Há alguns anos atrás preparei uma  ricota caseira light que fez o maior sucesso. Agora, decidi fazer uma nova versão dela, porém, mais leve, com leite e sem lactose é a ricota caseira sem lactose. É mais difícil de chegar nessa textura, tive de utilizar mais suco de limão, mas o resultado final ficou incrível com um leve aroma de limão.

Uma das maiores vantagens da Ricota Caseira Sem Lactose além de ser saborosa e sem lactose, assim possibilitando que os intolerantes a lactose possam saboreá-la, é o fato que vai economizar bastante, cá entre nós, os produtos sem lácteos ainda estão muito caros. Fica a dica para todos! 

Esta ricota é muito, muito fácil de fazer e pode utilizar o queijo ricota com um delicioso pãozinho de coco, torradas, biscoitos, em sanduíches ou preparando massas, lasanha, tortas… Os ingredientes necessários para preparar este queijo ricota são somente dois, a preparação é rápida, fácil, o custo é baixo e é uma deliciosa opção de ricota sem lactose. 😉

E vale lembrar que por ser caseira é totalmente natural, ainda pode temperá-la com azeite e ervas de sua preferência. Garanto que vai ficar super saborosa. Vamos prepará-la hoje?

Receita de Ricota Caseira Sem Lactose

Ricota Caseira Sem Lactose

Categorias: Patês, pastas…
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 11 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo total de preparo: 20 minutos (+1 hora)
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Mundial
Porção: 30 gramas (2 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 2 litros: Leite semidesnatado sem lactose;
  • 12 colheres de sopa: Suco de limão natural.

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Modo de preparo

  1. Higienize os limões e extraia o suco.
  2. Aqueça numa panela o leite até atingir cerca de 90ºC, mas antes de ferver.
  3. Adicione uma pitada de sal, mexa, desligue o fogo e acrescente o limão, mexa até coalhar o leite, deixe descansar por 1 hora.
  4. Pode reaproveitar o soro e preparar um delicioso pão integral de soro de ricota.
  5. Cubra a peneira com um pano fininho e deixe escorrer naturalmente por 1 hora. Esprema e dê o formato que desejar. Se colocar numa forma pressione para dar o formato.
  6. De cada 2 litros de leite obtivemos 340 gramas de ricota sem lactose.
  7. Conserve o queijo ricota na geladeira, dura cerca de 5 dias.
  8. Sirva a Ricota Caseira Sem Lactose natural com pãozinho de coco, torrada, biscoitos, temperada ou na confecção de outros pratos.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 0,4 g Beta-caroteno: 0,5 μg
Cálcio: 269,7 mg Calorias: 94,9 kcal
Carboidratos: 11,9 g Colesterol: 7,6 mg
Ferro: 0,1 mg Fibras totais: 0,1 g
Fósforo: 210,9 mg Gorduras: 2,2 g
Gorduras monoinsaturadas: 0,6 g Gorduras poliinsaturadas: 0,1 g
Gorduras saturadas: 1,4 g Magnésio: 31,3 mg
Potássio: 361 mg Proteína: 7,5 g
Selênio: 4,7 μg Sódio: 72 mg
Vitamina A: 387,1 IU Vitamina B12: 0,8 μg
Vitamina C: 9,9 mg Zinco: 0,9 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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11 COMENTÁRIOS

  1. Oi Vânia!
    Adorei a sugestão, pois é perfeita para pessoas com intolerância a lactose, a textura ficou maravilhosa!
    Uma ótima semana, bjs!

    • Olá Caroline,
      Caso queira preparar tofu caseiro, clique co link que existe a receita no blog, assim como outras pastas feitas de tofu. Se utilizar leite de soja, o queijo será tofu…, mas pode substituir, sim depois conte-nos o resultado.
      Boa receita, abraço,
      Vânia

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