15 Dicas para Conservar Alimentos por Mais Tempo

3

Aprenda a armazenar os alimentos e consiga que durem mais.

Após as compras muitas vezes não sabemos como conservar corretamente os alimentos para aumentar a vida útil. Esse conhecimento é fundamental, pois diminui os custos, minimiza o desperdício e pode fazer com que durem muito mais tempo. Conheça mais lendo Dicas para Conservar Alimentos por Mais Tempo!

Ninguém gosta de desperdiçar comida, ainda mais porque vivemos em um mundo onde segundo a Organização das Nações Unidas, ONU, uma em cada 8 pessoas passa fome. Em números absolutos, 868 milhões de seres humanos hoje não têm o que comer e no Brasil 13,6 milhões de pessoas (6,7% da população nacional) passam fome.

Grande parte dos alimentos é perdida durante a colheita ou no transporte, principalmente frutas, verduras, legumes… Mas nós consumidores também podemos auxiliar a diminuir essas estatísticas assustadoras, segundo um relatório publicado pela Institution of Mechanical Engineers, metade da comida comprada nos Estados Unidos e na Europa termina no lixo.

Dicas para Conservar Alimentos por Mais TempoBiomassa de Banana Verde Dicas para Conservar Alimentos por Mais Tempo

Cada produto tem seu tempo adequado de conservação no freezer, as carnes frescas de vaca ou porco duram cerca de 8 meses, já as de frango fresco e o peixe magro 6 meses e o peixe gordo ou camarão 3 meses.

Todas as embalagens do freezer devem ser etiquetadas com o nome do conteúdo e data do congelamento.

15 Dicas para Conservar Alimentos por Mais Tempo

  • Retarde o processo de amadurecimento das bananas envolvendo os cabinhos em filme plástico, esse procedimento provoca que não estraguem tão rápido.
  • Congele a Biomassa de Banana Verde em porções para consumir de uma vez, conserva-se por 4 a 6 meses. O consumo recomendado de biomassa é de 1 a 2 colheres de sopa ao dia.
  • Armazene suas batatas longe das cebolas, junto com as maçãs, isso evita que as batatas brotem. Assim como as bananas, as maçãs também liberam gás etileno. Isso faz com que alguns frutos amadureçam rápido, mas também previne que as batatas brotem de repente.
  • Pode congelar as bananas muito maduras após higienizadas, descascadas, cortadas em rodelas, adicione suco de limão, divida em porções de 1 banana para preparação posterior de sorvetes, picolés, smoothies. Duram de 4 a 6 meses.
    Dicas de Como Conservar Alimentos por Mais Tempo
  • Distribua morangos, mirtilos ou amoras em uma única camada, para mantê-las frescas (na geladeira), tire-as das bandejas onde normalmente são comercializadas e distribua-as em uma única camada, em um recipiente adequado. Assim o suco que vazar não contamina as camadas abaixo.

dicas_sobre_congelamento_alimentos_f

Dicas para Conservar Alimentos por Mais Tempo

  • Podem ser conservados no freezer também amoras, mirtilos, morangos, higienize as frutas e congele-as em separado, em um recipiente aberto, após congeladas guarde-as em sacos de plástico ou outro recipiente fechado.
  • Conserve os tomates de cabeça para baixo, armazene os tomates com a haste para baixo (em temperatura ambiente, e não na geladeira), essa posição prolonga um pouco a vida útil.

Dicas de Como Conservar Alimentos por Mais TempoDicas para Conservar Alimentos por Mais Tempo

  • Coloque coco ralado fresco em porções dentro de sacos plásticos específicos. Retire o ar máximo. Leve ao freezer, dura até 6 meses.
  • Conserve a macaxeira (aipim, mandioca), crua, após higienizada, descascada e cortada em pedaços por até 3 meses no freezer, pode também congelar apoś cozida.
    Dicas de Como Conservar Alimentos por Mais Tempo
  • A macaxeira (aipim, mandioca) pode também ser conservada  após higienizada, descascada e cortada em pedaços em uma vasilha coberta com água, dentro da geladeira por 7 dias.
    Dicas de Como Conservar Alimentos por Mais Tempo
  • Alimentos como a cenoura, a beterraba, chuchu, pepino, berinjela, jiló e pimentão duram mais quando fechados em embalagens ou sacos plásticos dentro da geladeira.
  • Pode conservar o frango desfiado em potinhos divididos em porções dentro do freezer por cerca de 60 dias (leia também: Formas Rápidas e Simples de Desfiar o Frango) .
    Dicas de Como Conservar Alimentos por Mais Tempo
  • Guarde os limões na geladeira para mantê-los sumarentos, segundo a America’s Test Kitchen a melhor forma de conservação é na geladeira dentro de saco plástico. Isso faz com que eles tenham uma vida útil maior.
  • Se é fã de Suco Verde, pode conservar no freezer a couve e o gengibre, após higienizados, em porções dentro de potinhos fechados por cerca de 15 dias.
    Dicas de Como Conservar Alimentos por Mais Tempo
  • Congele e preserve as ervas frescas em azeite de oliva. Higienize as ervas, seque, triture, cubra com azeite e coloque dentro de forminhas de gelo, após congeladas, coloque dentro de um saco de plástico e utilize normalmente para temperar.
  • O Caldo Caseiro de Peito de Frango (bem como os demais: camarão, legumes, peixe, carne…) podem também ser conservados na geladeira em recipientes higienizados por cerca de 7 dias e quando conservados no freezer em forminhas de gelo duram até 3 meses.
    Receita de Caldo de Peito de Frango Caseiro
  • Para conservar o manjericão, a hortelã, a salsa ou o orégano trate-os como trataria flores. Coloque-as no balcão da cozinha dentro de um copo com água fresca e elas durarão semanas, desde que troque a água a cada dois dias. Pronto, agora é só seguir as dicas diminuir os custos com a alimentação e evitar o desperdício!

Dicas para Conservar Alimentos por Mais Tempo

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Save

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, minha querida!
    Informações preciosas, obrigada por compartilhar!
    Eu nunca congelei ervas frescas, obrigada pelas dicas maravilhosas!

    Beijinhos no seu ♥

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui