
    Belas sugestões, cada receita mais linda e apetitosa que a outra!

    Beijinhos, ótimo fds ♥

  2. Vania querida,

    Que delícia de post, quantas informações valiosas, e quantas receitas lindas!
    Sua postagem caiu no meu colo como um grande presente: minha cesta de orgânicos chegou, e o que veio nela? Um lindo pé de repolho branco!
    Vou ler com atenção todas as tuas receitas, e quem sabe não sai uma delas por aqui esse final de semana?
    Otimo fim de semana para vc querida!
    Bjs,

    Mari

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