Compulsão por Doces, Como Controlar?

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Você tem vício em açúcar? Saiba Compulsão por Doces, Como Controlar!

A maioria dos alimentos que mais causam prazer, os que provocam bem estar e trazem muita energia são os que mais viciam e engordam. Continue lendo para saber Compulsão por Doces, Como Controlar.

Muitas vezes tentamos nos enganar com o pensamento “mereço isto”  assim atacamos mais uma generosa porção de bolo ou outro doce da sobremesa, isso é: vício em açúcar ou compulsão por doces. A Fox News, destacou com base em diversos estudos que esta compulsão pode ser considerada tão séria e tão forte quanto o alcoolismo e o tabagismo.

As principais causas  para  a compulsão por doces são: resistência à insulina devido a desequilíbrio hormonal, alimentação não saudável ou estresse, distúrbios alimentares e a tensão pré-menstrual (TPM), saiba mais Como Controlar a Compulsão por Doces?

Como Controlar a Compulsão por Doces?

Compulsão por Doces, Como Controlar?

O açúcar está presente em inúmeros alimentos consumidos no dia a dia, como doces de compra, sucos, refrigerantes, pães, cereais, chás de compra…, e não acrescenta nada benéfico ao organismo a não ser energia, somente engorda e aumenta a probabilidade de ter cáries.

Estudos realizados sobre Compulsão por Doces, Como Controlar?
  • Os alimentos ricos em vitamina A como a abóbora, a cenoura, a laranja, o mamão saciam mais que as outras vitaminas. Estudos da Harvard University, Cambridge, MA, USA, indicam que existe uma relação entre a vitamina A e a leptina, o hormônio da saciedade, a falta de vitamina A diminui a produção de leptina e causa ataques de fome.
  • A Princeton University, NJ, USA e University of Minnesota, MN, USA, realizou testes com camundongos que mostraram que o vício em açúcar leva à compulsão e à síndrome de abstinência.
  • Uma pesquisa da Tel Aviv University, Tel Aviv-Yafo, Israel descobriu que comer um pedaço de pudim ou bolo (sem adição de açúcar), no café da manhã, diminui a vontade de comer doces durante o dia.
  • Uma nova pesquisa, da Tel Aviv University, Tel Aviv-Yafo, Israel, comprovou que quem come doce no café da manhã, perde peso com mais facilidade e não volta a engordar. Os cientistas explicam que uma dieta eficaz não só reduz medidas, mas controla a compulsão por doces e comida.
  • Após acompanhar um grupo de pessoas com sobrepeso com idade entrecalzone 21 e 40 anos, pesquisadores da University of Chicago, IL, USA, afirmam que o tempo e a qualidade do sono afetam não só a velocidade do emagrecimento em si, como também a vontade de fazer lanchinhos mais doces e calóricos. Entre os jovens que dormiram melhor, houve queda de 14% no apetite e de 62% no desejo por lanches muito calóricos.
  • Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que o consumo de alimentos ricos em fibras, 75 minutos antes de uma refeição, diminui o apetite.

Como Controlar a Compulsão por Doces?

  • Não tenha doces com açúcar em casa, assim se der aquela vontade louca o armário vai estar vazio.
  • A prática regular de atividade física ajuda muito a resistir aos doces. Com o exercício são liberadas substâncias no cérebro que nos dão sensação bem estar e provocam a diminuição da vontade de comer doces.
  • Para diminuir a vontade de comer doces com açúcar no café da manhã coma doces sem açúcar como geleias, sucos e frutas doces. Assim minimiza a vontade de comer doces durante o dia.
  • Prefira fazer os doces em casa pois pode escolha sabores fortes, como o chocolate amargo ou limão, troque os ingredientes por versões magras, como gelatina sem açúcar, iogurte natural desnatado e frutas, assim reduz muito as calorias.
  • Que tal quando pedir aquela super sobremesa dividir com alguém? Ou então congele em porções para comer no outro domingo ou divida com amigos. Assim diminui calorias e satisfazer sua vontade.
  • Se for mesmo comer um doce coma depois do almoço, como sobremesa, engorda menos. A absorção é mais lenta pois as fibras presentes na refeição reduzem a absorção do açúcar e engorda menos.
  • Se der vontade de comer um doce, pegue uma fruta. O açúcar das frutas é a frutose, são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais. Aquela maçã depois do almoço é uma boa escolha.
  • Escove os dentes após as refeições, antes mesmo da vontade de comer doce aparecer. Essa dica funciona.
  • Masque chiclete sem açúcar com sabor refrescante de hortelã (ou outro) junto com o ato da mastigação reduz a fome e a ansiedade.
Atenção
  • Para quem não fica sem um docinho, é preciso tentar controlar a quantidade e a qualidade, mas se não conseguir é importante procurar a ajuda do seu médico.

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