Caqui, Conheça os Benefícios à Saúde

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Um fruto divino, em sabor e em benefícios à saúde!

O caqui possui vitamina C em quantidades significativas, mas não é esse nutriente que o destaca nos benefícios ao fortalecimento das nossas defesas, mas sim o alto teor de carotenos e a capacidade antioxidante. Saiba mais continuando a ler o artigo Caqui, Conheça os Benefícios à Saúde!

Em relação aos outros frutos frescos, apenas a manga e o damasco possuem níveis superiores de caroteno, têm grande capacidade de proteção das células dos danos provocados pelos radicais livres.

Este potencial pode ser potencializado se no momento do consumo se opta por se adicionar ao caqui canela, outro potente antioxidante. O caqui é um alimento rico em sais minerais, vitaminas A, C, fibras dietéticas solúveis e insolúveis.

Caqui, Conheça os Benefícios à SaúdeCaqui, Conheça os Benefícios à Saúde

Sabia que o caqui é um “fruto divino”? Em Portugal o caqui é conhecido como dióspiro, o nome (diospyro) διόσπυρος,  do grego que significa alimento de Zeus, enquanto caqui vem do japonês kaki – 柿.

Caqui, Conheça os Benefícios à Saúde

Variedades mais consumidas
  • No Japão existem catalogadas mais de 800 variedades.
  • As variedades mais consumidas no Brasil são o caqui rama forte, caqui fuyu e caqui giombo ou chocolate.
  • O caqui rama forte tem a casca fina, interior mais avermelhado, polpa de consistência gelatinosa e sabor mais adocicado, é o mais apreciado pelos no Brasil.
  • O caqui fuyu tem o tamanho maior que o rama forte, a casca tem o tom alaranjado.
  • O caqui guiombo ou caqui chocolate é adocicado e pode ter ou não sementes. Quando possui sementes, costuma ter a polpa mais amarronzada, por isso tem o nome de caqui chocolate.
Como escolher?
  • No momento da escolha, prefira o caqui sem imperfeições ou rachaduras, com coloração uniforme e firme.
  • É muito importante que seja protegido no momento do transporte, pois no caso do caqui rama, se maduro, pode ocorrer rachaduras e o processo de deterioração é muito rápido.
  • Para consumo posterior é melhor adquirir frutos não muito maduros, que podem ser conservados refrigerados.
  • O caqui só deve ser higienizado na hora do consumo, caso contrário, azeda facilmente.
Como conservar?
  • Quando maduro é recomendado guardá-lo refrigerado e deve ser consumido entre três a cinco dias no máximo.
  • O caqui pode ser congelar inteiro, em pedaços ou apenas sua polpa, dura vários meses. É recomendável que se adicione um pouco de suco de limão natural para evitar alteração da cor.
Como consumir?
  • O caqui pode ser consumido desidratado como passa de caqui, ou na forma de suco, smoothie, geleia, mousse, salada, outras inúmeras receitas, é um produto altamente nutritivo de sabor bastante agradável.
  • Receitas postadas com caqui no LINK.
Benefícios do caqui para a saúde
  • Foram realizados estudos para avaliar o caqui e foram reveladas inúmeras vantagens nutricionais, possuí alto teor de água, fibra, sais minerais, é um dos frutos mais bioativos e esta capacidade deve-se à presença de fitoquímicos, tais como os carotenoides.
  • Os taninos presentes no caqui comprovaram ter um efeito 20 vezes maior que a atividade antioxidante da vitamina E.
  • O potencial anticarcinogênico e antimutagênico dos taninos parece estar relacionado com a sua capacidade antioxidante, inibem a produção de radicais livres responsáveis por induzir alterações celulares envolvidas em doenças como a aterosclerose, as doenças inflamatórias e o câncer.
  • Estudo feito na Universidade de Brasília, UnB, Brasilia, DF, Brasil, comprovou que o caqui (Diospyros kaki) do tipo rama forte tem ação antioxidante, ou seja, reduz ou previne a oxidação, concluiu que o extrato de caqui inibe em até 90% o dano oxidativo dos radicais livres.
  • Em 2015, um estudo publicado no Food Chemistry, Journal, em que a amostra era constituída por 167 caquis produzidos em Espanha, revelou que é fonte de Potássio e Cobre, tem baixos níveis de Zinco e Sódio. É uma ótima opção para quem possui doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.
Precauções no consumo
  • O caqui proporciona muitos benefícios para a saúde, mas necessita de alguma cautela, não deve ser consumido em exagero, devido ao alto teor de tanino e frutose.
  • Evite comer caquis verdes pois contém um teor ainda mais alto de tanino, que torna o fruto amargo e adstringente (sensação de prender a língua).
  • Mas se comer caqui em quantidade moderada, usufrui de todos os seus benefícios sem efeitos colaterais.

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