Você conhece os benefícios desta planta super poderosa?

A hortelã é uma erva bastante popular e ao ver-se essas simples e aromática folhinhas não imaginamos o quanto  podem ajudar na manutenção da saúde de nosso corpo. Conheça razões para consumir hortelã lendo este artigo.

Participa de inúmeras receitas de saladas, carnes, aves, na cozinha árabe, bebidas, drinks como o mojito, é utilizada para fins medicinais, na industria de balas, chicletes, cosméticos …

A hortelã é uma planta aromática, tem ação terapêutica pois contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, sais minerais, ácido fólico e a riboflavina. Consumida adequadamente a hortelã proporciona muitos benefícios. Favorece a expectoração do catarro das mucosas, tem ação estimulante e tônica para o aparelho digestivo.

Receita de Razões para Consumir HortelãRazões para Consumir Hortelã


Variedades mais utilizadas de hortelã
  • As mentas ou hortelãs estão entre as plantas condimentares e medicinais mais utilizadas do mundo.
  • Podemos dividi-las essencialmente em dois grandes grupos:
  • A hortelã comum ou hortelã verde, não contém mentol e é usada para fins culinários, é algo doce, agradavelmente pungente, lembra o sabor do limão ou maçã.
  • A hortelã-pimenta, tem sabor mais forte, mentolado, doce e picante. A boca fica um pouco adormecida, com hálito agradável e fresco.
  • A hortelã-pimenta é a mais utilizada para fins medicinais, no fabrico de pastilhas elásticas, pastas de dentes e cosmética. É desta hortelã que se extrai o óleo essencial.
Como conservar a hortelã
  • A maneira mais fácil de ter sempre hortelã fresquinha em casa é plantá-la em um vaso.
  • Após colhidos os ramos de hortelã, para a conservação por mais de 1 dia deve higienizá-la, secá-la.
  • Em seguida forre uma caixa plástica com papel toalha, coloque-a dentro e feche. Guarde na geladeira e conserva-se assim por cerca de 1 semana.

Razões para consumir hortelã

  • Um estudo da Newcastle University, no Reino Unido, provou que uma xícara de chá de um tipo de hortelã tem propriedades analgésicas equivalentes às de alguns remédios. O estudo foi apresentado no International Symposium on Medicinal and Nutraceutical Plants, New Delhi, India e publicado na Acta Horticulturae Journal.
  • Estudos da Universidade de Brasília, UnB, Brasil, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa comprovou os saberes dos povos antigos. A hortelã é eficiente para combater vermes (principalmente amebas e giardia).
  • Segundo estudo da University of Maryland, USA, a hortelã tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.
  • De acordo com um estudo da Wheeling Jesuit University, USA, o cheiro e o sabor da hortelã têm efeitos em funções cognitivas. Inclui funções como raciocínio, resolução de problemas, formação de conceitos, julgamentos, atenção e memória.
  • Em um estudo da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil, a mentha têm indicação etnofarmacológica para distúrbios gastrointestinais. A etnofarmacologia é o estudo do conhecimento popular sobre fármacos.
  • Estudo da Universidade de Vila Velha, UVV, Brasil, apontou que a hortelã previne o envelhecimento celular e também vários tipos de câncer. O estudo foi divulgado na Industrial Crops and Products, USA.
Na cozinha onde utilizar a hortelã ou menta
Cuidados com o consumo de hortelã
  • Não exista evidência cientifica que o consumo de chá de hortelã durante a gravidez aumente o risco de aborto. Mas consulte o seu médico quanto ao consumo.
  • Em caso de consumo excessivo de hortelã pode causar cólicas, diarreia, sonolência, dores musculares, diminuição da frequência cardíaca e tremores.

Razões para Consumir Hortelã

Guloso & Saudável

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia Vânia!
    Adorei a postagem, eu tenho hortelã plantada no meu quintal, muito aromática e saborosa, gosto de adiciona-na nos sucos, agora com os dias mais quentes fica super refrescante!
    Uma ótima semana!

Deixe uma resposta