Saiba Qual Vinagre Escolher para Realçar o Sabor!

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Não sabe qual vinagre escolher para a salada?

Mas não fique na mesmice! Mude a cor, o sabor de suas receitas, aproveite os benefícios do vinagre e dê no dia a dia um toque especial às suas refeições. Isso fará com que não enjoe e continue consumindo com prazer verduras e legumes na sua dieta. Lendo o artigo saberá Qual Vinagre Escolher para Realçar o Sabor!

Na Idade Média os vinagreiros, artesãos da época, embora dominassem a arte de fabricar o vinagre, ignoravam o motivo da transformação do álcool em ácido acético, vinagre. O cientista francês Louis Pasteur, em 1864, comprovou que a transformação ocorre pela ação de bactérias.

Saiba Qual Vinagre Escolher para Realçar o Sabor!Saiba Qual Vinagre Escolher para Realçar o Sabor!

Embora o nome se origine do vinho, o vinagre pode ser feito a partir de vários alimentos que, fermentados, transformam-se em álcool, como maçã, arroz, champanhe, cereais maltados, entre outros e a partir do álcool destilado.

O vinagre é um item indispensável em todas as cozinhas. É utilizado para temperar saladas, realçar o sabor de carnes, peixes, legumes, doces

Benefícios do vinagre para a saúde
  • Estudo japonês publicado na  Nutrition Reviews comprova o efeito benéfico do vinagre sobre o metabolismo da glicose, o perfil lipídico e a diminuição do peso corporal, foi conduzido pela Central Research Institute of the Mizkan Group Corporation, Japan.
  • Em uma pesquisa feita pela University of Arizona, Tucson, Arizona, USA, foram acompanhados 30 voluntários por 30 dias, 15 tomavam uma colher sopa de vinagre antes do almoço e outra antes do jantar (sem fazerem alterações na alimentação). Quem tomou emagreceu, em média, 2 quilos.
  • O Journal of Food and Chemistry, USA, publicou um estudo que comprova que tomar duas colheres de sopa de vinagre diluído em água antes das principais refeições ajuda a reduzir índices de gordura corporal, os níveis de triglicérides no sangue e até a circunferência abdominal.
  • Um estudo citado no Journal American Diabetes Foundation publication Diabetes Care, afirma que o consumo de vinagre antes das refeições aumenta a sensibilidade à insulina, reduz de forma dramática a insulina e os picos de glicose que ocorrem após as refeições.
Cuidados com o excesso de consumo
  • Por causa de sua acidez, o vinagre em excesso pode corroer o esmalte dos dentes. Esse efeito, porém, só ocorre com o consumo contínuo.
  • Por ser uma fonte natural de sulfitos alimentares, o vinagre pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis, como dores abdominais ou de cabeça.
Como comprar o vinagre
  • Ao comprar, verifique a procedência, data de embalagem e se o vinagre está estocado ao abrigo da luz e calor.
  • O vinagre deve ser guardado em local escuro, fresco e seco. O calor pode fazer com que microrganismos se desenvolvam, alterando o produto.
  • No Brasil, por causa do calor, um bom local para conservar o vinagre é na geladeira, na parte de baixo da porta.
Variedades mais utilizadas e qual vinagre escolher?

Cada tipo de vinagre é indicado para associações culinários diferentes e na hora de escolher o vinagre observe se a intensidade de cada ingrediente está em harmonia.

Confira sugestões para saber qual vinagre escolher.

Vinagre de álcool
  • É produzido da fermentação acética de soluções aquosas de álcool, originárias do álcool etílico potável, é muito forte e pobre em nutrientes.
  • É utilizado para conservas, temperos e também como produto de limpeza.
Vinagres Aromatizados
  • Podem ser aromatizados com ervas, especiarias, frutas ou alho.
  • São indicados para molhos de saladas e os com frutas são utilizados no preparo de doces.
Vinagre de arroz
  • É produzido unicamente da fermentação de arroz, é muito suave, é usado na preparação de arroz do sushi e em outras receitas orientais.
Vinagre balsâmico
  • É o único que não é feito a partir de um produto alcoólico, é produzido a partir de uvas de colheita tardia.
    É aromático, denso, levemente adocicado, é indicado no preparo de saladas, marinadas, legumes e também para a base de molhos ou para dar um sabor mais sofisticado a bifes, peixes grelhados e frutas secas..
Vinagre de champanhe
  • É um ingrediente suave e refinado lembrando o champanhe. Possui leve sabor adocicado e é utilizado para saladas frias e vegetais.
Vinagre de maçã
  • Tem sabor mais suave e menor acidez que o de vinho, é obtido a partir do suco de maçã que sofre uma fermentação alcoólica, é um fermentado acético de maçã.
  • Possui propriedades antissépticas, antibióticas e antioxidantes.
  • É indicado para preparo de pratos frios como saladas, conservas, pratos agridoces.
Vinagre de mel
  • É obtido pela fermentação do mel de abelha.
  • Utilizado para elaboração de doces, xaropes e como auxiliar em dietas nutricionais.
Vinagre de vinho
  • Origina-se unicamente da base de vinho branco ou tinto, é o mais puro dos citados possuí os nutrientes do vinho, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É ideal no preparo de peixes, carnes, saladas e pode substituir o limão.
  • Depois do vinagre de álcool, este é o mais consumido no Brasil.
Vinagre de xerez
  • É típico da Espanha, possui sabor delicado e exclusivo. É indicado no preparo de saladas, para aromatizar pescados, carnes brancas e também no preparo de alguns tipos de drinques.

Saiba Qual Vinagre Escolher para Realçar o Sabor!

Guloso & Saudável

 

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2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei essa informação sobre o vinagre, mas gostaria de sabe r qual dos vinagres é mais indicado para baixar a glicose. Voce sabe me informar?
    Obrigada
    Martha

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