Conheça os Benefícios em Comer Cenoura

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Afinal a cenoura faz bem para os olhos, é verdade ou mito?

Sim, é verdade a cenoura é benéfica à visão, mas não acredite em resultados milagrosos. Muitos apregoam os benefícios da cenoura de maneira exagerada. Continue lendo o artigo e Conheça os Benefícios em Comer Cenoura.

As cenouras contêm betacaroteno que o nosso organismo converte em vitamina A, essencial para o processo visual, particularmente beneficia a visão noturna. A cenoura é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil e no mundo. No artigo Conheça os Benefícios em Comer Cenoura!

Conheça os Benefícios em Comer CenouraConheça os Benefícios em Comer Cenoura

A popularidade da cenoura talvez se deva ao sabor adocicado, que é de fácil aceitação e devido à ampla divulgação das ótimas propriedades nutricionais.

Conheça melhor os Benefícios em Comer Cenoura
  • A cenoura é ótima fonte de vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina também possui bom teor de Cálcio e Potássio.
  • As cenouras são excelentes fontes de carotenoides, compostos antioxidantes que auxiliam em diversas funções do organismo.
  • Os betacarotenos, principais compostos presentes na cenoura, ajudam a proteger a visão, principalmente a visão noturna e reduzenm riscos de doenças oculares relacionadas à idade.
  • Uma pesquisa realizada na Newcastle University Upon Tyne, UK, descobriu que a cenoura ajuda a previne possíveis cânceres.
  • Segundo a pesquisa, a substância falcarinol, presente na cenoura, é capaz de reduzir em até 1/3 o desenvolvimento de tumores cancerígenos.
  • O estudo foi publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry.
  • Outro estudo realizado no Istituto di ricerche farmacologiche “Mario Negri”, Italia indica que o risco de ataques cardíacos é reduzida em 30% para quem consome cenoura regularmente.
  • A importância da ingestão de cenoura na prevenção de problemas cardíacos tem sido enfatizado por médicos e equipas de investigação.
  • Segundo investigação conduzida a Edinburgh Wolfson Gastrointestinal Laboratories, Western General Hospital, Edinburgh, o consumo regular de cenoura reduz os níveis de colesterol em 11% em questão de três semanas.

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Conheça os Benefícios em Comer Cenoura

Variedades mais populares de cenouras
  • Existem variedades diferenciadas pelo formato, comprimento e cores diferentes, mas as mais vulgarizadas sãos as alaranjadas.
  • Além das cenouras convencionais, é possível ainda encontrar as cenouras baby, normalmente comercializadas já higienizadas.
  • Algumas marcas comercializam cenouras baby verdadeiras, mas outras, comercializam uma “falsa cenourinha”, que nada mais é do que a cenoura comum cortada em forma de pequenas cenourinhas.
Como escolher as cenouras
  • Se quer levar para casa cenouras tenras e durinhas, então escolha as cenouras perfeitas, lisas, firmes, (se conseguir entortá-las para o lado com facilidade, não compre), elas devem estar sem quebras ou rachaduras.
  • A cor deve ser laranja uniforme e intensa, sem pigmentação esverdeada na parte superior.
  • O ideal é que tenham até 20 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro em média — cenouras muito pequenas são mais fibrosas.
Como conservar as cenouras
  • Conservam-se bem em geladeira por até 15 dias, sem as folhas, dentro de um saquinho plástico, se estiverem picadas, duram menos tempo.
  • As cenouras congeladas duram até um ano sem perder sabor nem consistência – para isso, ferva as cenouras por 5 minutos, coloque numa vasilha com gelo e água, seque bem e coloque em saco plástico sem ar.
Dicas de consumo de cenouras
  • As cenouras podem ser consumidas como picles, cruas ou cozidas em saladas, também em sopas, sucos e bolos.
  • Sempre lave a cenoura com uma escovinha antes de utilizá-la. Depois disso, raspe a casca com um descascador de legumes ou faquinha.
  • Cenoura é saudável sendo consumida cozida ou crua, mas se cozinhar a cenoura torna os nutrientes mais biodisponíveis que quer dizer mais fáceis de ser assimilados pelo organismo.
  • Procure cozinhar as cenouras por pouco tempo, para conservar o sabor e os nutrientes.
  • As folhas da cenoura podem ser aproveitadas para preparar um refogado, bolinhos, suflês e recheios de tortas.
  • Receitas doces e salgadas com cenoura já publicadas no blog no link.

Conheça os Benefícios em Comer Cenoura

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1 COMENTÁRIO

  1. Querida Vânia!
    Novo enriquecimento de saberes que daqui eu levo. Curiosamente a cenoura é o legume que gosto menos, mas como. Cozida e crua em salada, mas adoro legumes e como pouca carne, ainda viro vegetariana. Gostei muito
    Beijinho

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