Conheça os Benefícios de Consumo da Abóbora

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Sabia que a abóbora auxilia a emagrecer, rejuvenescer, evita doenças e fortalece o sistema imunológico?

A abóbora é fruto da aboboreira, abobreira ou jerimunzeiro, tem como nome científico – cucurbita, os nomes populares os mais variados como abobra, bobra, jerimu, jurumu, jerimum, abóbora-da-quaresma, moranga, mogango, gila ou chila (Pt.)… Conheça os Benefícios de Consumo da Abóbora continuando a ler o artigo.

Chegou ao Brasil com os portugueses, na época do descobrimento, hoje é cultivada em todo o país. Na abóbora aproveita-se tudo desde a polpa, as sementes, as folhas e até mesmo o miolo.

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São inúmeros os benefícios de consumo da abóbora, é uma rica fonte de vitamina A, C, E, ainda possui outras vitaminas (têm propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres), carboidratos, proteínas, pouquíssima gordura, sais minerais, possui também bastante água e fibras.
As sementes (e o óleo extraído delas) são boa fonte de Zinco, Ferro e gorduras insaturadas (benéficas ao coração).

Conheça os Benefícios de Consumo da Abóbora

Variedades mais populares da abóbora
  • Abóbora de pescoço ou abóbora seca é a maior chega a pesar 15kg, tem casca verde escura com rajadas alaranjadas.
  • Jacarezinho, ou Xingó a forma é globular achatada, tem casca grossa e gomos suaves, pode ser consumida cozida, refogada ou recheada.
  • Spaghetti tem forma alongada, com casca lisa e fina. Quando cozida, solta fibras semelhantes ao espaguete. Pode ser colocada em molhos, macarronada e no preparo de doces.
  • Paulistinha tem uma forma cilíndrica, casca fina. Pode ser consumida cru em saladas ou cozida.
  • Abobrinha menina ou gigante cilíndrica, tem a casca fina e o pescoço grande. Pode ser cozida, em bolos e doces.
  • Moranga tem o globular achatado, casca fina e gomos definidos. Consome-se cozida, recheada e no preparo de doces e bolos.
  • Morango é oblonga e globular, tem a casca fina e gomo bem definido. Pode ser consumida cozida ou refogada.
  • Goianinha tem formato bojudinho e cilíndrico, casca fina e pescoço curto. Consome-se cozida, em doces e bolos.
  • Caravela tem forma oblonga, com casca fina e gomos suaves. Pode ser consumida cozida, em bolos e doces.
  • Tetsukabuto ou Japonesa a forma é globular achatada, casca rugosa e gomos suaves. Consome-se cozida, refogada ou recheada.
Como escolher
  • Escolha as abóboras, com a casca firme, lisa, sem rachaduras, sem manchas e sem brilho (as brilhantes são as foram colhidas antes de tempo).
  • As abóboras muito grandes costumam ser menos saborosas.
  • Se quer comprar a abóbora em em pedaços, observe se têm aspecto fresco, sem manchas escuras nas bordas.
Como conservar
  • A abóbora inteira mantêm-se bem fora da geladeira. Picada, deve ser conservada na geladeira dentro de saco plástico, por alguns dias.
  • Se preferir em os pedaços podem ser congelados crus, pré-cozidos ou em forma de purê.
Como preparar

Abóbora Assada RecheadaConheça os Benefícios de Consumo da Abóbora

  • Retire a casca da abóbora com o auxílio de uma faca e corte-a em fatias, retirando as sementes e o miolo fibroso. Reserve as sementes para torrá-las com uma pitada de sal e servir como aperitivo: são deliciosas e saudáveis.
  • A polpa pode ser cozida em pouca água ou no vapor, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é o vapor, pois elimina menos nutrientes.
  • No link receitas já postadas com abóbora.
Benefícios da Abóbora
  • Devido a ter boas quantidades de nutrientes antioxidantes, o consumo de abóbora parece estar associado a uma redução no risco de certos tipos câncer, doenças cardiovasculares, derrames e problemas oculares, como a catarata.
  • Alguns estudos mostram que as fibras da abóbora ajudam a diminuir a sensação de fome e, por isso, contribuem para dietas que visam gerenciamento do peso.
  • Devido ao teor de gorduras insaturadas, presentes em suas sementes e no óleo extraído delas, a abóbora está associada a promoção da saúde cardiovascular. São essas gorduras que controlam os níveis de colesterol no sangue.
  • O Ferro e o Zinco presentes na abóbora, estão relacionados, respectivamente, à adequada formação dos glóbulos vermelhos e ao bom funcionamento do sistema imunológico.
  • As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, é uma outra substância funcional que têm ação parecida no ao estrógeno no metabolismo, pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa, TPM e nos valores do colesterol.
  • O óleo das sementes possui efeitos antioxidantes, previne o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E.
  • Devido ao alto teor de fibras nas semente de abóbora o consumo diário é indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.
  • De acordo com pesquisas da Universidade Johns Hopkins, homens que ingerem vitamina E, Selênio, betacaroteno (é uma das formas naturais de obter vitamina A) e licopeno diariamente, presente em cerca de 4 mg de óleo de abóbora ou ¾ de xícara de polpa com semente, apresentam redução de 36% a 75% na incidência da doença da próstata.
  • Um novo estudo conduzido por cientistas coreanos e publicado na revista especializada Journal of Agricultural and Food Chemistry sugere que a proteína da abóbora pode ser incorporada em remédios naturais para combater infecções fúngicas.

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3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, Vânia!
    Gosto muito de usar abóbora! E adorei saber um pouco mais sobre ela!
    Beijinhos e boa semana!
    Paula

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