Cravo da Índia, Saiba mais Benefícios

1

O cravo da Índia foi classificado como “o melhor antioxidante natural”!

O cravo da Índia possui inúmeros benefícios, auxilia na redução de peso, é um ótimo condimento, possui propriedades afrodisíacos, medicinais, utilizam o óleo do cravo da Índia nas indústrias alimentar, farmacêutica, odontológica e cosmética. Cravo da Índia, Saiba mais Benefícios lendo o artigo!

O cravo da Índia é uma planta medicinal, conhecido como cravo, cravinho, girofleiro ou craveiro-da-índia. O botão florar (não aberto) seco, é usado como tempero e também pelas propriedades termogênicas, bactericidas, fungicidas, antiviral, inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes e analgésicas.

O eugenol é um composto obtido do óleo do cravo da Índia (possui 70 a 80% de eugenol) é um poderoso antisséptico, utilizado na odontologia como analgésico, no tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarreia, perfumaria, como inseticida, repelente entre outros.

Cravo da Índia, Saiba mais BenefíciosCravo da Índia, Saiba mais Benefícios

O perfume do cravo é proveniente principalmente de um dos componentes, o eugenol.

O cravo da índia é muito empregado para tempero de doces em geral, carnes, presunto, carnes de caça, picles e até legumes. O chá é medicinal, termogênico e tem várias versões, podendo ser consumido quente ou gelado.

Conheça melhor o cravo da Índia
  • As partes utilizadas do cravo da Índia são os botões florais e o óleo essencial.
  • O tamanho das plantas varia, podendo medir desde apenas 20 centímetros nas anãs, até mais de 10 metros de altura. Os cravos da Índia podem crescer selvagens, em jardins e até em vasos com variedades anãs.
Como escolher o cravo da Índia
  • Por ser menos perecível, dê preferência ao cravo inteiro, que dura até um ano quando é protegido do sol.
  • Para testar a qualidade dos cravos, coloque um ou dois num copo com água. Se flutuarem na vertical, estão excelentes. Os que não flutuarem na vertical perderam as propriedades.
Como conservar o cravo da Índia
  • As flores são colhidas ainda em botão e devem ser colocadas para secar ao sol por cerca de 4 dias, até adquirirem uma coloração escura. Conserve em recipientes de vidro ou porcelana.

Conheça melhor os benefícios do Cravo da Índia e saiba mais como usá-la no dia a dia, tendo uma vida mais saudável.

Cravo da Índia, Saiba mais Benefícios

  • Uma pesquisa da Espanha, Universidad Miguel Hernández de Elche, testou 5 especiarias da dieta mediterrânea, o cravo da Índia, o orégano, o tomilho, o alecrim e a sálvia. Concluíram que o cravo tem alto teor de fenólicos que são antioxidantes, anti-inflamatórias e anticoagulantes.
  • Com base no resultado do estudo a revista Flavour and Fragrance classificou o cravo como o melhor antioxidante natural.
  • Um estudo da Faculty of Unani Medicine, da Índia concluiu que o  extrato etanólico de 50% do cravo da Índia produziu um aumento significativo na atividade sexual (o cravo da Índia é considerado afrodisíaco na China).
  • A Universidade Agrícola do Paquistão realizou um estudo e descobriu que o cravo da Índia auxilia a função da insulina para controle do açúcar no sangue, torna-a mais eficiente.
  • Um estudo com 73 adultos realizado pelo Kuwait University, Kuwait, descobriu que uma preparação oral contendo cravo da Índia é tão eficaz quanto a benzocaína para aliviar a dor causada por injeções orais.
  • Estudo do Instituto Nacional do Câncer da Índia em Chittaranjan concluiu que o cravo faz com que as células malignas se suicídam, ou até com que as células pré-malignas não progredam. Outros estudos indicam que os cravos minimizam o câncer da pele e do aparelho digestivo.
  • Estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Brasil, concluiu que a solução aquosa tem maior poder larvicida, matando a maioria das larvas de mosquitos de A. darlingi e de A. aegypti após 24 horas de exposição.
Receitas com cravo da Índia no blog

Receita de Ketchup Caseiro DietCatchup Caseiro Diet – Cravo da Índia, Saiba mais Benefícios

Receitas já publicadas no link com Cravo da Índia.

Cuidados com o cravo da Índia
  • O óleo essencial pode causar irritações na pele e só deve ser usado interiormente sob recomendação e supervisão médica.
  • O cravo-da-índia está contraindicado no período da amamentação, em crianças com menos de seis anos de idade ou em doentes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas.
  • Na gravidez, o uso de cravo da Índia só deve ser utilizado sob indicação médica.

Cravo da Índia, Saiba mais Benefícios

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

1 COMENTÁRIO

  1. Que aula maravilhosa! Grande aprendizado!
    Esse seu cantinho é muito bom querida Vânia!
    Eu já conhecia algumas propriedades do cravo da índia, agora estou mais
    bem informada ainda!

    Bjs, sucessos sempre! ♥

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui