Quimicamente, a vitamina C, tanto a natural como a sintética, parecem iguais…

Mas a vitamina C natural, contida nos alimentos, é mais benéfica que a versão química, pois a vitamina C dos alimentos está associada a outros micro elementos nutritivos muito benéficos ao nosso organismo e não possuem conservantes químicos, saborizantes e corantes. Saiba mais lendo o artigo Alimentos Ricos em Vitamina C!

A vitamina C, conhecida também por ácido ascórbico deve ser consumida regularmente porque facilita a cicatrização da pele, melhora a circulação sanguínea, é essencial para a formação do colágeno, a falta provoca má formação dos ossos, rigidez muscular, as mais diversas doenças da pele, cabelos…

A vitamina C é um dos mais poderosos antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres produzidos pelas células. Estes radicais livres aceleram o processo de envelhecimento celular.

Também facilita a absorção do Ferro, fortalece o sistema imunológico no combate às infecções e ainda auxilia a diminuir o nível de colesterol ruim.

Alimentos Ricos em Vitamina CConheça Alimentos Ricos em Vitamina C

Grande número de médicos persiste na dúvida acerca da necessidade de tomar vitaminas na forma de suplementos. Conheça mais no artigo Alimentos Ricos em Vitamina C, também pode ler: Conheça os Benefícios da Vitamina C para a Saúde, Benefícios das Frutas Para a Saúde: A Acerola, Goiaba: Conheça os Benefícios desta Super Fruta.

Conheça alguns alimentos ricos em vitamina C

*Atenção: valores em miligramas de vitamina C para porção de 100 gramas

Alimento

Vitamina C

Alimento

Vitamina C

01

Acerola

1677

11

Maracujá

70

02

Pimentão cru

190

12

Agrião

69

03

Goiaba

184

13

Mamão / papaia

62

04

Tomilho

166

14

Morango fresco

57

05

Caju

139

15

Repolho

57

06

Salsa

133

16

Laranja

53

07

Couve flor

120

17

Suco laranja

50

08

Couve

120

18

Limão

46

09

Kiwi

98

19

Toranja

37

10

Brócolis

93

20

Manga

28

Para aproveitar toda a vitamina C presentes nas frutas e verduras deve preferencialmente utilizá-los crus, mas podem ser cozidos, pois os vegetais cozidos ainda apresentam boas quantidades de vitamina C. Sendo que a melhor opção é cozinhados no vapor, pois quando o alimento é cozido em água as perdas de vitamina C são maiores, por ela ser hidrossolúvel.

Além disso, é recomendável sempre consumir frutas e verduras frescas ou sucos acabados de preparar.

Dose diária recomendada de vitamina C
  • Um artigo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition (revista científica mensal, publica sobre alimentos e nutrição) defende que a dose diária para adultos de Vitamina C passe de 75 a 90 para 200 miligramas.
  • Outro estudo também foi realizado pela Johns Hopkins University, USA, nele, os cientistas avaliaram a pressão arterial de pessoas que consumiam ou não a vitamina C. A conclusão é que, a ingestão média de 500 mg de vitamina C (ácido ascórbico) está associada a uma queda de 3,8 mm de Mercúrio na pressão arterial.
  • Estudos realizados na The University of British Columbia, Vancouver, Canadá confirmaram que entre os consumidores de vitamina C, o risco de desenvolver a gota (artrite reumatoide), um tipo de inflamação das articulações mais comum entre os homens, foi reduzido.
  • Houve uma pesquisa na Boston University Medical Campus, Boston University, Massachusetts, USA, publicada na revista Archives of Internal Medicine realizada durante 20 anos em 47.000 pessoas do sexo masculino e concluiu que o grupo que consumiu diariamente o suplemento de vitamina C teve 34% menos de chances de desenvolver a gota (artrite reumatoide) em relação ao grupo que não consumiu.
  • A dose diária recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde)  continua a ser 60 mg por dia.
  • Mas, como a poluição e os medicamentos podem diminuir a concentração de vitamina C no sangue, a dose corrigida de vitamina C deve ser de 120 mg por dia, para todos os adultos saudáveis, que corresponde a menos de uma goiaba ou um copo de 240 mililitros de suco de laranja, por exemplo.
  • Ressalta-se que indivíduos saudáveis geralmente não necessitam de suplementos de vitamina C, ela é facilmente adquirida através da alimentação e o organismo não armazena mais que o necessário. Isso quer dizer que, ingerir altas doses de vitamina C, exceto em casos especiais, é desnecessário.
  • A carência de vitamina C no organismo pode causar câncer, envelhecimento precoce, escorbuto, flacidez da pele e demora na cicatrização, entre outros problemas de saúde.

Conheça Alimentos Ricos em Vitamina C

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

2 COMENTÁRIOS

  1. Vânia querida,
    Não dá pra ficar sem essas preciosidades!
    Bela matéria, tudo bem esclarecido, valeu!

    Beijinhos ♥

Deixe uma resposta