Motivos para Consumir Mais Pepino

3

O pepino já faz parte da sua dieta? Sabe por que o pepino é tão saudável?

O pepino (Cucumis sativus) é considerado por alguns sem graça e com poucos benefícios para a saúde. Mas na verdade o pepino contêm uma variedade de nutrientes e fitoquímicos importantes para a prevenção doenças cardíacas, câncer e problemas de pele. Leia o artigo Motivos para Consumir Mais Pepino para saber mais!

Possui entre 90 a 95% de água na composição, por isso possui baixíssimo teor calórico, as calorias são negativas. 

O pepino não é refrescante apenas por seu alto teor de água. Mesmo quando exposto ao sol forte no verão, mantém a temperatura interna cerca de seis a oito graus centígrados mais baixa do que a temperatura ambiente.

Motivos para Consumir Mais PepinoMotivos para Consumir Mais Pepino!

Variedades mais consumidas de pepino
  • O pepino aodai tem a casca lisa, é verde-escuro e tem 20 a 25 centímetros de comprimento, é bastante resistente, mas não é considerado o mais saboroso.
  • O pepino caipira possui frutos cilíndricos retos, tem 10 a 16 centímetros de comprimento, casca verde clara, com manchas verde escuras na região do pedúnculo e sabor agradável, sem amargor.
  • O pepino japonês é considerado de alta qualidade e agradável sabor, os frutos têm 10 a 16 centímetros de comprimento, são verde-claros, com manchas verde-escuras na região do pedúnculo é o que apresenta os frutos mais finos e alongados.
Como escolher os pepinos
  • Devem ser firmes, arredondados nas bordas, a casca deve estar lustrosa e brilhante, com cor viva. Evite os pepinos que apresentam a cor amarela. Se a casca estiver rugosa, o pepino já passou do ponto.
  • Para saber se o pepino está bom para o consumo, dê pequenas batidas com o nó dos dedos na parte central do fruto. O som produzido não deve ser oco.
Como conservar os pepinos
  • Não devem ser deixados à temperatura ambiente por muito tempo, pois murcham e tornam-se flácidos.
  • Os pepinos devem ser guardados na geladeira, coloque-os em saco plástico perfurado (para evitar a condensação da umidade) e guarde na parte mais baixa da geladeira por até uma semana.
  • Se não utilizar o pepino todo, cubra-o com filme plástico e guarde na geladeira por um a dois dias.

Benefícios e Motivos para Consumir Mais Pepino

  • Os principais nutrientes encontrados no pepino são Potássio, Fósforo, Cálcio, Magnésio, também as vitaminas A, B5, C, K e os carotenoides, substâncias antioxidantes associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
  • O pepino contem lignanos, substância fenólica que está relacionada com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, útero e próstata.
  • Devido ao seu baixo teor calórico (possui calorias negativas) e grande quantidade de água, o pepino é um super hidratante, deve estar na dieta ideal das pessoas que buscam um corpo saudável.
  • O pepino ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos, promove a perda de urina e reduz, desse modo, a retenção de água.
  • Os alimentos como o pepino que são ricos em Potássio, Magnésio podem ajudar na redução da pressão arterial.
  • Pelo teor de água e a fibra dietética presente no pepino auxilia na digestão dos alimentos. O consumo diário de pepino pode-se considerar como uma ajuda para a prisão de ventre.
  • Pepino tem nível glicêmico insignificante. Além disso, ajuda na produção de células beta, que são necessários para a síntese de insulina no corpo. O pepino pode ser muito benéfico para pacientes diabéticos.
Ideias para servir pepino

Pepino Recheado – Motivos para Consumir Mais Pepino!

Motivos para Consumir Mais Pepino!

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 COMENTÁRIOS

  1. Adorei, e se quiser mais uma dica, pois todos dizem que ele é indigesto, é só deixar pelo menos 20 minutos na água filtrada, com uma colher de sal e uma de vinagre, depois de fatiado é claro. Pronto é só escorrer e consumir.

    Dou para o meu pai todo dia na hora do almoço, ele nunca mais teve pressão alta.

    Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui