Benefícios da Couve para Saúde

2

Os benefícios da couve para saúde mais parecem a bula de algum remédio…

A couve tem inúmeras utilizações medicinais divulgadas através de milênios. Couve é o nome mais conhecido, genérico, das diversas variedades da espécie Brassica oleracea…, a que também pertence o repolho, couve-flor, brócolis, rúcula, rabanete, nabo, mostarda… Lendo Benefícios da Couve para Saúde conheça mais!

A couve é na verdade uma variedade do repolho, com folhas menos fechadas e mais macias, é um importante ingrediente da feijoada brasileira e indispensável do caldo verde, que herdamos de Portugal. Tem baixo custo é fácil de encontrar o ano inteiro e pode facilmente cultivar em casa.

Benefícios da Couve para SaúdeBenefícios da Couve para Saúde

A couve tem propriedades específicas das crucíferas, família a que pertence. Caracterizada pela presença de uma flor de quatro pétalas dispostas em forma de cruz, assim como o brócolis, rabanete, nabo, entre outros.

As crucíferas vem sendo estudadas pelo efeito preventivo em doenças, como as de pulmão, cólon, mama, ovário, próstata e rim.

Conheça alguns dos benefícios da couve para saúde
  • Possui substâncias antioxidantes, como também é rica em Cálcio, Magnésio, importantes para a formação e manutenção da massa óssea. É também fonte de Ferro e de vitaminas C, K e B6.
  • Comer couve todo dia deixa cérebro 11 anos mais jovem, diz um estudo realizado na Rush University Medical Center, USA, uma porção de folhas verdes escuras por dia rejuvenesce o cérebro.
  • Cientistas da Rutgers, The State University of New Jersey, USA, descobriram que a cúrcuma, ingrediente do curry, quando é consumido com couve-flor ou brócolis, tem efeito benéfico contra o câncer de próstata. O estudo foi divulgado pela revista Cancer Research.
  • Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil, diz que 100 gramas da folhas têm 3 gramas de fibras, cerca de 12% da quantidade a ser ingerida diariamente.
  • Estudo realizado na Patologia da Faculdade de Medicina da University of Minnesota, USA, demonstrou que nutrientes de repolho, brócolis e couves penetram nas células vivas e freiam a progressão do câncer.
  • Outro estudo feito na State University of New York, USA, (Medicina Social e Preventiva) descobriu que consumir uma porção de repolho por semana reduz a possibilidade de sofrer de câncer em cerca de 66%.
Variedades mais conhecidas de couve
  • No Brasil, a preferência nacional é a couve-manteiga, tradicional na feijoada, mas outras são apreciadas, herança da culinária portuguesa.
  • A couve-manteiga, também chamada mineira ou couve comum, tem folhas grandes e lisas.
  • As mais conhecidas são a couve-manteiga, portuguesa, galega, lombarda, crespa ou de Saboia, Bruxelas, rábano, couve-flor, repolho, brócolis, nabos, nabiças…
Como escolher as couves
  • As folhas devem estar com aspecto de frescas, ou seja, sem manchas escuras ou amarelas, sem sinais de murcha e com os talos firmes.
  • As folhas de couve são comercializadas na forma de maço ou já picada e embalada. É fundamental que esse produto esteja exposto em áreas refrigeradas para garantir a adequada conservação.
  • Não compre se as folhas estiverem murchas, se tiverem pontos escuros, principalmente nas bordas, cheiro alterado ou folhas moles.
  • Nas couves de folhas mais fechadas, como a tronchuda, prefira as que tem o mínimo de folhas se desprendendo do caule.
Como conservar as couves
  • Para que as couves durem mais tempo, guarde as folhas inteiras, sem retirar o talo.
  • A couve é uma hortaliça que se conserva por pouco tempo, murcha e amarela rapidamente. Em temperatura ambiente, com os talos dentro de água em local bem fresco, dura cerca de um dia.
  • As couves com as folhas mais fechadas, como a tronchuda, têm uma durabilidade maior, cerca de duas semanas, as com folhas mais macias duram, cerca de uma semana, guardadas na geladeira, em saco plástico fechado.
  • Depois de fatiada, a couve deve ser conservada na geladeira dentro de saco plástico fechado e no máximo por dois dias.

Receita de Chips de CouveChips de CouveBenefícios da Couve para Saúde

Ideias para servir couve
  • A couve pode ser consumida crua, na elaboração de saladas e sucos, refogada ou como ingrediente de sopas, farofas e cozidos.
Receitas já postadas com couve, clique nos links

Suco de Couve com Melão e Gengibre

Benefícios da Couve para Saúde

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vânia!
    Eu adoro couve e cultivo elas na minha pequena horta em casa, gostei muito de saber sobre os benefícios da couve para a nossa saúde, ótimas informações!
    Um abraço!

  2. Vânia minha querida,
    eu não fico sem essas preciosidades aqui em casa.
    Aqui em casa só tomamos sucos naturais e o de couve está sempre em nossa mesa.
    Amei a sua postagem, valeu pelas informações!

    Bjs ♥

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui