Mas como minimizar o inchaço, ou retenção de líquidos?

Se percebe que seu peso aumentou de repente (é possível aumentar em até dois quilos em um dia), bem como as pernas ficaram pesadas e os seios inchados, é provável que esteja com retenção de líquidos (inchaço). Saiba lais lendo o artigo Como Minimizar o Inchaço com Alimentação Saudável!

O problema da retenção de líquidos acontece quando o nosso corpo não consegue eliminar os líquidos acumulados, pode ser decorrente de doenças hormonais, renais, cardiológicas…, período pré-menstrual, alimentação inadequada, excesso de consumo de sal, excesso de peso, sedentarismo. Esse incomodo inchaço acontece com mais frequência em dias de calor, pois acontece uma vasodilatação.

Como Minimizar o Inchaço com Alimentação SaudávelComo Minimizar o Inchaço com Alimentação Saudável

Como Minimizar o Inchaço, ou retenção de líquidos?

Cinco refeições diárias
  • Uma forma eficiente de minimizar a retenção de líquidos “inchaço” é praticar cinco refeições diárias, sendo elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, com ênfase no consumo de integrais (trigo, arroz, aveia…), frutas, frutas oleaginosas secas, água, água de coco, sucos, chás diuréticos, carnes magras grelhadas, legumes, verduras, queijo branco, laticínios magros.
Água e alimentos que hidratam
  • A água é a principal aliada para combater a retenção de líquido. Consumir cerca de 2 litros de água por dia (ou 35 mililitros de água por cada quilo de peso, se tiver 60 kg de peso são recomendados 2100 ml ou 2,1 litros), água, água de coco, sucos naturais sem açúcar, chás, é essencial não só para a hidratação do corpo como também para o bom funcionamento dos rins, o que ajuda a aliviar o inchaço do corpo.
  • Alguns alimentos que também hidratam: melancia, morango, abacaxi, pepino, abobrinha, acerola, tomate, agrião, cenoura, couve manteiga, couve-flor…
Evite bebidas gaseificadas
  • Evite consumir bebidas gaseificadas, os gases e o Sódio provocam um inchaço temporário, que agrava os sintomas de quem já sofre com a retenção de líquidos.
Pratique atividade física
  • O estresse e a vida sedentária são causadores de retenção de líquido. Pratique alguma atividade física para melhorar sua circulação e ganhar condicionamento físico. Evite entrar em situações de stress desnecessárias.
Diminuição do sal, Sódio
  • Para incrementar o aroma e sabor das suas refeições com a benéfica diminuição do sal substitua-o por temperos como salsa, alho, cominho, cebola, pimenta, noz moscada, orégano, manjericão, alecrim, gengibre…
O efeito benéfico do Potássio
  • Consuma frutas e vegetais nas suas refeições para maximizar o efeito benéfico do Potássio, permitindo a eliminação de líquidos, ajudando no combate a retenção de líquidos.
  • Alguns alimentos ricos em Potássio: damasco seco, banana, batata doce, pepino, abacate, beterraba… 
A deficiência de Zinco
  • Inclua alimentos ricos em Zinco na alimentação, a deficiência de Zinco pode colaborar para o aumento da retenção de líquidos.
  • Alguns alimentos ricos em Zinco: carnes magras, sementes de abóbora, feijão de soja, amêndoa, amendoim…
A deficiência da vitamina B6
  • A deficiência de vitaminas do complexo B principalmente a B6 pode ocasionar hipertensão, anemia, problemas na pele, câimbra, retenção de líquidos
  • Alguns alimentos ricos em vitamina B6: fígado, banana, sardinha, frango, batata, ameixa, avelã…
O consumo de fibras alimentares
  • O consumo de fibras alimentares equilibrado com o de líquidos favorece o trânsito intestinal e elimina a retenção de líquidos “inchaço”. A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30 gramas por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água em média.
  • Alguns alimentos ricos em fibras: feijão preto, ervilha, grão de bico, lentilhas, sementes de cereais, batata doce, frutas, brócolis, milho, soja…
Nunca ingira medicamentos diuréticos sem acompanhamento médico
  • Nunca ingira medicamentos diuréticos sem acompanhamento médico, tente diminuir a retenção de líquidos com mudança de hábitos.

Como Minimizar o Inchaço com Alimentação Saudável
Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta